Quais são os principais tipos de aula de dança que existem? Conheça e descubra qual ensinar

Quais são os principais tipos de aula de dança que existem? Conheça e descubra qual ensinar

Cada vez mais pessoas têm procurado diferentes formas de se exercitar para além da academia. Uma delas é por meio da dança.

Se você tem interesse em trabalhar com ela sendo professor e pretende se especializar em algum gênero, é muito importante conhecer os principais tipos de aula de dança que existem. Desde balé até street dance, são muitas opções!

Pensando na grande diversidade de modalidades, resolvemos criar um conteúdo para apresentar e falar um pouco sobre os principais tipos de dança que existem e que os professores de dança buscam se especializar. Acompanhe!

Leia também sobre as funções e principais especializações do fisioterapeuta!

Quais são os principais tipos de dança?

A quantidade de danças que existem, como falamos, é vasta. A seguir, vamos falar sobre os  7 tipos de aula de dança mais conhecidos que existem.

Balé

Um dos tipos de aula de dança mais conhecidos é o balé. Muitos não sabem, mas esse estilo de dança surgiu na Itália, sendo uma palavra com essa origem – “ballare” que significa dançar. 

Como a maioria das pessoas sabem, para dançar balé, é preciso usar sapatilhas. Na ponta delas, elas apresentam um tipo de caixa que garante o equilíbrio na dança.

Embora seja mais conhecido como sinônimo de balé clássico, também existe o ballet contemporâneo. O primeiro costuma ser muito metódico, enquanto o segundo é influenciado pelas danças modernas, oferecendo uma amplitude maior nos movimentos.

Esse gênero de dança exige muita flexibilidade e alinhamento. Os passos ensinados costumam trabalhar os membros superiores do corpo, sendo comum a prática de posição ereta, além da dehors, que consiste no giro exterior dos membros inferiores do corpo. 

Dança de Salão

Aula de dança de salão

A dança de salão reúne uma grande variedade de danças. Acredita-se que a dança de salão tenha surgido na corte do rei Luís XIV, na França. No entanto, há diversos desdobramentos desse tipo de dança no mundo.

A dança de salão se define como todo tipo de dança em que se dança a dois, ou seja, são danças de casal. 

Algumas das danças acontecem paradas no mesmo lugar do salão, enquanto outras se dançam por meio do deslocamento pelo salão. Entre os principais tipos de aula de danças de salão que existem, podemos citar:

  • Kizomba, com origem angolana;
  • Valsa, com origem francesa;
  • Tango, com origem argentina;
  • Bolero com origem espanhola;
  • Cumbia, com origem caribenha;
  • Forró, com origem brasileira;
  • Samba de gafieira, com origem brasileira;
  • Soltinho, com origem brasileira;

Dança do ventre

Outro tipo de dança muito famosa é a dança do ventre. Trata-se de um tipo de dança com origem em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. 

A dança tem muita relação com cultos religiosos, sendo uma reverência a deusas e a fertilidade feminina, por isso o nome “ventre”. Acredita-se que seja a primeira dança para mulheres que se tem registro na história.

A dança do ventre se caracteriza por movimentos e rotações que envolvem ondulações no quadril e tronco isoladas bem como combinadas, ondulações de braços e mãos, além de tremidos, batidas e torções.

O shimmy dos quadris, também chamado de vibração de quadris, é o movimento mais clássico. O fundamento desse tipo de dança envolve o controle abdominal e o isolamento de várias partes do corpo.

Jazz

Influenciada por outros estilos, o jazz é um tipo de dança que surgiu no século passado nos Estados Unidos, na mesma época do gênero musical. 

Sendo assim, é considerada uma dança que veio da cultura negra, mais especificamente originária dos escravos africanos levados para os EUA.

As aulas e passos de dança de jazz se dão por movimentos coreografados com base na criação livre, usando os princípios do balé. Essa dança também é bastante relacionada à expansão comercial da dance music.

Assim como o balé, também apresenta ramificações: existe o jazz tradicional, o pop jazz, o jazz moderno, o jazz contemporâneo e o jazz street, por exemplo.

Street Dance

O street dance, também chamado de dança de rua ou dança urbana, é um tipo de aula de dança que tem grande influência da cultura do hip-hop, com origem nos guetos dos Estados Unidos na década de 30.

O principal objetivo desse estilo de aula é a ludicidade, sendo comum entre os jovens.. A street dance mistura estilo e realidade gestual, sempre com movimentos coordenados e harmoniosos, ao fazer do corpo uma forma de comunicação.

A dança urbana também apresenta algumas derivações, como os estilos de dança  locking, popping, house e freestyle, por exemplo.

Fitdance

Aula de Dança Fitdance

Por fim, um tipo de aula de dança com uma pegada bem moderna e fitness que tem sido procurada por muitos alunos é o fitdance. 

É um tipo de dança mais recente, bastante comum em aulas de dança de academia, tendo playlist de músicas conhecidas mais animadas, sempre seguidas de uma coreografia.

Essa modalidade de aula de dança não possui um ritmo específico. As aulas de fitdance podem tocar axé, funk, forró e músicas latinas em geral. A ideia é reunir as músicas que fizeram sucesso recentemente, considerando o século 21, independente do gênero.

Como preparar aulas de dança online?

Se há quem pensava que só era possível oferecer aulas de dança pessoalmente, muito se engana. O próprio fitdance é um tipo de dança tipicamente online. 

Portanto, se você tem interesse em dar aulas de dança à distância, vamos te dar algumas dicas para esse processo.

  • Garanta uma boa conexão de internet. Afinal, esse será o canal de comunicação e de oferecimento das aulas, portanto, internets instáveis vão comprometer o rendimento das aulas;
  • Tenha a mesma postura da aula presencial. Independente de onde acontece a aula, o professor precisa ser uma referência de conhecimento e compromisso, respeitando os horários e roupas adequadas, por exemplo;
  • Sempre planeje e pratique suas aulas. O tipo de ensino online é diferente do presencial, portanto, você precisa estar pronto para isso. Você deve considerar o espaço que seus alunos têm que, muitas vezes, podem ser pequenos. Portanto, treine e adapte dentro desse cenário.

Conclusão

Há uma infinidade de tipos de aula de dança que um professor pode escolher se especializar. Nesse artigo, mostramos opções como ballet, dança do ventre e street dance. O importante é escolher aquela que tem mais a ver com você.

E se você já está seguindo para ensinar um tipo de dança, escolher a modalidade de ensina presencial ou online também é importante. 

Para quem usa a internet como meio de ensino, ter plataformas que ajudam isso faz toda a diferença. Conheça a wiki4fit e veja como ela pode te ajudar no ensino de dança online!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo