Tendência HIIT

Você já deve ter ouvido falar no termo Fitness HIIT ou apenas HIIT, talvez até já tenha experimentado. HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, em português: Treino Intervalado de Alta Intensidade, devido sua eficiência e funcionalidade, esta modalidade é tendência e está transformando o conceito dos exercícios aeróbicos.

O que é HIIT

O treinamento HIIT reúne uma série de exercícios aeróbicos, todos realizados em curto espaço de tempo e em alta intensidade intercalados com intervalos de descanso. O corpo reage da seguinte maneira: durante os exercícios o corpo queima muita energia e tem uma perda de oxigênio. O tempo de descanso serve para que o corpo reponha toda esta energia, assim voltando a suas condições normais. E é este processo que acelera o metabolismo e garante a perda rápida de calorias.

O HIIT reúne uma variedade de exercícios aeróbicos que podem ser inseridos na prática de diversas categorias esportivas como corrida, natação, ciclismo, patinação etc. Ou também em atividades internas como corridas, caminhadas e trotes na esteira, bike ergométrica, elíptico, aulas de Spinning, aulas funcionais de ginástica, escadarias, remo (aparelho) entre outros.

Tire proveito

São muitas as vantagens. No corpo há a queima rápida de gordura, melhora a resistência, a capacidade cardíaca, agilidade, a flexibilidade, alivia o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. Embora o tempo de treino seja mais curto, a prática da modalidade exige disposição e dedicação, como você já sabe, os treinos são de alta intensidade, então são bem puxados e exige bastante energia.

HIIT em todo lugar

Outra vantagem dos treinos HIIT é que podem ser feitos em qualquer lugar, seja na academia, em um parque, na praia, clubes e até em casa. Não há necessidade do uso de equipamentos para a execução dos exercícios, muitos deles exige apenas o peso do corpo como flexões, burpees, corridas alternadas com trotes, subir e descer escadarias. Ou se você tiver um mínimo de material como uma corda para pular, uma superfície segura como a caixa pliométrica, colchonete, a bola de pilates, elástico, um bosu, ou qualquer outro acessório simples também pode ajudar na variação das atividades.

Métodos

Método Tabata é o mais popular de treino HIIT, e também o mais puxado de todos, já que exige muita energia. Tende a ser o mais rápido e simples de execução: São 8 séries de 20 segundos com intensidade máxima seguido de um 10 segundos de recuperação.

Método Gibala/ ittle é a alternativa mais adequada para iniciantes, são3 minutos de aquecimento, com 8 a 12 ciclos de 60 segundos de exercício com intensidade máxima seguido de 75 segundos de descanso.

Método Timmons é o mais longo e bastante eficiente, consiste em 3 séries de 2 minutos de pedalada suave na ergométrica seguidos por 20 segundos de esforço máximo, aqui o descanso é ativo voltando para os 20 segundos mais suaves. O ideal é executar este método três vezes por semana.

Você só conquista bons resultados com o HIIT se elevar o seu corpo ao limite, esteja disposto a suar e se empenhar ao máximo, e tenha um bom treino!

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