Livros para Personal Trainer: Opções para Aprimorar seus Treinos

Livros para Personal Trainer: Opções para Aprimorar seus Treinos

Para se tornar um profissional cada vez melhor no que faz, é comum ouvir que é preciso se aprofundar no assunto. Essa regra não é diferente para quem trabalha como personal trainer. 

O aprofundamento de conteúdos valem tanto para quem está pensando em iniciar no ramo como para quem já está há mais tempo, afinal, a construção de conhecimento precisa ser constante para que esteja atualizada com a realidade dos clientes.

Ou seja, é justamente o estudo mais amplo sobre treinos, condicionamento físico e corpo que vai fazer com que seu trabalho de orientar seus alunos a atingir os seus objetivos seja cada vez mais assertivo.

Considerando esses aspectos, uma das formas de fazer isso é a partir da literatura. Por isso, nesse artigo vamos dar dicas de livros para personal trainer que você pode usar como base do seu conhecimento. Serão 5 excelentes opções para você conhecer. Boa leitura!

Leia também: Qual a importância da ficha de avaliação física personal trainer?

5 Opções de Livros para Personal Trainer que valem a pena ler

Vamos apresentar ao longo desse artigo 5 opções de livro para personal trainer que valem a pena ser lidos. Entre eles estão:

  1. Manual do Personal Trainer: Um Guia para o Condicionamento Físico Completo;
  2. Personal Trainer: Uma abordagem prática do treinamento personalizado;
  3. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular;
  4. Fundamentos do personal training: National Strength and Conditioning Association;
  5. Educação Como Prática Corporal.

Se você não ainda não conhece nenhuma dessas literaturas, está na hora de descobrir mais sobre!

1. Manual do Personal Trainer: Um Guia para o Condicionamento Físico Completo

A primeira opção de livro que trazemos aqui foi escrita por Douglas Brooks. Ele é considerado um dos maiores e mais conhecidos personal trainer dos Estados Unidos. 

Devido a sua grande bagagem e por ser uma referência no assunto,  Brooks compartilha  toda a sua experiência sobre treinos orientados para resultados ideais.

Ao longo dos capítulos, ele vai apresentar uma série de programas e técnicas de exercícios que são eficazes de forma comprovada e que ele usa na prática. A ideia do livro é oferecer orientações para potencializar os efeitos que se deseja obter com as atividades físicas.

Considerando isso, a literatura aborda temas – entre muitos outros – como a ampliação dos benefícios dos exercícios físicos, o ganho de massa muscular e resistência, a perda de peso, o aumento da motivação e o incentivo à prática de forma geral.

Esse é um tipo de livro interessante tanto para quem é personal trainer mas também para os próprios alunos que desejam melhorar a aptidão física.

 2. Personal Trainer: Uma abordagem prática do treinamento personalizado

Livro Treinamento Personalizado

A segunda literatura é assinada por Fabiano Pinheiro Peres, educador físico brasileiro com mestrado e especializações na área. Esse é um tipo de livro bastante focado na prática de personal trainer, sem deixar de ser uma linguagem acessível.

 A ideia do livro é ensinar métodos para que o profissional consiga melhorar, intensificar e modificar os estímulos musculares, o que terá efeito na forma que ele elabora seus treinos. A obra se divide, ainda, em três partes:

  • Fundamentos teóricos do treinamento, que aborda os princípios do tema;
  • Riscos lesionais e  multidisciplinaridade, que fala sobre lesões e a relação da nutrição e suplementação esportiva com os treinos;
  • Privatização do treinamento personalizado, por fim, que é a parte mais prática do livro, a qual aborda a montagem e prescrição do personal training

Devido a essa última parte, a obra é também uma excelente opção para quem quer aprender como montar um estúdio e começar seu próprio negócio dentro dessa carreira.

3. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular

Nossa terceira opção de livros para personal trainer é a obra de atualização dos autores William J. Kraemer e Steven J. Fleck. Ambos são escritores bastante conceituados no mundo quando o tema é treinamento de força. 

Todo o conteúdo do livro se baseia em dados científicos sobre o desenvolvimento de programas de treino, de forma a validar a prática de exercícios a partir de fundamentos teóricos.

Entre os assuntos abordados, estão tópicos como o treinamento de força, bioenergética, adaptações dos sistemas básicos de treinamento físico e programas individuais.

Trata-se de uma opção ideal tanto para personal trainers como professores e estudantes de educação física que desejam que procuram base científica para compreender melhor o treinamento da força muscular.

4. Fundamentos do personal training: National Strength and Conditioning Association

Seguindo com os livros para personal trainer, temos também a obra de Jared W. Coburn, Moh H. Malek. Trata-se de uma opção bastante completa sobre personal training, contando com colaborações de vários expoentes do ramo dentro do texto também. 

De forma bastante didática, o livro apresenta tanto dados atuais sobre os aspectos aplicados do personal training, como explora também princípios científicos que guiam essa prática.

Entre os aspectos abordados estão assuntos como a administração de testes,  orientações sobre avaliação do cliente, técnicas apropriadas para diversos tipos de exercício e elaboração de programas de treinamento de qualidade.

O livro é rico por apresentar tanto programas para clientes que estão começando, pessoas já há mais tempo e para pessoas com condições físicas especiais.

5. Educação Como Prática Corporal

Uma última opção, um pouco mais diferente, é a literatura brasileira para personal trainer de autoria dos escritores João Batista Freire e Alcides José Scaglia.

Essa obra é uma opção interessante para quem quer trabalhar também com o ensino da educação física, visto que o foco do livro é explorar a importância da prática corporal para o desempenho dos alunos em sala. 

Por meio de fundamentos teóricos, os autores apresentam a relevância da educação física em relação à sua participação no ensino e no processo de aprendizagem dos estudantes dentro do currículo escolar.

A obra ainda conta com uma parte mais prática, na qual ela apresenta uma lista de exercícios para utilizar em sala de aula e ainda métodos de desenvolvimento do planejamento de aulas efetivas.

Livro extra: Fisiologia do Exercício – Nutrição, Energia e Desempenho Humano 

Fisiologia do exercício

Além dos 5 livros para personal trainer que mostramos aqui, também trazemos também uma literatura extra interessante para quem atua nessa área.

Elaborada por diversos autores, essa é uma obra bem atual que procura integrar os conceitos e a ciência das diferentes disciplinas que contribuem para uma compreensão mais ampla do que se entende pela fisiologia do exercício atualmente.

Trata-se de uma referência literária que integra conceitos importantes para um personal trainer, como é o caso da nutrição e transferência de energia com  treinamento físico.

Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Conclusão

Para crescer como personal trainer, uma das principais formas é aumentar o conhecimento e construir autoridade sobre o assunto. Por isso, apostar em livros para personal trainer será uma excelente forma de fazer isso!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo