Como a evolução na academia acontece? Saiba como otimizar os resultados dos seus alunos nos treinos!

Como a evolução na academia acontece? Saiba como otimizar os resultados dos seus alunos nos treinos!

Quando um aluno começa a treinar, sem dúvidas, a maior expectativa que ele nutre é em ver os resultados das atividades físicas. Contudo, e como você deve saber,  esse processo não é instantâneo como muitos gostariam..

Assim como a construção de uma casa, a modificação no nosso corpo por meio de exercícios é um processo contínuo e que precisa ser constante. E se você trabalha com isso, é mais do que seu papel entender como se dá o processo de evolução na academia.

Pensando nesse tema em específico, resolvemos elaborar um conteúdo para você que atua na área ou pensa em começar nela. Ao longo do texto iremos responder perguntas como:

  • Como é a evolução na academia?
  • Quanto tempo leva para ver resultados?
  • Como acelerar os resultados na academia?

Para tirar essas e outras dúvidas, continue acompanhando nosso conteúdo e boa leitura!

Você sabe quanto um personal trainer ganha no Brasil? Leia nosso artigo e descubra tudo sobre o retorno financeiro dessa profissão!

Afinal, como funciona a evolução na academia?

A evolução dentro da academia é um momento que se divide em diversas etapas. Quando falamos de musculação, há 3 fases: a de adaptação, a intermediária e a avançada. 

Para entender melhor como se dá o processo crescente de evolução, vamos exemplificar como isso acontece durante 1 ano de treinamento, dividido de 2 em 2 meses. 

Aqui é essencial considerar uma pessoa que treina frequentemente, ao menos 4 vezes por semana.

2 meses

Os dois primeiros meses, sem dúvidas, são aqueles fundamentais para a fase de adaptação, principalmente quando seu aluno está saindo do sedentarismo. 

É nesse momento que a frequência semanal de treinamento precisa ser respeitada ao máximo para que o corpo se acostume com a atividade e passe a ter mais facilidade em executar os treinos.

4 meses

Os 2 meses seguintes, sendo o 3º e o 4º mês, são os primeiros que iremos sentir a percepção da evolução na academia, desde que o treino seja fortemente respeitado.

Melhorias como o aumento da massa magra, a ampliação da força e um maior condicionamento do sistema cardiorrespiratório são percebidos nesse momento e são fundamentais para o seu aluno se sentir motivado. 

6 meses

Depois de metade de meio ano na academia, com a dedicação adequada, será possível ver com mais intensidade o resultado almejado no início.

Os resultados vão somando mês a mês, entrando em uma fase intermediária, e adicionando aos benefícios outras melhorias em aspectos complementares, como a qualidade do sono.

8 meses

Com os 8 meses de treino, já se está em um bom patamar intermediário, no qual essas conquistas são intensificadas. 

É importante que se tenha um acompanhamento do profissional de perto para garantir uma crescente melhora nos resultados, podendo ser pedidos exames, por exemplo.

10 meses

Chegando aos 10 meses de academia, é possível que seu aluno já esteja em um nível cada vez mais elevado. Os resultados sempre variam, mas para quem se dedica de forma intensa, é natural que eles sejam também mais visíveis.

12 meses

Ao completar um ano de evolução na academia, é possível que seu aluno esteja apto a adentrar ao nível mais avançado de treino, contudo, não necessariamente.

Cada pessoa pode responder isso de forma diferente, visto que isso também depende do organismo dela. O importante é que a dedicação não diminua depois de 12 meses, mas cresça. 

Quanto tempo demora para os resultados da academia aparecerem?

Resultados na academia

O tempo para ver os resultados na academia sempre varia de acordo com a intensidade na qual o treino é executado pelo seu aluno.

No geral, quando malhamos com afinco, é normal que os resultados apareçam em um período de  médio a longo prazo, depois de 4 meses de treino.

É possível acelerar os resultados de evolução na academia?

Apesar da evolução na academia jamais ser instantânea, há formas de fazer com que essa chegada tão esperada do seu aluno seja ainda mais rápida e o faça mais satisfeito com  a musculação. 

Para isso, é necessário uma combinação de fatores. A seguir vamos falar um pouco sobre cada um deles.

1. Treino periódico

A principal forma de acelerar os benefícios da sua atividade física é respeitar os períodos de treino. Treinar o dia inteiro não vai substituir treinar o resto da semana. Como você deve saber, é preciso dos intervalos.

Principalmente no início, o seu corpo precisa de tempo para se adaptar e você não pode deixar de programar um espaço entre as atividades.

2. Constância

Além dos limites, é essencial que você mantenha constância. Talvez esse seja o principal fator catalisador de resultados. Seu aluno precisa cumprir com o que está estabelecido. 

Após o exercício físico, o corpo se recupera e a performance melhora. Demorar muito para retornar a treinar também é ruim. Se você estabeleceu com ele que ele iria treinar 4 vezes por semana, no entanto, ele apenas treina 3 dias, os resultados serão afetados. 

3. Alimentação

Embora esse não seja seu setor, é preciso que o treino constante esteja aliado a uma boa alimentação. Se seu aluno se alimenta de forma completamente desregulada, isso vai dificultar o processo de perda de gordura com a musculação que tem esse foco.

Para isso, é fundamental que seu aluno tenha um profissional da nutrição que o acompanha e, mais ainda, que ele siga essas recomendações. Ter uma dieta saudável e rica em proteínas, por exemplo, é essencial.

4. Exames

Outro ponto fundamental para entender como a evolução na academia do seu aluno está se dando é checando os seus exames. Ao ver a melhora em aspectos importantes para alcançar resultados, você vai saber que está no caminho certo para evolução do seu aluno.

Caso não esteja, os exames também serão um importante indicativo de que é hora de mudar estratégia para não insistir em algo que não está sendo positivo.

5. Treino certo

Como evoluir na academia

Em último lugar, e não menos importante, a evolução na academia depende também do treino adequado. Isso é simples mas ao mesmo tempo importantíssimo.  Se o principal foco da sua aluna é tornear as pernas, os treinos nessa região devem ser prioritários. 

Ao mesmo tempo, a partir do crescimento do seu paciente, manter o mesmo treino pode ser negativo. Trocar de treino de forma regular é importante para estimular a musculatura e fazer com que o corpo evolua constantemente.

Quanto mais treinar, mais rápida é a evolução na academia?

A intensidade do treino influencia na evolução corporal. Praticar 2 vezes na semana oferece muito mais efeitos ao corpo do que praticar apenas 1 vezes na semana, e assim por diante.

Diante disso, praticar as atividades de 4 a 5 vezes por semana vai fazer com que você tenha resultados de maneira mais rápida.

Conclusão 

A evolução na academia é um dos pontos mais importantes para fazer com que seu cliente se sinta satisfeito com o seu trabalho, portanto, saber reconhecer esse processo é fundamental enquanto personal trainer.

Prestar atenção na periodicidade, constância, exames, adequação do treino e aliar a outros fatores como alimentação vão fazer toda a diferença para acelerar esse processo.

Seja qual for o treino do seu aluno, é importante ter um aplicativo na palma da mão para te ajudar a organizar seus serviços, desde a ficha de treino até a demonstração de exercícios na prática. 

Por isso, é hora de conhecer a Wiki4fit. Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo