Qual a importância da ficha de avaliação física personal trainer?

Qual a importância da ficha de avaliação física personal trainer?

Fazer uma boa avaliação física é o primeiro passo para o personal trainer criar um treino de qualidade para o seu aluno. É nesse processo que ele vai saber todas as particularidades que precisam ser consideradas na hora do treino.

No entanto, você sabe tudo que é preciso ter na ficha de avaliação física do personal trainer? Se você está começando nesse ramo agora e tem dúvidas sobre esse assunto, está no artigo certo!

Ao longo do texto vamos falar sobre o que é verificado durante a avaliação física, a importância dela e, claro, quais informações devem constar na ficha de avaliação física do personal trainer. Boa leitura!

O que é verificado em uma avaliação física completa?

O papel da avaliação física é analisar todas as questões corporais do paciente, seja suas limitações como suas potencialidades.

Sendo assim, algumas das etapas que participam dessa avaliação são a anamnese, avaliação antropométrica, avaliação postural e testes de flexibilidade, força e respiratório.

Anamnese

A anamnese, em primeiro lugar, nada mais é do que uma entrevista no qual o personal trainer vai investigar o histórico do paciente.

Sendo assim, as perguntas vão envolver questões como hábitos do avaliado, experiências anteriores com exercícios físicos, cirurgias e lesões anteriores, qualidade de sono, histórico familiar e até mesmo fatores emocionais.

Avaliação antropométrica

Já as avaliações antropométricas dizem respeito a coleta das medidas corporais do indivíduo, que servirão como base para a analisar a evolução do aluno. 

A antropometria envolve dados como peso, altura, IMC, percentual de gordura e quantidade de massa muscular.

Avaliação postural

Como o próprio nome sugere, a avaliação postural envolve a investigação de desvios posturais do aluno para que isso possa ser considerado na hora de realizar o treino.

Testes de flexibilidade, teste de força e teste cardiorrespiratório

Os testes físicos também são muito comuns durante a avaliação física. O teste cardiorrespiratório, por exemplo, é feito em bicicleta ergométrica ou esteira. 

Ele serve para monitorar em tempo real a sua capacidade cardiorrespiratória enquanto você pedala ou corre. 

Qual a importância da avaliação física?

A avaliação física é uma tarefa primordial para quem trabalha com educação física e quer promover resultados eficientes. 

Isso acontece porque é apenas com ela que se torna possível escolher a melhor metodologia para o paciente começar a treinar, seja musculação ou qualquer outro tipo de atividade.

Quando não se tem uma avaliação física, não é possível saber exatamente as necessidades daquele aluno. Por isso, o grande fator diferencial dela  é sua capacidade de especificar e individualizar as pessoas.

Cada pessoa tem um tipo de corpo que está condicionado a diferentes fatores alimentares e genéticos. Ao considerar isso, fica mais fácil de perceber qual é o tipo de treino que funciona para uma pessoa e qual é aquele não funciona.

Além disso, a avaliação física é importante não só para personal trainers, mas também para nutricionistas. 

Ao entender os comportamentos alimentares juntamente com o histórico de atividades físicas, fica mais fácil de criar uma dieta focada na perda de peso e hipertrofia, por exemplo.

Como a avaliação física auxilia na preparação dos treinos?

A ficha de avaliação física serve como ponto de partida para a preparação de treino. Ou seja, sem ela não é possível começar as atividades físicas desejadas pelo aluno.

É através da ficha que tanto o personal trainer como o aluno podem conhecer melhor o corpo do aluno, entendendo todas as suas limitações e capacidades. Tudo isso vai influenciar na elaboração do melhor e mais adequado treino. 

Com o tempo, é preciso realizar novas avaliações físicas para verificar o progresso do aluno e realizar os ajustes necessários no treino.

Sendo assim, seja a primeira vez ou o retorno após um tempo parado, é muito importante que o aluno sempre passe antes por uma avaliação física para poder retornar a praticar atividades físicas.

Quais informações devem ter na ficha avaliação física do personal trainer?

Como falamos, a avaliação física envolve diversas etapas. Por isso, há uma série de informações que devem constar na ficha de avaliação física. Iremos falar um pouco sobre esses aspectos.

Medições antropométricas

As medidas antropométricas dizem respeito a informações para avaliar o tamanho, forma e composição do corpo humano. 

Por isso, envolvem dados como peso, altura, percentual de gordura, o índice de Massa Corpórea (IMC), circunferências, dobras cutâneas e entre outras informações.

Membros e a envergadura

Dados como a envergadura do paciente também são importantes. De forma geral, na anatomia humana, a envergadura representa a maior distância medida entre as pontas dos dedos médios de cada mão.

Curvaturas da coluna vertebral

A curvatura da coluna vertebral também é um importante elemento para avaliar, fazendo parte da avaliação postural.

De forma geral, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas e a depender delas, alguns exercícios precisam ser evitados.

Tipo de pisada

O tipo de visada, como o próprio nome sugere, diz respeito à forma como o paciente pisa.. Ela pode ser neutra, supinada ou pronada.

No caso de pessoas que correm, antes de selecionar o calçado ideal para a prática, é muito importante considerar o tipo de pisada do corredor.

Grau de flexibilidade

ficha avaliacao fisica personal trainer grau de flexibilidade

O grau de flexibilidade também pode ser feito através de testes físicos. A flexibilidade se define, de forma simples,  como a máxima amplitude de movimento voluntário,em uma ou mais articulações que pode ser feito de modo a não lesionar.

Avaliar a esse grau é importante para analisar a existência de possíveis variações e alterações que precisam ser consideradas na hora de realizar um treino.

Cicatrizes

Por último, é importante avaliar a existência de cicatrizes, principalmente cirúrgicas, no aluno antes da elaboração do treino. 

Modelos de ficha de avaliação do personal trainer

Agora, vamos mostrar alguns tipos de ficha de avaliação de personal trainer que encontramos na internet para você se inspirar na hora de criar a sua. 

Modelo 1

Esse é um modelo mais geral e básico de uma ficha de avaliação física para personal trainer.

ficha avaliacao fisica personal trainer  modelo um
ficha avaliacao fisica personal trainer  modelo dois

Fonte: Fique Informa

Modelo 2

Já esse é um modelo mais detalhado de ficha de avaliação física para personal trainer.

ficha avaliacao fisica personal trainer modelo tres
ficha avaliacao fisica personal trainer modelo quarto

Fonte: Tau Esporte Fitness

Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Conclusão

Como você pode ver nesse texto, a ficha de avaliação física para personal trainer é muito importante na hora de elaborar um treino para o seu aluno.

 Afinal, nela se reúne diversas informações necessárias para uma sequência de treinos adequados ao indivíduo. Com uma boa ficha de avaliação, as chances de melhores resultados são bem maiores!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo