Como alavancar a carreira de educador físico: 5 passos práticos

Como alavancar a carreira de educador físico: 5 passos práticos

Saber como alavancar a carreira de educador físico pode ser um desafio. Não importa se você é recém formado ou um profissional da área há muito tempo, o desafio é o mesmo.

É que você passa anos estudando para conseguir o seu diploma, e quando finalmente pode exercer a sua profissão, encontra um mercado concorrido, dúvidas quanto ao nicho que vai atuar, obstáculos para conseguir alunos, entre outros. 

Então você começa a buscar oportunidades em todos os lados, mas os clientes e o sucesso profissional não chegam, por algum motivo você não consegue.

Nada cai do céu, e você sabe disso. Mas, às vezes, parece que mesmo com o seu esforço, as coisas simplesmente não acontecem como esperado ou não dão certo. Então, o que fazer? É preciso trilhar um caminho até alcançar a carreira tão esperada, e precisa ser um caminho assertivo.

Então, sem arrodeios, sem enrolação, sem fórmulas prontas, nós vamos te apresentar um caminho simples para que você saiba como alavancar a carreira de educador físico. Com serenidade, compromisso e dedicação, coloque cada um deles em prática.

1 – Estude sobre o nicho que deseja atuar

O primeiro passo é entender a sua ideia pessoal de sucesso, ou seja, onde deseja chegar na carreira. Para então, definir qual o nicho que quer atuar como educador, e o leque é gigante. Mas temos certeza que você saberá qual nicho mais te agrada, qual você tem mais aptidão para exercer.

Depois de escolher, comece a estudar bastante sobre ele. Busque materiais gratuitos na internet, notícias, cursos pagos, livros e profissionais que já estão atuando com sucesso. Assim, você ficará por dentro de tudo que está acontecendo no mercado. 

Quanto mais você estuda, mais domina sobre os conhecimentos da área, se tornando um especialista. E olha, estudar faz parte de toda a carreira, não apenas do início dela. Pois é preciso estar sempre atualizado.

2 – Trabalhe para dar resultados

Embora muitas pessoas digam que o resultado não importa, mas sim o processo, ele acaba fazendo muita diferença na sua carreira. Quando falamos da área de educação física, o resultado sempre acaba falando mais alto.

Então para alavancar a sua carreira, se dedique a proporcionar bons resultados aos alunos. Claro que alguns vão aparecer com objetivos quase inalcançáveis, mas você pode conversar e mostrar até onde você é capaz de levar ele.

Mesmo que ele não atinja 100% do esperado, você pode mostrar os benefícios e as pequenas vitórias alcançadas ao longo do caminho. Vá sempre conscientizando ele do bem que a prática de exercícios trouxe, vá dando feedbacks positivos ao aluno para que ele veja o profissional de valor que você é. Isso também é entregar resultados!

3 – Viva a sua profissão

“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”! Você já ouviu esta frase? É algo horrível para um profissional dizer, tenha certeza disso. Se essa frase se encaixa em algum ambiente profissional, este não é o do educador físico.

Não importa o nicho de atuação que você escolheu, é preciso viver a sua profissão. Então, mostre para os seus alunos e para as pessoas em geral (possíveis futuros alunos), que você tem hábitos saudáveis, que você pratica o que ensina, que você também colhe dos resultados da sua metodologia.

Isso é importante demais para o seu sucesso como profissional e por isso faz parte da nossa lista de como alavancar a carreira de educador físico. E embora pareça uma coisa simples, não é, porque muitos educadores físicos não fazem isso e depois ficam se perguntando o porquê de não conseguir espaço no mercado.

4 – Invista em estratégias de marketing

Não dá para alavancar uma carreira sem fazer alguns investimentos! Fato! Você vai precisar investir em determinadas coisas para poder crescer, é uma lógica simples de qualquer mercado.

Da mesma forma que você investe em equipamentos de treino, acessórios, aplicativos de treinos online, roupas próprias de exercícios, espaço de treinamento, vai acabar precisando fazer com o marketing. Pois ele faz parte do processo de escalar e alcançar mais público.

Vamos te mostrar três coisas básicas que você precisa fazer. E precisa mesmo tá! Pra ontem! 

Identidade Visual

Não dá para começar um trabalho de marketing sem antes ter uma identidade visual. Todo o conteúdo de divulgação, seja ele online ou offline, vai ser feito em cima dela. 

Então, o quanto antes, peça a um profissional de marketing para fazê-la, com a logo, paleta de cores e tipografia para ser usada. Se não, faça você mesmo, utilizando sites gratuitos como o Canva (para logo), Adobe Color (para paleta de cores) e DaFont (para tipografia). Mas se você não tem talento para isso, faça o investimento no trabalho de um profissional.

Organizar as suas redes sociais

Temos certeza que você já tem pelo menos uma dessas redes sociais: Instagram, Facebook ou Youtube. Estamos certos?

Pois agora você vai assumir o compromisso consigo mesmo de deixar elas muito bem organizadas, trabalhando a sua identidade visual, trazendo conteúdos atrativos e mostrando o seu trabalho por lá.

Você vai encontrar muitas dicas do que postar logo no comecinho desse post sobre como conseguir alunos de personal trainer. Dá um pulinho lá depois para começar a fazer o seu planejamento de rede social.

Anúncios

Investir em anúncios pagos é uma excelente forma de impulsionar suas redes sociais, atrair mais público para ver os seus conteúdos profissionais e alcançar mais clientes.

E não é preciso investir muito dinheiro para conseguir movimentar. Pode acreditar que mesmo com 100 reais, você já consegue fazer alguma ação, mesmo que pequena. E aos poucos pode ir investindo valores mais altos para maiores resultados.

Você vai encontrar muitas dicas de anúncios pagos no nosso conteúdo: Anúncio pago: Como construir uma estratégia que converta.

Boca a boca

O marketing do “boca a boca” pode ser muito efetivo. Inclusive, Philip Kotler, especialista mundial em marketing, disse que as pessoas costumam depositar mais valor em uma indicação do que em um anúncio.

Isso significa que essa estratégia pode ser muito vantajosa para alavancar a captação de novos clientes. Então, incentive os alunos a postarem os treinos, peça indicação a amigos seus, cative os alunos para que eles indiquem pessoas, ou dê descontos para alunos que indicarem outros.

5 – Firme parcerias com outros profissionais

Chegamos ao último item da nossa lista de como alavancar a carreira de educador físico: Firmar parcerias com outros profissionais!

Você consegue enriquecer a entrega de resultados aos alunos, quando oferece serviços complementares, de outras áreas. Profissionais como nutricionista, fisioterapeuta, médico, entre outros.

E a relação pode ser muito simples! Você indica o serviço deles aos alunos, e por essa indicação eles oferecem descontos. E podem ainda indicar pessoas para você, ou seja, novos alunos.

Como alavancar a carreira de educador físico com a Wiki4fit

Agora você já sabe 5 passos para alavancar a sua carreira de educador físico. E pode continuar navegando no nosso blog para encontrar mais materiais do seu interesse. Você verá que tem muito conteúdo rico por aqui, que ajuda muitas pessoas a terem sucesso profissional.

Mas podemos te ajudar ainda mais! Somos uma plataforma de treinos online para personais. Possibilitamos que profissionais disponibilizem seus treinos para os alunos no nosso app, com uma série de ferramentas práticas para o dia a dia do profissional, oferecendo mais qualidade em suas consultorias online.

Conheça mais sobre a Wiki4fit clicando aqui!

Marina Petrovichh

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo