Qual o papel do Personal Trainer? Veja as principais funções!

Qual o papel do Personal Trainer? Veja as principais funções!

Querer emagrecer, ganhar massa muscular ou até mesmo desenvolver resistência são os principais motivos que as pessoas procuram incorporar as atividades físicas em sua rotina.

O que muitas pessoas não prestam atenção é que há um profissional adequado para isso pode ajudar muito na eficiência desses objetivos: o personal trainer. Você sabe qual é o papel do personal trainer nesse processo?

Se você tem interesse em atuar nesse ramo e quer saber mais sobre o assunto, a gente vai te ajudar nesse artigo.

Iremos explorar as vantagens de ser um personal trainer, quais os caminhos seguir, além de indicar livros para esse ramo e mostrar o que é preciso para ter sucesso nessa carreira. Boa leitura!

Qual é o papel do personal trainer?

Em primeiro lugar, é importante falar sobre o que faz esse especialista em atividade física. Afinal, qual é o papel do personal trainer?

O papel do personal trainer é, justamente, ajudar o seu aluno a alcançar o condicionamento físico desejado por meio de práticas esportivas.

Toda essa evolução se dá por meio de treinos personalizados, sempre respeitando as limitações biológicas do cliente. Entre seus papéis, portanto, destacamos quatro importantes atividades:

  • Avaliar condições e necessidades físicas. A avaliação física, por meio de questionários e testes de aptidão, vai oferecer um diagnóstico completo do paciente para que o profissional entenda os pontos que ele precisa melhorar chegar na meta desejada;
  • Desenvolver programas específicos e personalizados. Ao entender o que o cliente precisa e, aliando com o que ele deseja, o profissional vai criar um plano de treino específico para ele. O profissional irá precisar adaptar as atividades dentro das possibilidades físicas do aluno ao mesmo tempo que pode sugerir alternativas;
  • Instruir o aluno quanto ao uso das máquinas. É de suma importância que o profissional guie seu cliente, principalmente quando se trata de um iniciante, para que ele possa fazer os exercícios de forma correta e não sofra com lesões;
  • Acompanhar e monitorar a evolução dos alunos. Um grande papel do personal trainer é o processo de acompanhamento do seu cliente. A partir dos treinos, o personal trainer pode entender se a escolha está tendo resultado ou é preciso fazer modificações.

Quais as vantagens de ser personal trainer?

O personal trainer é essencial para oferecer um treinamento adequado à realidade de cada pessoa. 

Sendo assim, as vantagens do serviço de personal training são, em primeiro lugar, oferecer um resultado em um tempo mais rápido, visto que ele tem conhecimento aprofundado sobre o assunto e sabe as melhores opções para objetivos específicos do cliente.

Além disso, ao ser um personal trainer, você atua para reduzir as chances de lesões do aluno, uma vez que o profissional não só orienta a forma certa de fazer os exercícios como também acompanha o aluno durante todo o processo.

O personal trainer também é muito importante para adequar a expectativa ao possível. Isso acontece pois é ele quem realiza uma avaliação física a fim de entender mais a fundo o atual condicionamento físico do aluno em relação ao que ele quer alcançar com o treino especializado.

Por fim, entre as vantagens de ser um personal trainer está a capacidade de manter a motivação do aluno.

Como o treinador está sempre perto, o aluno vai se sentir mais inclinado a seguir os treinos visto que ele está comprometido e acredita no trabalho do profissional.

Como se tornar personal trainer?

Como se tornar personal trainer

Além de saber qual é o papel do personal trainer, é importante saber como se tornar um. Para se tornar um personal trainer, assim como precisa gostar de exercícios físicos, é importante ter formação e qualificação na área.

 Isso é importante para que o profissional domine bem conceitos fundamentais de biologia e anatomia, o que vai influenciar na qualidade do seu serviço.

Sendo assim, a formação profissional mais adequada para um personal trainer é o curso de educação física. Além disso, o profissional pode investir em pós-graduações voltadas para o personal training.

Vale a pena ser personal trainer no Brasil?

Sim, pois se trata de um mercado promissor no País. Segundo pesquisa feita pela SBPT ( Sociedade Brasileira de Personal Trainers), em 2014, o mercado movimenta mais de R$ 2,5 bi por ano. 

Isso mostra que cada vez mais as pessoas estão procurando orientações para uma vida mais saudável e o treinamento pessoal vai ser fundamental para isso.

Livros de personal trainer

Agora que você já entende bem qual é o papel do personal trainer, os benefícios e como se tornar um, vamos te dar algumas dicas para você se aprofundar no assunto. Os livros podem ser uma excelente ferramenta.

Manual do Personal Trainer: Um Guia para o Condicionamento Físico Completo

A primeira dica de livro, Douglas Brook, um importante personal trainer, é um verdadeiro manual para o personal trainer. O autor, que reúne técnicas comprovadamente eficazes, mostra toda a sua experiência sobre treinamentos orientados.

Fundamentos do Treinamento de Força Muscular

O segundo livro é uma versão atualizada da obra dos autores William J. Kraemer e Steven J, sendo uma excelente opção para quem quer aprender mais sobre o desenvolvimento de programas para treinamentos especializados.

Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento

Escrito por Tudor Bompa, o livro apresenta pesquisas modernas sobre as práticas referentes à teoria do treinamento físico, sendo uma grande referência sobre o assunto. É uma obra muito rica tanto para alunos como para profissionais.

O que é preciso para ser um personal trainer de sucesso?

O que é preciso para ser um personal trainer de sucesso

Embora você já saiba qual é o papel do personal trainer, você pode estar se perguntando como ser um de sucesso. Por isso, vamos oferecer 4 dicas para você crescer ainda mais nessa carreira:

  • Invista em qualificações diferenciadas no setor;
  • Desenvolva sua habilidade de comunicação;
  • Construa uma imagem de autoridade sobre o assunto;
  • Invista no marketing pessoal no mundo digital.

Conclusão

Nesse artigo a gente foi além da explicação sobre qual é o papel do personal trainer e te mostramos também como você pode se tornar um, com mais aprofundamento e sucesso na sua carreira.

Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo