Personal training ou trainer: Qual a diferença entre os termos?

Personal training ou trainer: Qual a diferença entre os termos?

Como você deve saber, o treinador pessoal nada mais é do que aquele profissional responsável por criar um plano de exercícios de forma especializada para acompanhar um aluno.

No entanto, o universo da educação física e do treino particular envolvem muitos termos em inglês que as pessoas podem confundir. Uma dúvida comum que as pessoas têm é qual é o certo: personal training ou trainer. Você sabe qual é?

Se você tem dúvidas sobre personal training ou trainer, está no artigo certo. Não só vamos explicar as diferenças entre elas como vamos mostrar outros termos para treinador pessoal e explicar também a diferença entre coach para treinador pessoal. Boa leitura!

Personal training ou trainer: qual é o certo?

Quando nos referimos ao treinador profissional, as pessoas têm dúvidas quanto à forma correta de falar: personal training ou trainer? No entanto, a questão não é sobre estar errado ou certo, e sim em relação ao sentido.

Personal training ou trainer podem estar certos, vai depender do que a pessoa quer dizer com essa palavra. Por isso, vale entender qual é a diferença entre os dois conceitos.

Qual a diferença entre personal training ou trainer?

A diferença entre personal training ou trainer é o objeto. O personal trainer, em primeiro lugar, diz respeito ao profissional da educação física responsável por elaborar e acompanhar exercícios físicos específicos para um aluno. 

Já o personal training diz respeito a ação exercida pelo personal trainer, ou seja, é o serviço prestado por ele. Simples, não é mesmo?

O personal training é o tipo de negócio, sendo ele, portanto, o programa de atividade física individual que considera todos os objetivos do cliente bem como sua condição de saúde para a elaboração. Esse trabalho, por sua vez, é feito pelo personal trainer.

Vale ressaltar que, do ponto de vista da tradução, o treinador personal significa personal trainer e o treinamento pessoal significa o personal training.

Outras denominações para o Personal trainer

Outras denominações para o Personal trainer

Embora o personal trainer seja o termo mais utilizado para quem realiza o personal training, existem outras denominações que podem ser usadas para ele que talvez você não conheça. São elas, por exemplo:

  • VIP Trainer;
  • Professor particular;
  • Preparador físico;
  • Consultor físico;
  • Educador físico.

Quem pode ser personal trainer?

Em primeiro lugar, o mais óbvio é que quem deve seguir a carreira de personal trainer seja uma pessoa que gosta de exercícios físicos. Do ponto de vista formal, é indicado que o profissional tenha formação em Educação Física.

Como não é uma profissão formalizada, o personal trainer não é, de fato, obrigado a ter um diploma. Mas é desejado que se tenha, afinal, é preciso qualificação para atuar como um e essa é a graduação mais relacionada.

Além disso, o personal trainer pode, a partir dessa graduação, se registrar no conselho de Educação Física.

Como o personal trainer pode atuar?

Agora que você sabe que personal trainer é o profissional, podemos falar mais sobre sua atuação, isso é, sobre seu serviço de personal training.

Entre as suas atribuições, o personal trainer pode oferecer o treinamento desportivo, a avaliação física, a preparação física e as orientações de atividades físicas. Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas modalidades.

Treinamento desportivo

O personal trainer pode atuar no ramo do treinamento desportivo. Essa prática envolve o acompanhamento e treinamento técnico de uma pessoa ou atleta durante uma atividade esportiva, que vai muito além da musculação.

O personal trainer pode acompanhar seu aluno em atividades como, por exemplo, pilates, yoga, dança, treino funcional, corrida, artes marciais e esportes coletivos.

Avaliação física

Outro papel fundamental do personal trainer é a avaliação física. Ela se trata de uma avaliação fundamental para começar qualquer treino.

O profissional será responsável por diagnosticar as condições físicas do aluno, por meio da medição antropométrica e da realização de testes de aptidão, que vão ajudar a entender como o aluno se encontra antes de iniciar uma atividade física.

A avaliação física é uma etapa primordial para a elaboração final do treino, impactando diretamente no sucesso dele.

Preparação física

O personal trainer também pode atuar na etapa de preparação física. Essa atividade tem como objetivo principal preparar o atleta para uma rotina de treinos técnicos de forma segura.

É por meio da preparação física que o aluno será capaz de desempenhar modalidades esportivas específicas.

Para a preparação física, é necessário uma avaliação física prévia capaz de identificar todas as limitações do atleta. Além disso, a preparação física também envolve um planejamento de treinos específicos para alcançar o objetivo em questão.

Orientações de atividades físicas

Como o personal trainer pode atuar

Por fim, o treinador pessoal pode ser responsável por realizar orientações de atividades físicas. A maioria das atividades precisam de uma orientação e, por isso, ele é essencial para que elas sejam executadas da forma correta.

Assim, esse profissional da educação física vai ministrar os exercícios físicos, com o foco na promoção e aprimoração do funcionamento fisiológico de quem está sendo orientado.

Todas essas práticas podem ser feitas de forma autônoma ou dentro de centros esportivos e academias.

Qual a diferença de coach para personal trainer?

Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre a diferença entre coach e personal trainer. Em primeiro lugar, é importante entender do que se trata o coach.

O coach é o profissional que vai ajudar seu cliente adquirir um objetivo pessoal a partir de técnicas de orientação, conselho e treinamento. Considerando esse significado, existem relações entre as duas práticas.

No entanto, a diferença entre eles é o foco: enquanto o personal trainer vai trabalhar a parte física, o coach vai trabalhar a parte mental do indivíduo. O foco das duas atividades está sempre no cliente, portanto.

O personal trainer pode atuar também como coach?

Sim. É possível que o personal trainer também possa atuar como coach, caso tenha especialização nisso, o que vai fazer com que ele atue tanto no lado corporal como ajuda no lado emocional do seu aluno.

Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Conclusão

Nesse artigo você conseguiu entender mais sobre personal training ou trainer, os conceitos e diferenças, bem como os campos de atuação do treinador personal. 

Desde treinamento desportivo até orientação de atividades físicas, há muitas formas de ser um treinador pessoal!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo