O que precisa para ser personal trainer: confira dicas!

O que precisa para ser personal trainer: confira dicas!

Ter sucesso na carreira escolhida é um sonho de muitas pessoas, seja qual for a área de atuação. E para isso, é preciso desenvolver habilidades e competências. No caso do personal trainer, isso não é diferente.

Com cada vez mais pessoas procurando um estilo de vida saudável, a carreira de personal trainer tem ganhado destaque. Se você tem interesse na área, você pode estar se perguntando: o que precisa para ser um personal trainer, principalmente, de qualidade? 

Ao longo do texto iremos trabalhar não só o que significa ser um personal trainer, mas também os benefícios de trabalhar nesse setor e as principais atividades que ele exerce no cotidiano, bem como vamos dar dicas para se diferenciar nesse campo. Boa leitura!

O que é um personal trainer?

Antes de saber o que precisa para ser personal trainer, é importante entender o que é um. O personal trainer é o nome mais comum para o termo que em português pode ser traduzido para treinador pessoal.

Trata-se do profissional da área da Educação Física responsável por elaborar e supervisionar treinamentos físicos específicos para cada pessoa.

O principal objetivo de um personal trainer é ajudar pessoas a cuidar do seu corpo por meio da prática regular de exercícios. 

Benefícios da profissão de personal trainer

É possível que você também esteja se perguntando: quais os benefícios práticos em contratar um personal trainer? Iremos apresentar três vantagens que essa área de atuação pode oferecer na hora de realizar exercícios.

Eficácia nos resultados

Em primeiro lugar, o serviço de um personal trainer, sem dúvidas, traz resultados em um prazo menor. 

Isso porque, devido a sua formação e especialização no tema e ao conhecer bem seu aluno, ele vai elaborar o treino mais específico possível para potencializar o alcance dos objetivos do cliente, seja ele o emagrecimento ou ganho de massa muscular.

Diminui as chances de lesão

Em segundo lugar, um importante papel do personal trainer é relativo à própria segurança do aluno. Isso porque quando se treina sem orientação, é mais fácil fazer algum exercício errado e isso gerar uma lesão.

Logo, o personal trainer é quem vai ajudar a corrigir a postura do aluno na hora do exercício, ao mesmo tempo que vai permitir a execução da atividade de forma adequada, tanto em relação ao jeito como ao peso ideal para que o corpo não se comprometa.

Aumenta a motivação

Ter alguém ao nosso lado quando estamos nos exercitando já ajuda, mas quando essa pessoa, ao nos acompanhar durante todos os treinos, busca nos motivar, é melhor ainda. 

Isso é importante pois o aluno se sente comprometido com o personal também para chegar aos objetivos que, sozinho, poderia desistir. O treinador profissional pode ser o que faltava para que o aluno tenha o corpo que tanto sonha.

O que precisa para ser personal trainer?

o que precisa para ser personal trainer itens

Para ser um personal trainer, antes de tudo, é importante conhecer bem sobre as práticas esportivas e ter especialização na área de educação física. 

No entanto, além do saber técnico, é muito importante ter habilidades interpessoais, como paciência, inteligência emocional e capacidade de motivação, visto que é uma atividade que trabalha diretamente com seres humanos.

Existe diploma para exercer essa profissão?

Embora não seja qualificado como um diploma específico, personal trainer é uma categoria que precisa de qualificação.

Sendo assim, as pessoas que querem seguir a carreira de personal trainer devem cursar a faculdade de Educação Física. Ter esse diploma será muito importante para o desenvolvimento de conhecimentos necessários sobre o tema. 

Além disso, é com essa graduação que o personal trainer pode ter registro, por exemplo, no conselho de Educação Física.

Como é o dia a dia do personal trainer?

No cotidiano, a rotina do personal trainer envolve tarefas como a elaboração de treinos para os alunos, o planejamento e ministração de aulas, além do acompanhamento do desenvolvimento físico dos alunos.

Quais atividades um personal trainer pode desenvolver?

Embora a prática mais comum seja a musculação, o personal trainer não está limitado a esse tipo de atuação. Ele pode oferecer serviços de:

  • Treino funcional;
  • Dança;
  • Corrida;
  • Artes marciais;
  • Esportes coletivos;
  • Pilates;
  • Yoga.

O personal trainer pode tanto atuar em academias, como em outros espaços como clubes, praças, residências e condomínios e hotéis. Isso sempre vai depender da modalidade que você trabalha.

Como ser um excelente personal trainer?

o que precisa para ser personal trainer dicas

Agora que você sabe o que precisa para ser personal trainer, é importante também saber o que pode fazer com que você se diferencie nesse campo de atuação. Vamos trazer algumas dicas para se tornar um excelente profissional.

Ter ética e integridade na profissão

Em primeiro lugar, a ética profissional é uma das competências mais importantes de se desenvolver e isso vale para todas as áreas de trabalho. 

Quando você é íntegro e transparente sobre seu serviço, é mais fácil desenvolver confiança e fidelização dos seus clientes.

Ter personalidade de liderança

Saber liderar é muito importante para um personal trainer, principalmente porque se trata de um área que trabalha com motivação, como falamos antes. 

 Além disso, a sua liderança também pode se dar através do exemplo, o que também será importante para que seu aluno siga você.

Ter uma postura e atitudes positivas

Apresentar uma postura e atitudes positivas é muito importante para trazer valor ao seu trabalho e mostrar ao seu aluno que as dificuldades precisam ser encaradas como desafios.

Muitas vezes seguir um treino vai ser difícil, por isso, manter a positividade no seu discurso – e na prática – vai fazer toda a diferença para o sucesso do aluno.

Ser um bom ouvinte

Ser um bom ouvinte é importante para o personal trainer porque todo o propósito do treino é atender aos desejos do próprio aluno.

Se todo mundo começa a fazer exercícios por uma motivo, saber ouvir as dores do aluno é o primeiro passo para criar um treino eficiente. 

Sempre atualizar a metodologia e técnica

Por fim, um excelente personal trainer nunca para de estudar e aprender sobre o assunto. É preciso estar constantemente atualizado, principalmente porque, a partir de novos conhecimentos, você pode desenvolver técnicas mais eficientes em um treino.

Como é o mercado do Personal Trainer no Brasil?

O mercado de personal trainer no Brasil está em constante expansão. Segundo pesquisa feita pela SBPT ( Sociedade Brasileira de Personal Trainers), em 2014, o mercado movimenta mais de R$ 2,5 bi por ano. 

Essa realidade positiva se dá pois cada vez mais os brasileiros estão preocupados com sua saúde e buscam profissionais para serem melhor orientados. Logo, trata-se de uma grande oportunidade de negócio.

Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Conclusão

Ao longo do texto, você pode entender o que precisa para ser personal trainer: desde a qualificação profissional com o curso de Educação Física até habilidades como a capacidade de escuta.

Além disso, como vimos, é um mercado com potencial de crescimento. Se você está procurando começar nessa carreira, esse é um ótimo momento!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo