Materiais para Personal Trainer: confira uma lista com os principais

Materiais para Personal Trainer: confira uma lista com os principais

O trabalho de um personal trainer, como você deve saber, é ajudar pessoas a terem uma vida mais saudável por meio dos exercícios físicos.

Esses exercícios, que podem variar, no entanto, envolvem também alguns materiais e ferramentas. Você sabe quais são os principais materiais para personal trainer?

Caso você queira saber mais sobre esses materiais e como eles podem ser usados nos treinos, está no artigo certo. Aqui iremos falar sobre cordas, halteres, caneleiras, entre outros. Boa leitura!

Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Quais são os principais materiais para personal trainer?

Os materiais para personal trainers são mais voltados para profissionais que trabalham de forma autônoma, muitas vezes, até atendendo a domicílio. É interessante ressaltar que oferecer o material pode ser, ainda, um diferencial no seu atendimento.

O material que você vai escolher para atuar como personal trainer vai sempre depender dos objetivos de cada paciente. No entanto, algumas boas opções que você pode investir, principalmente se está começando nessa área, são materiais como:

  • Corda;
  • Bandas elásticas;
  • Jump;
  • Halteres;
  • Caneleiras;
  • Frequencímetro.

Esses equipamentos básicos podem são fetivos quanto as máquinas na academia, por isso, iremos falar um pouco mais sobre cada um deles.

1. Corda

Corda para personal trainer

A corda é um dos materiais mais conhecidos como alternativa para o treino aeróbico, visto que ela aumenta a frequência cardíaca. Entre os benefícios que ela promove, estão:

  • Tonificação dos músculos;
  • Queima de calorias;
  • Sensação de bem-estar;
  •  Desenvolvimento da coordenação motora;
  • Desenvolvimento de agilidade e equilíbrio;
  • Melhoria da capacidade cardiorrespiratória;
  • Apoio ao emagrecimento.

Embora pareça simples, é um material para o personal trainer acompanhar o paciente, pois existem alguns cuidados na hora da execução. 

Você, enquanto profissional, vai ajudar o paciente a ter bom amortecimento para diminuir o impacto no joelho e prevenir lesões durante a atividade física, principalmente para quem está começando.

O local ideal para pular corda é sempre em cima de tapetes, em um piso de madeira ou em uma superfície emborrachada.

Além disso, é importante ressaltar que nem todos os pacientes podem pular corda, por isso, é um dos materiais que pode ser usado a depender da condição dele.

Pessoas que estão acima do peso, idosos, mulheres grávidas e pessoas com problemas nas articulações não devem fazer esse exercício, pois essa atividade pode provocar danos aos joelhos, tornozelos e quadris, por exemplo.

2. Bandas elásticas

As bandas elásticas ou faixas elásticas também se configuram como materiais para personal trainer que ele pode utilizar durante os treinos do seu paciente, sendo muito fáceis de transportar, assim como a corda.

As bandas elásticas servem tanto para iniciantes quanto para pessoas já avançadas no fitness. Elas são conhecidas como materiais do pilates, mas também podem ser usadas durante um treino específico para seu paciente.

São importantes materiais para potencializar o trabalho dos músculos e as respectivas contratações, uma vez que permitem exercitar qualquer parte do corpo sem forçar as articulações

Você pode também usá-las para trabalhar músculos pequenos que também funcionam como estabilizadores. Além disso, essas faixas auxiliam no desenvolvimento da flexibilidade e no ganho de massa muscular dependendo.

O profissional será importante para auxiliar no uso desse material. Ao usá-la, é importante que o aluno segure entre o dedo polegar e o indicador ou envolver na palma da mão, evitando pressionar com as unhas, pois isso pode rasgá-las.

3. Jump

O jump, que se configura como um mini trampolim, é muito utilizado em treinos funcionais. Os exercícios feitos em uma pequena cama elástica proporcionam diversos benefícios para o corpo.

Jump, como o nome em inglês sugere, envolve o exercício do pulo, que vai trabalhar a maioria dos músculos do corpo, ajudando a tonificá-los.

Por ser um exercício aeróbico intenso, o Jump vai promover um alto gasto calórico, além de aumentar a circulação sanguínea e a oxigenação do corpo. Tudo isso vai fazer com que o jump seja um material para personal trainer que ajuda no emagrecimento do paciente.

Além de fortalecer a musculatura dos membros inferiores, como é o caso das coxas e panturrilhas, o Jump também oferece exercícios para glúteos. Outras vantagens do jump são, ainda:

  • Aumenta o fluxo linfático;
  • Trabalha a coordenação motora;
  • Fortalece assoalho pélvico;
  • Promove fortalecimento ósseo;
  • Reduz a retenção de líquidos.

É muito importante que esse tipo de exercício seja feito com a orientação de um profissional, como é o caso do personal trainer, para que se possa garantir o melhor proveito dele.

4. Halteres

Material de personal trainer halteres

Como você deve saber, o halter é um equipamento usado para realizar exercícios em treinamento com pesos, fazendo parte de treinos de musculação.

Além de desenvolver a força e a massa muscular, esse tipo de material para personal trainer são excelentes para o melhorar o condicionamento físico e a flexibilidade, ajudar no emagrecimento e promover a coordenação e a estabilidade das articulações

Esse tipo de exercício pode trabalhar diferentes partes do corpo, como as costas, ombros e braços. 

O ideal é sempre orientar seu aluno a começar com pesos mais leves, levando em conta todas as limitações dele e, sempre, acompanhá-lo, para prevenir lesões como ruptura de tendões ou tendinite.

5. Caneleiras

Um outro tipo de material para personal trainer é a caneleira. Diferente dos halteres que trabalham os membros superiores, a caneleira é uma excelente opção para o fortalecimento muscular dos membros inferiores, como os glúteos.

Além disso, exercícios com caneleira também conseguem trabalhar diversas áreas do corpo com exercícios simples.As caneleiras variam de acordo com tamanho e peso, podendo ser usada tanto por atletas iniciantes quanto para avançados. 

Outro uso para esse material é durante aulas de hidroginástica, uma vez que promove resistência e fortalecimento dos membros inferiores.

6. Frequencímetro

Por fim, outro material para personal trainer é o frequencímetro. Ele nada mais é do que um relógio utilizado para controlar os batimentos cardíacos por minutos, ou seja, a frequência cardíaca.

O papel deles é servir de referência para o desenvolvimento de um treino de acordo com seu condicionamento físico e objetivo. 

Os personal trainers podem fazer testes baseados nessa frequência para estabelecer zonas cardíacas ideais de treino ao seu aluno.

Como uma plataforma de atendimento pode ajudar um personal trainer?

Se você é um personal trainer, encontre formas mais simples de montar os treinos de seus alunos vai te ajudar a economizar tempo. Por isso, a Wiki4fit é uma excelente alternativa para isso.

Com nosso aplicativo você vai poder criar sua biblioteca de treinos com métodos e objetivos diferentes.  Além disso, todo o conteúdo de treino pode ser disponibilizado instantaneamente aos alunos.

Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Conclusão

Se você atua como personal trainer, principalmente de forma autônoma, investir em materiais para personal trainer é uma excelente alternativa!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo