Aparelhos de academia: Quais investir para a sua aula em casa

Aparelhos de academia: Quais investir para a sua aula em casa

Todo profissional que deseja dar aulas em casa, ou então prestar consultoria para seus alunos, precisa investir em aparelhos de academia para tornar a aula mais completa possível.

É através desses aparelhos que você terá uma gama maior de exercícios para apresentar aos seus alunos e, assim, poderá motivá-los ainda mais. 

Além disso, é uma maneira de se mostrar mais profissional durante a aula e ensiná-los como praticar exercícios físicos com segurança. 

Entretanto, para quem está começando nem sempre é fácil utilizar todas as opções de aparelhos e equipamentos disponíveis, pois também é preciso pensar na relação custo-benefício para o aluno. 

E, para que você possa conhecer quais são as melhores opções disponíveis respeitando a relação custo-benefício, preparamos um conteúdo completo com aparelhos de academia que não podem faltar para turbinar a sua aula em casa.

Qual a importância de investir em aparelhos de academia para sua aula em casa?

Alunos que buscam realizar treinos em casa geralmente se limitam a um conjunto específico de exercícios.

No entanto, ao compararmos essas aulas com aquelas que utilizam equipamentos de academia, percebemos que estas oferecem uma diversidade muito maior de opções.

Além disso, o uso de aparelhos de academia e equipamentos específicos facilita o controle da carga e da intensidade dos exercícios. 

Isso permite um treinamento mais personalizado e eficiente, adaptado às necessidades individuais de cada aluno.

Outra vantagem dos aparelhos é que eles proporcionam maior segurança durante a prática do treino. 

Eles são projetados para garantir uma postura correta e minimizar o risco de lesões, o que é especialmente importante para aqueles que treinam sozinhos em casa, sem a supervisão direta de um instrutor.

Para o treinador, o uso de aparelhos de academia permite gravar as aulas com mais profissionalismo e tranquilidade, pois eles fornecem suporte e estabilidade. 

Além disso, ao mostrar aos alunos como utilizar os equipamentos corretamente, o treinador pode motivá-los a investir em aparelhos e equipamentos que possam ter em casa, permitindo-lhes treinar com mais variedade e eficácia.

Se uma opção de exercício não funcionou para ele, o treinador pode simplesmente mostrar uma outra sugestão que trabalhe o mesmo grupo muscular, garantindo que o aluno continue progredindo e se desafiando de maneira adequada.

9 opções de aparelhos e equipamentos para sua aula

Lembre-se de que equipamentos e aparelhos de academia mais acessíveis são uma ótima opção para quem vai dar aulas online, pois é bem provável que você tenha públicos de diferentes níveis econômicos.

Portanto, é importante apresentar equipamentos para todos os níveis, mas dê preferência para aqueles que oferecem uma melhor relação de custo benefício.

Corda

Apesar de ser um dos equipamentos mais simples do mercado, a corda é uma ótima opção para quem vai praticar exercícios aeróbicos. 

Ao apresentar um treino de corda, lembre-se de reforçar a importância da escolha do material da corda, pois encontramos no mercado cordas de nylon, PVC, vinil, aço, couro, entre outros materiais.

Além disso, também é importante reforçar para o aluno que ele precisa investir em um material de qualidade, e apropriado para o treino, por exemplo, os pregadores precisam ser anatômicos e confortáveis.

Existem também variações de corda para quem não possui muito espaço em casa, e podem ser uma ótima opção para alunos que moram em apartamentos, que são as cordas com peso. 

Banco supino

O banco supino, ou banco de musculação, é um aparelho de academia é uma opção compacta e que permite que você amplie a gama de exercícios ensinados durante a aula. 

Ideal para uma aula de definição e hipertrofia muscular, é possível ensinar aos alunos exercícios para as costas, como remadas, supinos, voador e muito mais.

Também é possível dar uma aula como exercícios para bíceps, tríceps, ombro, pernas e glúteos.

Ou seja, é um aparelho de academia super completo que não pode faltar na sua aula em casa.

Halter

Halteres, ou os pesos para treino, são equipamentos de academia que são conhecidos por serem o símbolo da musculação.

Eles são muito utilizados em treinos de força muscular, para fortalecimento dos membros superiores, garantindo uma melhora no condicionamento físico, melhorando a flexibilidade, promovendo a coordenação motora.

Os halteres também ajudam a trabalhar diferentes grupos musculares como as pernas e os braços, costas e os ombros.

São excelentes opções para se ter em casa, pois não ocupam espaço e podem facilmente complementar os exercícios sem a necessidade de equipamentos extras, com certeza uma opção que os alunos irão gostar.

Kettlebell

Kettlebell também é um equipamento que permite trabalhar diversos grupamentos musculares tanto superiores quanto inferiores, às cargas podem variar de 2 kg a 50 kg.

Além disso, ele é um equipamento relativamente pequeno, não ocupando tanto espaço em casa para quem tem pouco espaço.

Com o kettlebell você poderá ensinar a como trabalhar os músculos abdominais, desenvolver melhor a resistência durante o exercício e também ter mais definição.

É possível ensinar a prática de exercícios variados como agachamento, afundo, stiff, remadas, elevações e desenvolvimento de ombros etc..

Roda abdominal 

A roda abdominal é um aparelho de academia que ficou muito popular recentemente, e ajuda a fortalecer diversos grupos musculares simultaneamente.

Ele é um equipamento pequeno, que é um ponto positivo para quem deseja malhar em casa, ou então malhar em qualquer lugar, pois é uma opção portátil.

Utilizando a roda abdominal você poderá ensinar exercícios que trabalham o abdômen, os flexores do quadril, o tríceps e muito mais.                                                                                                                                                                   

Barras e anilhas

As barras e anilhas são excelentes aparelhos de academia para se ter em casa, pois elas são bastante versáteis e ajudam a trabalhar o corpo de várias formas.

Com esses equipamentos é possível ensinar a como trabalhar os músculos como bíceps, tríceps, costas, posterior da coxa, glúteos, entre outros, podendo promover o ganho de massa muscular e também a perda de peso. 

A vantagem, é que é um equipamento de fácil progressão, pois geralmente elas são vendidas em kits com várias anilhas de peso diferentes. Por isso o aluno terá gasto apenas uma vez, e poderá aproveitá-las para as aulas por muito tempo.

Jump (cama elástica)

O jump, ou a cama elástica, é uma opção de aparelhos de academia para quem quer se exercitar em casa e principalmente perder peso.

Ele é um equipamento utilizado para a realização de treinos aeróbicos, e que ajuda a fortalecer os músculos superiores e inferiores  e deixar as pernas firmes.

Proporcionando aos seus alunos um ótimo treino de gasto calórico, com exercícios mais dinâmicos. 

Caneleiras com peso

Esse tipo de equipamento é mais utilizado para quem já está treinando em casa e quer fazer uma progressão dos treinos durante o exercício físico.

Ele ajuda a promover um fortalecimento muscular dos membros inferiores, pernas e glúteos, e são fáceis de incorporá-los durante o exercício. 

São ideais para a prática de diversos tipos de exercícios que trabalhem os membros inferiores, além de promoverem um ótimo resultado em pouco tempo.

Durante a apresentação é importante mostrar aos alunos que existem caneleiras de diferentes pesos, e que com o tempo ele poderá progredir com o uso. 

Faixas Elásticas

As faixas elásticas, também são conhecidas como elásticos para treino, e são equipamentos encontrados na academia, pois elas ajudam a aumentar a intensidade do exercício.

Podem ser utilizadas em uma aula para pessoas que sejam iniciantes, ou então em treinos mais avançados que exigem uma maior resistência muscular.

São pequenas, leves e portáteis, além disso não costumam ter preços elevados e não são difíceis de serem encontradas.

São muito benéficas para a prática de exercícios físicos, pois também atuam como estabilizadores.

Portanto, são um equipamento que você não pode deixar de apresentar na sua aula em casa. 

Agora você já pode planejar a sua aula

Apresentamos algumas opções de aparelhos de academia disponíveis para que você possa montar treinos mais dinâmicos. Além disso, essa é uma forma de motivar os alunos que estão buscando melhorar o condicionamento físico em casa.

Não esqueça que é fundamental garantir que o aluno tenha segurança durante os exercícios físicos  propostos, por isso não deixe de mencionar que é preciso utilizar os equipamentos e aparelhos com responsabilidade e sem exceder limites.

Além de dar dicas de segurança, como o uso do tênis adequado, o uso de straps e de um bom colchonete para evitar acidentes.

Quanto mais aulas dinâmicas e interativas você fizer, maior probabilidade de que seus alunos fiquem satisfeitos com o seu trabalho.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo