Atividade física: como motivar a prática

Atividade física: como motivar a prática

A prática de atividade física é fundamental para quem deseja investir em melhorar a qualidade de vida e manter um estilo mais saudável.

Pois, a prática de exercícios físicos regularmente fornece diversos benefícios físicos e mentais para o corpo humano.

Dentre esses benefícios podemos citar a perda de peso, melhora do humor, aumento dos níveis de energia e muito mais. 

Mas nem sempre é fácil manter a motivação para incluir a prática da atividade física, principalmente quando se tem uma rotina corrida no dia a dia.

Por isso, o educador físico tem um papel fundamental para manter os alunos motivados e continuar em busca de um estilo de vida mais saudável. 

Atividade física

O papel do educador físico na motivação da prática de atividade física

Quando um aluno busca o auxílio de um profissional para criar hábitos mais saudáveis, na maioria das vezes ele deseja ver uma mudança na sua vida.

Seja por motivos de saúde, na maioria dos casos, principalmente para realizar exercícios para perder a barriga e perder peso.

Como também receber um auxílio no tratamento da ansiedade e da depressão, tendo em vista que a atividade física é benéfica para regular a produção de substâncias importantíssimas para o cérebro, como a serotonina.

Muitas vezes o aluno cria uma grande expectativa em torno dessas mudanças, mas elas não acontecem de uma hora para outra, pois é preciso criar uma rotina e investir tempo na prática de exercícios.

E, com isso, a desmotivação acaba fazendo com que muitos desistam da prática de atividade física.

Por isso é importante que o profissional de educação física saiba como incentivar os alunos a continuar com a prática de atividade física.

Para que eles possam manter o foco e alcançar seus objetivos no período de tempo mais curto possível.

Além disso, também para que o aluno não veja a atividade física como algo penoso, para que ele não veja a atividade física como uma obrigação.

Lembre-se que incentivar e motivar é diferente de insistir para que o aluno continue fazendo aulas contra a sua vontade.

Saiba como motivar a prática de atividade física

Separamos algumas dicas para que você possa colocar em prática, e incentivar os seus alunos a fazer a prática de exercícios.

Conheça seus alunos

O primeiro contato com o aluno é fundamental para que você possa conhecê-lo e saber o motivo dele estar procurando sua ajuda profissional.

Também é importante para que você conheça qual é o perfil de aluno que mais procura o seu  trabalho profissional e assim traçar estratégias de retenção

Desse modo, é possível também criar um plano personalizado para cada aluno com base no que eles almejam alcançar com a prática de atividade física, como também suprir as necessidades desses alunos.

Você pode elaborar um questionário para facilitar a organização e também a elaboração de um plano de exercícios.

Desde perguntas sobre a alimentação, como perguntas sobre o biotipo, rotina são válidas e úteis para ajudar o aluno a criar a melhor rotina.

Ofereça conhecimento a eles

Conhecimento é fundamental, e para que os alunos se sintam motivados a realizar a prática de exercícios físicos é importante compartilhar com eles conhecimento.

Desde os mais simples como cuidados com a alimentação, ou a ingestão de alimentos ricos em carboidratos bons e proteínas, bem como descobertas mais recentes da ciência vão ajudar a manter o aluno interessado na prática de atividade física.

Novidades são uma ótima maneira de motivar alunos, pois eles passaram a se sentir mais  inteirados do mundo fitness e consequentemente mais motivados.

Crie vínculos

Muito além de saber as características dos seus alunos e também quais são seus objetivos, é preciso criar um vínculo.

Criar um relacionamento de amizade e parceria onde o aluno possa compartilhar suas experiências sem medo de julgamentos, muitas vezes faz toda a diferença para que ele queira continuar a atividade física. 

Muitas vezes o aluno se sente desmotivado por não encontrar apoio, e o profissional pode se mostrar disponível para ajudá-lo se necessário.

Dessa forma, um novo vínculo é criado e você poderá reconhecer em quais momentos esse aluno precisa de um incentivo maior.

Quebre as objeções

Apesar de ser fundamental criar um bom relacionamento com os seus clientes, também é  importante saber ser firme quando necessário.

É fundamental entender o motivo da desmotivação, mas algumas vezes ela pode não ser uma motivação real, pode ser apenas um momento de preguiça.

Portanto, é importante estar preparado para lidar com os momentos em que os alunos apenas não querem sair de casa tentando incentivá-los mostrando que a atividade física também é uma maneira de ter mais disposição.

Ajude o aluno a gerenciar o tempo

A desmotivação para fazer exercícios também pode vir da falta de organização do próprio aluno.

Desse modo, uma maneira de motivá-lo é ajudando a encontrar o tempo de prática de atividade física que não seja “pesada” para a rotina que ele leva.

Além disso, ajudar a definir dias fixos no calendário para que ele possa se exercitar também pode ajudá-lo a se organizar melhor.

Rotinas fixas são mais fáceis de lidar, e dão mais espaço para que o aluno possa se preparar física e emocionalmente.

Comemore cada resultado

É importante motivar os alunos por meio de cada avanço que eles dão e incentivo também também.

Por exemplo, se um aluno faz aula presencial semanalmente e em certa semana ele conseguiu cumprir todas as aulas, reforce que ele está no caminho certo para alcançar seus objetivos.

Inclusive a perda de peso e o ganho de massa muscular também devem ser comemorados para incentivar o aluno.

É importante mostrar sempre que ele pode ir além do que já foi, e colocá-lo sempre em progressão trabalhando com metas a serem alcançadas.

Reforce o objetivo a ser alcançado

Sempre relembre o aluno de qual é o objetivo dele e onde ele pretende chegar com a prática da atividade física. 

Independentemente do objetivo, é importante que ele se mantenha em constante foco no seu objetivo.

Crie grupos para que eles possam compartilhar os resultados

Você também pode criar uma comunidade inclusiva para os seus alunos, assim eles poderão compartilhar suas experiências e receios.

Pois, experiências são importantes e ter alguém para compartilhar o seu avanço pode tornar tudo menos pesado e mais inclusivo.

Portanto, crie uma comunidade de alunos no seu Facebook ou até mesmo através do Whatsapp, e incentive-os a compartilhar as suas experiências.

Pronto para motivar a prática de atividade física?

Agora você já conhece algumas estratégias que ajudarão você a motivar seus alunos para que eles não abandonem as aulas.

Você como profissional tem um papel fundamental na motivação dos alunos para que eles possam alcançar seus objetivos e ter uma melhor qualidade de vida através dos exercícios físicos que promovam bem-estar.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo