Conheça os principais tipos de treinos para os seus alunos e saiba como escolher o ideal

Conheça os principais tipos de treinos para os seus alunos e saiba como escolher o ideal

O fato dos exercícios físicos serem importantes para nossa saúde é algo que todo mundo sabe, mesmo quem não trabalha nessa área. No entanto, a forma como um profissional orienta esses exercícios físicos também faz toda a diferença.

Quando falamos de exercícios, seja dentro ou fora da academia, há um leque enorme de possibilidades. Existem diversos tipos de treinos e cada um se ajusta melhor a depender do objetivo que o aluno tem com essa prática esportiva.

Se você é ou pensa em atuar como personal trainer, é importantíssimo entender mais a fundo os tipos de treinos. 

Por isso, ao longo do texto vamos falar sobre os principais e, ainda, explicar como definir o treino ideal para seu aluno. Para saber, continue lendo nosso conteúdo!

Quer saber como montar e oferecer uma consultoria online sendo personal trainer? Leia nosso artigo e descubra tudo sobre!

Quais os principais tipos de treino?

Os tipos de treino sempre variam de acordo com o tipo de atividade física que o aluno deseja fazer e, ainda, os seus objetivos com ela. Mas antes de falar sobre o treino ideal para cada caso, é importante explorar os principais tipos de treino. São eles, portanto:

  • Treino de definição;
  • Treino de corrida;
  • Treino funcional;
  • Treino de hiit;
  • Treino de força;
  • Treino cardio;
  • Treino de resistência.

A seguir, vamos falar um pouco sobre como cada uma funciona.

1. Treino de definição

Um dos treinos mais conhecidos é o treino de definição. Como o nome sugere, é aquele focado em definir o corpo, principalmente regiões como o tórax, os glúteos e a cintura, ao mesmo tempo que  garante o fortalecimento muscular. 

Como consequência, também reduz medidas e estimula o emagrecimento. Ao lado desses benefícios, esse tipo de treino apresenta benefícios à saúde respiratória e circulatória. Entre as principais vantagens, destacam-se a redução de medidas e o emagrecimento.

Os treinos de definição variam de acordo com o biotipo de cada pessoa. Caso o seu aluno já seja muito magro, a queima de gordura localizada não será o problema, mas sim o foco na fortalecimento da musculatura existente, por exemplo.

2. Treino de corrida

O segundo tipo de treino que vamos falar é o de corrida de rua, mas que também pode ser feito na esteira de uma academia.Uma das principais vantagens desse formato é que, para correr, não precisa de muita coisa, basta ter um tênis e uma planilha de corrida.

O principal objetivo da corrida é intensificar os benefícios da caminhada, que ajudam no aumento da resistência e no condicionamento do sistema respiratório e cardiovascular.

Esse tipo de treino também é ideal para liberar substâncias como adrenalina, endorfina e serotonina, o que ajuda a combater problemas psicológicos como a depressão e a ansiedade e até mesmo o estresse e o mau humor.

É possível tanto investir em corridas curtas com o máximo de velocidade como realizar treinos mais longos e com intensidade moderada.

3. Treino funcional

Treino funcional

O treino funcional não envolve musculação e se baseia em movimentos naturais do corpo e envolvem atividades como saltos e agachamento. Atividades funcionais oferecem foco em trabalhar fraquezas que o aluno tenha, dando mais equilíbrio ao corpo como um todo. 

Isso se dá pois esse treino auxilia na coordenação motora, uma vez que é preciso se manter em certas posições por determinados períodos, exigindo mais controle sobre o corpo.

Esse tipo de atividade pode acontecer tanto ao ar livre, sendo comum na areia na praia, como também pode ser oferecido em estúdios e academias. 

4. Treino de hiit

O treino de hiit é outro tipo de treino que também pode ser oferecido aos seus alunos. Eles se caracterizam por ser treinos intervalados de alta intensidade e podem ser realizados em até 20 minutos. 

Esse treino está entre os mais difíceis treinos com foco em hipertrofia, pois ele se baseia no esforço máximo e no baixo volume. Por isso, os músculos pedem um descanso depois de uma série.

Por ser mais complexo, também se caracteriza por um tipo de treino para quem já tem experiência e prática de longo prazo com atividades físicas. Para que seu aluno tire o melhor proveito, é preciso que ele siga ao máximo os exercícios e, assim, consiga evoluir.

5. Treino de força

Os treinos de força, como o próprio nome sugere, são aqueles focados em ganho de força, como é o caso da musculação e do crossfit. O objetivo desse tipo de treino será sempre fortificar os músculos que mais precisam ser fortalecidos. 

A força muscular diz respeito à capacidade de exercer força máxima em um determinado movimento. Essa capacidade, por sua vez, se define pela maior quantidade de peso que a pessoa consegue erguer na movimentação.

No entanto, esse tipo de treino sempre é adaptado ao perfil do aluno, sendo elaborado de acordo com as necessidades deles. Ou seja, eles podem ter apenas atividades leves e moderadas sem deixar de ser um treino de força.

6. Treino cardio

Outro tipo de treino que existe é aquele focado em cardio e no sistema cardiovascular. Os exercícios dele costumam se basear em séries grandes de musculação e a forma de executar é que favorece o coração.

Para isso, as sequências são executadas com um mínimo intervalo de descanso possível. Por causa disso, a musculatura cardíaca é melhor trabalhada e isso fortalece a capacidade do coração.

Esses treinos aumentam o fluxo sanguíneo para os músculos mais exigidos durante essa atividade, bombeando melhor o corpo, o que reduz o risco de lesões. Ao mesmo tempo, a maior intensidade do treino também promove um maior ganho de massa muscular.  

7. Treino de resistência

Treino de resistência

O último tipo de treino que vamos citar é o de resistência. A resistência muscular nada mais é do que o período no qual o indivíduo consegue manter a força máxima de um determinado músculo.

O foco desse formato de treino é aumentar a capacidade do corpo de suportar condições que provocam a fadiga muscular. Esse processo acontece devido à acidose produzida pelo organismo durante os exercícios.Como consequência disso, é produzido o ácido lático, que provoca a câimbra. 

Por isso, é preciso entender que o trabalho muscular muito intenso gera esse tipo de exaustão. O ideal, portanto, é que o personal trainer sempre supervisione as atividades físicas e altere os treinos para obter os melhores resultados.

Como definir qual o melhor tipo de treino para um aluno?

O seu papel enquanto personal trainer é essencial para conseguir definir o melhor tipo de treino para um aluno. Afinal, antes de qualquer atividade física, você precisará fazer uma anamnese corporal e detalhada para entender o perfil, histórico e objetivos do seu cliente.

É a partir desse processo, portanto, que você vai entender como aliar a situação dele com suas expectativas. Um ponto extremamente importante é que, além do objetivo final, você precisa respeitar a própria classe corporal do seu aluno. 

Os tipos de treinos sempre precisam estar adequados à classe corporal dele, que pode ser: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Entenda como funciona cada uma delas:

  • Ectomorfo: geralmente magros e com um metabolismo bem acelerado, os  indivíduos ectomorfos têm dificuldade em ganhar peso, eles precisam de treinos focados em hipertrofia, com treinos intensos e de menor duração;
  • Mesomorfo: com uma estrutura óssea maior e naturalmente fortes, os indivíduos com esse padrão corporal são ideais para a prática do fisiculturismo. Eles tendem a apresentar as mudanças de velocidade. O ideal é que essas pessoas conciliam treinos de musculação com exercícios cardiovasculares durante a semana;
  • Endomorfo: por fim, esse grupo são aquelas pessoas com corpo mais arredondado e que tem grande facilidade em ganhar gordura enquanto tem dificuldade em emagrecer. Os treinos para corpos endomorfos devem ser focados em exercícios de alta intensidade, aeróbicos e com um alto número de repetições.

Conclusão

Os tipos de treinos são muitos, desde aqueles focados em definição corporal até aqueles que oferecem mais resistência.

Tudo depende do foco do seu aluno e, ainda, do tipo de corpo que ele tem, pois pode ter mais ou menos facilidade, por exemplo, para ganhar massa muscular.

Para criar o melhor treino para o seu aluno, a melhor forma de fazer isso é investindo em uma boa plataforma, como é o caso do aplicativo da Wiki4fit. Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo