Consumo Saudável das Frutas do Outono

Consumo Saudável das Frutas do Outono

A Organização Mundial de Saúde, OMS, faz recomendação do consumo de 5 porções das frutas e vegetais diariamente, para que a dieta saudável seja mantida. Na compra das frutas que se caracterizam típicas da época, são aproveitados também alimentos que necessitaram de menos agrotóxicos na própria produção. Na seqüência são apresentadas as 5 frutas do outono.

Goiaba – A goiaba se encontra entre principais frutas da estação, que se caracteriza rica na vitamina C e apresenta alto teor do licopeno, nutriente com poder antioxidante que auxilia até em prevenir câncer de próstata.

A indicação é consumir a goiaba com casca, já que apresenta pectina, fibra para promoção de saciedade e reduz picos da insulina. Cada 100 gramas da goiaba fornecem 68 calorias.

 Maracujá – Esta fruta é rica na vitamina C, e também tem grande quantidade das fibras na própria casca. Há possibilidade de moer o maracujá ou adquirir farinha da fruta pronta para que aconteça ainda maior proveito do maracujá pelo cardápio. A farinha pode ser adicionada em muitos pratos. Um pedaço de 100 gramas apresenta 68 calorias.

Figo – O figo se caracteriza fonte das fibras, e contém zinco e substância denominada antocianidina, causadora da própria coloração arroxeada e de ação antioxidante, que age em estética, evitando queda dos fios e fortalece unhas. Uma porção contendo 100 gramas do figo fornece 136 calorias.

Abacate – Esta fruta é fonte da gordura monoinsaturada, saudável ao fator cardiovascular, e ainda fornece selênio, zinco e vitamina E, que faz combate contra radicais livres.

E, também se caracteriza rico em antioxidante glutatinona, que atua protegendo células em relação à oxidação. A sua ingestão deve ser realizada moderadamente, já que cada 100 gramas do abacate apresentam 160 calorias.

Uva – Esta fruta também integra o conjunto de frutas do outono que têm poderosos antioxidantes. Nesta situação, apresenta resveratrol, que faz retardo do envelhecimento, reduz risco das enfermidades cardiovasculares e até favorece sobre prevenção das enfermidades, sendo exemplo Alzheimer.

Para que sejam aproveitados tais benefícios é necessário consumir a casca da uva, que contém maior concentração. E 100 gramas da uva fornecem 69 calorias.

Coco – Trata-se de mais uma opção de fonte da gordura monoinsaturada e ainda triglicerídeo, que de modo oposto de mais gorduras, não tem estoque como fonte reserva da energia e nem acúmulo em corpo.

Se não for usada, a mesma é dispensada, com aumento da gordura do corpo evitado. No entanto, a fruta é muito calórica, fornecendo 354 calorias nas 100 gramas.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo