Academia online: Tudo que você precisa saber para implementar

Academia online: Tudo que você precisa saber para implementar

Academia online é, antes de tudo, praticidade. Quando o aluno não precisa ir até o espaço físico para treinar, está ganhando ele e a própria academia.

Ele, porque economiza tempo de deslocamento e transporte, e porque consegue encaixar melhor o treino na rotina. E está ganhando a academia por conseguir manter um maior número de alunos, já que pode fazer matrículas para o espaço físico e para o digital, ou para os dois. Mas isso nem é tudo!

Vamos pensar em quantas coisas uma academia pode ganhar quando opta por manter treinos online? Neste artigo você vai ver as grandes possibilidades de uma academia ao possibilitar os treinos no mundo digital.

Siga lendo!

Como funciona uma academia online?

A academia online nada mais é do que a realização do treino do aluno de forma remota. Aquele treino que ele faria de forma presencial, feito em outro ambiente de forma online. Mas com a orientação ou prescrição de Personais da própria academia

A academia pode realizar os treinos 100% online, se dedicando apenas a esta modalidade de treinos, ou pode optar por uma modalidade híbrida. Neste caso, ela funcionaria normalmente em seu espaço físico, mas também realizaria os treinos de forma online para os alunos que desejarem.

Ela pode permitir que os alunos transitem entre treinos presenciais e online, ou optem por uma das duas modalidades.

Como implementar a academia online na sua academia convencional

A implementação é simples! E depois é só questão de aperfeiçoar e melhorar sempre, a partir da prática e dos feedbacks dos alunos. Então de início, siga os seguintes passos:

1 – Faça uma pesquisa interna

O primeiro passo é descobrir se há interesse por treinos online nos alunos já matriculados na sua academia. Então, faça uma pesquisa interna, perguntando se eles fariam, se ajudariam na rotina de treinos, se eles gostariam de planos híbridos, se indicariam para amigos, enfim.

O importante aqui é colher ao máximo o interesse das pessoas próximas.

2 – Analise outras empresas

Muitas academias já estão aderindo a esta modalidade de treinos online, então é possível buscar na internet e encontrar muitas inspirações para basear a sua implementação.

O benchmarking, que é a busca das melhores práticas de gestão de determinado mercado, é super saudável e ajuda a sua empresa a buscar o melhor desempenho.

3 – Crie uma rotina para os treinos online

Você precisará treinar a sua equipe com o novo formato, ou destinar alguém somente para este serviço, caso a demanda seja alta. Determine quem cuidará da prescrição dos treinos online, da comunicação com os alunos e quem acompanhará os treinos.

Defina se os treinos serão acompanhados todos de forma assíncrona ou se serão ao vivo. Mas já deixamos a dica de optar pelo modelo assíncrono, se desejar escalar o número de alunos. Pois para acompanhar ao vivo, você precisaria contar com um maior número de profissionais. E talvez ao invés de ganhar com isso, sua academia acabe perdendo.

4 – Busque as ferramentas certas

Quando você tem as ferramentas certas, a organização da nova rotina de academia online fica muito mais simplificada. Não dá para a sua academia implementar uma evolução como esta, sem o uso de ferramentas especializadas.

Você vai precisar de um aplicativo para gerir a prescrição de treinos e disponibilização para o aluno. No aplicativo é possível cadastrar os alunos que vão usar o treino online, e disponibilizar os treinos para cada um deles, sempre que for preciso. Isso com orientações e vídeos explicativos dos exercícios, que opróprio app dispõe.

Você terá acesso a um dashboard de treinos que mostram os treinos vencidos e a vencer. Um espaço para avaliações e feedbacks dos alunos em relação aos treinos. Ainda pode cadastrar funcionários e criar cargos com diferentes níveis de acesso. Entre outras coisas.

5 – Reveja planos e assinaturas

Ao implementar a academia online, você precisa decidir se fará uma diferenciação de planos e valores para as assinaturas. Veja se haverá diferença dos valores entre alunos que farão apenas uso do presencial, apenas do online e daquelas que farão uso dos dois, os alunos híbridos.

Como criar a melhor experiência para o aluno

Depois de te mostrar como implementar, precisamos abrir os seus olhos para uma coisa: É preciso criar a melhor experiência para os seus alunos que vão usufruir do modelo online, assim como você busca a melhor experiência para os alunos presenciais.

Não é porque é o formato online, que não precisa carregar a mesma qualidade da empresa física. Se isso não acontecer, pode ser um tiro no pé. Pode ser que esteja criando algo que sujará a imagem da academia.

Para uma boa experiência:

  • Dê feedbacks sempre ao aluno;
  • Busque feedbacks do aluno quanto aos treinos. Essa é uma forma de evoluir o seu trabalho;
  • Não atrase ou esqueça de mandar os treinos.

Quais as vantagens de uma academia online?

Ter a modalidade de treinos online na sua academia, pode ajudar na evolução do seu negócio, por diversos motivos. Trazendo muitas vantagens!

Sabe aquele aluno que falta bastante por problemas de rotina de trabalho, pouco tempo e imprevistos? Aquele que logo cancela a assinatura com a sua academia. Quando você dá a eles a opção de treinos online está possibilitando a fidelização deles.

Você passa também a atrair para o seu negócio um determinado público que gosta de treinos online. Pessoas que buscam profissionais para acompanhá-los em casa porque a sua academia não pode atendê-las virtualmente.

E por último, a criação da academia online, vai trazer grande autoridade para a imagem da sua empresa. Dentre os alunos que já frequentam a sua empresa e os que ainda vão frequentar.

Agora você já sabe como funciona a academia online, os passos para implementar, como levar a melhor experiência ao aluno e as vantagens de ter treinos online.

Por isso, estamos disponibilizando um teste gratuito para você testar na sua academia o nosso aplicativo de treinos online. Com ele você conseguirá gerir com muito mais facilidade os treinos online e híbridos da sua academia, entregando a melhor experiência ao aluno.

Solicite o seu teste grátis de 15 dias agora!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo