Veja as principais aulas de luta infantil para ensinar e descubra como preparar uma aula adequada!

Veja as principais aulas de luta infantil para ensinar e descubra como preparar uma aula adequada!

É muito comum que os pais procurem atividades como futebol ou dança para as crianças quando se pensa em atividades físicas para esse público. No entanto, um nicho que tem chamado atenção de alguns pais é a aula de luta infantil.

Embora existam muitas outras, entre as principais lutas e artes marciais indicadas para as crianças, podemos citar Muay Thai, Karate, Jiu Jitsu e Taekwondo. 

Se você tem interesse em se especializar nessa área de ensino, preparamos um material para te explicar mais sobre esse universo. Não só vamos falar sobre as principais lutas como também vamos falar sobre como preparar uma aula de luta infantil. Boa leitura!

Leia também sobre o plano de aula de yoga para alunos que estão começando e se inspire para montar o seu! 

Como funciona uma aula de luta infantil?

Embora muitos acreditem que a aula de luta não é indicada para crianças, isso não é verdade. As aulas de luta infantil são excelentes formas de ensinar os pequenos a respeitar a hierarquia e a controlar os instintos.

As aulas de lutas infantis, por serem direcionadas a crianças, buscam desenvolver atividades mais lúdicas. Dessa forma, os exercícios costumam ser mais divertidos e ajudam a criança a gastar a energia que ela tem acumulada.

Diferente da preocupação em entrar no jogo que é direcionada para os adultos, as aulas de luta infantis deixam isso em segundo plano, formando na brincadeira ou atividade física.  Entre os principais efeitos das aulas de luta infantil nas crianças, podemos citar:

  • Diminuição da agressividade;
  • Tolerância a falhas;
  • Capacidade de autocontrole;
  • Maior autoconfiança e menor timidez;
  • Aumento da concentração e do foco.

Quais são as lutas mais indicadas para crianças?

Lutas para crianças

Entre as principais lutas mais indicadas para as crianças, podemos citar:

  • Muay Thai;
  • Karatê;
  • Jiu-Jitsu;
  • Taekwondo.

A seguir, vamos falar mais sobre como funciona cada tipo de aula.

Muay Thai

Arte marcial tailandesa milenar com mais de 2 mil anos de história, trata-se de técnica de defesa desenvolvida pelos tailandeses para a proteção e defesa do território contra os inimigos.

O Muay Thai é indicado tanto para mulheres e homens adultos como para crianças. 

Esse tipo de luta promove o movimento de vários membros do corpo. Entre os golpes mais usados, podemos citar os socos, as cotoveladas, as joelhadas e os chutes. 

As aulas de muay thai infantil costumam ser oferecidas para crianças a partir dos 4 anos de idade. Essa atividade física oferece benefícios tanto em aspectos físicos como psicológicos.

Karatê

Outro tipo de luta infantil bastante famosa é o karatê. Essa arte marcial tem origem japonesa e, assim como o Muay Thai, também se baseia na autodefesa. 

É uma técnica que faz uso de armas ou objetos extras, como cordas e bastões. Seu principal objetivo é disciplinar a mente e o corpo do indivíduo. 

Em vez de estimular a competição e a comparação, o karatê convida o indivíduo a olhar para o seu próprio crescimento durante as aulas.

Um ponto muito conhecido é a evolução do estudante a partir de um sistema de faixas. A ordem delas é branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom.

As aulas de karatê infantil costumam ser divididas por idade e por faixa etária.  Dessa forma, cada grupo pode realizar exercícios de acordo com a sua capacidade física. Crianças a partir de 5 anos podem começar a fazer aulas de karatê.

Jiu-Jitsu

O terceiro tipo de aula de luta infantil é o Jiu Jitsu, também de origem japonesa. No entanto, diferente do Karatê, tem como objetivo a prática de golpes corporais para derrubar ou imobilizar o oponente. É uma arte da guerra.

Alguns dos golpes permitidos são imobilizações, torções e alavancas no corpo do adversário. Assim como a maioria das artes marciais, as aulas de Jiu Jitsu infantil é um tipo de atividade que trabalha o respeito ao próximo. 

As faixas dessa atividade também simbolizam um sistema de hierarquia. Nela, os menos experientes devem sempre respeitar os mais avançados na técnica. As faixas cinza simbolizam as idades entre 4 anos a 6 anos e a amarela, de 7 a 15 anos.

A faixa etária dos 3 aos 5 anos costuma ser a idade mínima para começar treinos no Jiu Jitsu, no entanto, de uma forma lúdica. Após os 5 anos, a criança consegue ficar mais atenta ao senso de comando e iniciar como uma modalidade esportiva.

Taekwondo

Por fim, outra luta infantil que merece destaque é o Taekwondo, um esporte que faz parte dos jogos olímpicos, inclusive. De origem coreana, a atividade se baseia em uma filosofia de 5 pilares: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável.

Já a prática se configura pela variedade de técnicas, incluindo chutes, cotoveladas, socos e joelhadas. Para praticá-lo, é preciso usar um Dobok, um traje composto por calça e casaco.

De maneira geral, o indicado é que a criança comece a praticar Taekwondo infantil a partir dos 4 anos. No entanto, algumas pessoas costumam esperar os 6 e 7 anos para iniciar o pequeno.

Como preparar uma aula de luta infantil?

Como dar aula de luta infantil

Para preparar uma boa aula de luta infantil, é importante que o professor leve em conta a fase de desenvolvimento no qual a criança se encontra. Existem 3 etapas importantes para se atentar que vamos falar a seguir.

Fase 1 

A fase 1 diz respeito ao momento de descoberta do mundo e das capacidades da criança, que costuma ser entre os 4 a 6 anos. Os movimentos precisam ser mais simples, como  saltar, girar, empurrar, puxar e abraçar. 

É importante ser o mais lúdico possível nessa etapa, com o uso de jogos dramáticos, sessões historiadas e brinquedos cantados para facilitar a absorção dos conteúdos e exercícios.

Fase 2

A segunda fase diz respeito a um amadurecimento da criança em relação às regras de convivência e das próprias lutas, sendo dos 7 aos 9 anos. 

Aqui cabem movimentos mais complexos, como pular conjugado com rolar, conjugado com girar, conjugado com chutar, por exemplo. No entanto, é importante reforçar a ludicidade, sendo o foco principal dessas aulas.

Fase 3

Por fim, a última fase infantil é a fase 3, que costuma ser direcionada para crianças de 10 a 12 anos, os pré-adolescentes. 

Nela, deve-se aproveitar o auge das capacidades perceptivas deste público, de maneira a criar brincadeiras bem elaboradas com conteúdos das lutas e artes marciais. 

Algumas atividades como piques, estafetas, mini jogos e grandes jogos podem ser adaptados para tornar as aulas mais atrativas e, assim, mais produtivas.

Conclusão

Como você pode ver, há uma grande quantidade de tipos de aula de luta infantil que você pode explorar, como o Karatê, o Taekwondo e o Muay Thai. 

Um ponto importantíssimo para quem deseja trabalhar com isso é o professor esteja atento à faixa etária das crianças para que ele possa desenvolver aulas mais apropriadas para aquela fase. 

E se você pretende dar aulas de forma online, conheça a Wiki4Fit, uma plataforma que vai fazer seu trabalho ser mais fácil.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo