Os benefícios da natação

Os benefícios da natação

Mais do que um esporte, a natação está ligada ao bem-estar e a saúde, além de ser uma forte aliada para quem quer controlar ou perder peso. Não é à toa que é a atividade mais recomendada por médicos para pessoas de todas as idades, pois é considerada a prática esportiva mais completa.
Acontece que os movimentos executados durante os quatro principais nados da natação (crawl, costas, peito e borboleta) e também outras atividades educativas permitem trabalhar a maioria dos músculos de forma simultânea. A natação é uma mistura de aeróbico e anaeróbico, e embora pareça que exige menos esforço e força do que a corrida, por exemplo, está longe de ser verdade. A água é mais densa do que o ar, e isto faz com que o atleta se esforce de forma mais intensa.

Ao mesmo tempo que o nadador deve bater as pernas, os braços, rotacionar os ombros e os quadris. O nado também exige a aplicação de força na braçada submersa para empurrar o corpo para frente, requer concentração, postura, alongamento, e coordenação. É possível conquistar um corpo mais torneado com a prática, mas para isto, é necessário dedicação. Há quem diga o contrário, mas acredite, há muito estímulo e desenvolvimento muscular dentro da água.

Físico

Os nadadores costumam possuir os membros superiores mais largos e fortes como as costas, ombros, braços e peitorais, devido ao grande esforço desta região em todas as modalidades de nados. Mas claro que o volume muscular não é o mesmo proporcionado pelos treinos de musculação. Em busca de contribuir com o desempenho na água e o fortalecimento é preciso combinar exercícios de musculação com a natação, pelo menos três vezes na semana.

Benefícios

– É considerada o esporte mais completo;

– A natação não é um esporte de impactos, por isso diminui muito os riscos de lesões articulares;

– Proporciona definição muscular;

– Melhora a flexibilidade e a postura corporal;

– A prática permite o controle e perda de peso corporal;

– Contribui com a melhoria da qualidade de vida;

– E ainda é uma atividade relaxante.

Para praticar a natação é importante escolher uma academia que possuí a especialidade e começar com um instrutor. Porque apesar de tantos benefícios citados aqui, a prática sem orientação pode causar mal jeitos e outros problemas.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo