Anúncio pago de Personal trainer: como construir uma estratégia que converta

Anúncio pago de Personal trainer: como construir uma estratégia que converta

Anúncio pago de Personal Trainer é uma excelente forma de conseguir novos alunos na internet, seja para consultoria online ou treinos presenciais. Para isso é preciso construir uma estratégia de sucesso, voltada para a conversão.

O uso de anúncios, independente do nicho de atuação, é o que garante muitas vezes a venda de produtos ou serviços. 

Existem diversas formas de vender de forma orgânica, ou seja, não paga. Através de um marketing de conteúdo, com técnicas de SEO. Mas em determinados momentos, você vai precisar investir dinheiro em estratégias pagas, para anunciar o seu serviço como personal.

Mas investir em anúncios pode ser uma perda de dinheiro quando você não sabe o que está fazendo. E é aí onde mora o perigo. Mas nesse conteúdo, vamos trazer insights e dicas de como construir uma estratégia que converta..

Boa leitura!

O que é anúncio pago?

Anúncio pago, também chamado de tráfego pago, é uma forma de você divulgar seus produtos ou serviços na internet pagando um determinado valor aos canais de comunicação, como Facebook, Google, Instagram, TikTok, Linkedin.

São aquelas propagandas que você certamente já viu na timeline de uma rede social, ou nos resultados de uma pesquisa no Google, ou ainda antes de ver um vídeo.

Neste tipo de anúncio você paga por conversão. Isso significa que você paga à plataforma toda vez que o objetivo estipulado é atingido. Exemplo: Você configurou uma campanha no Facebook Ads com o objetivo das pessoas clicarem no link da sua página, então toda vez que alguém vir o seu anúncio e clicar no link, a plataforma vai cobrar de você determinado valor.

Quanto ao valor, é variável de acordo com métricas da plataforma, fazendo uma média de visualizações, cliques e objetivos atingidos.

Como construir uma estratégia de anúncio pago

Antes de começar a fazer anúncio pago de Personal Trainer, você precisa construir a estratégia, que te leve à conversão. Listamos os pilares fundamentais dessa construção!

Objetivo Geral

O primeiro passo para construir uma estratégia de conversão, é alinhar um objetivo de campanha. Aqui você vai especificar o que deseja atingir com o investimento.

Para chegar ao objetivo, responda a perguntas como: O que eu quero alcançar? São novos alunos de consultoria ou novos alunos presenciais? Quero ganhar mais engajamento na minha rede social? Lançar um serviço novo? Quero lançar a minha nova marca? Quero que as pessoas se inscrevam no meu evento? Enfim, isso vai te levar ao objetivo geral.

Objetivos específicos

Em seguida, faça isso com números. Especifique quanto deseja de conversão. Exemplo: Quantas pessoas você quer que se inscrevam no evento? Quantas novos alunos? Quantos retornos de alunos antigos? Ou outros.

Valor do investimento

Agora, o valor do investimento. Quanto está disposto a investir? Isso é muito importante, porque está alinhado ao seu objetivo final. Pois se você deseja um número alto de conversão, possivelmente precisa investir um valor alto. Neste caso, um gestor de tráfego pode te ajudar a fazer uma média de valor que supostamente atingirá o seu objetivo final.

Escolha das plataforma 

As plataformas são os canais onde você vai anunciar. A escolha deve ser baseada em: 1)Onde está o seu público-alvo; 2)Onde você tem a maior presença digital; 3)Formato de conteúdo que você quer anunciar.

É possível anunciar no Linkedin, YouTube, Instagram, Facebook, Google, e outros.. 

Alinhe a estratégia com os profissionais

Depois de decidir todos os passos acima, alinhe tudo com os profissionais que estarão executando a campanha. Pois os objetivos devem estar muito claros até na hora da criação de textos, design, audiovisuais, tráfego, comercial.

Isso é fundamental para que todos estejam na mesma página!

Faça testes e acompanhe resultados em tempo real

Anunciar na internet é algo bem dinâmico, então permite acompanhamento diário de resultados. Não deixe de acompanhar, para corrigir coisas que não estão dando certo, ou ainda para pausar a campanha quando necessário.

Você pode achar que um anúncio vai bombar, mas quando percebe ele não está dando resultados, então você pode simplesmente fazer novos criativos e tentar novamente. Mas não deve continuar perdendo dinheiro.

Técnicas para produção de anúncio pago de Personal Trainer

Respeite a política de cada plataforma

Parece besteira, mas não é! Respeitar as regras de cada plataforma é super importante para que seus conjuntos de anúncios não sejam bloqueados. E aí você perde tempo e até dinheiro.

Use títulos atraentes

Os títulos costumam ser os primeiros responsáveis por chamar a atenção de quem vê o seu anúncio. Então capriche na atratividade deles. Seja curto e direto, pois o leitor não vai parar para ler um textão. E não deixe livre para interpretação, pois ele precisa ser entendido a uma primeira vista.

Use verbos no modo imperativo, que chamam para ação de quem lê ou ouve. Exemplos: Compre, Faça, Clique.

E especificamente anúncio pago de personal trainer, use palavras do seu universo. Expressões que o seu público se identifica e está habituado.

Acompanhe tendências

Pode ser muito bom para a sua campanha acompanhar tendências criativas, como áudios, imagens, memes, formatos diferentes. Seguir o que está em alta pode garantir boas visualizações, e fazer a pessoa parar realmente para olhar o seu anúncio.

Seja claro e objetivo

Não enrole, não traga ambiguidade! É que as pessoas são bombardeadas por anúncios diariamente e elas olham para o seu anúncio por apenas alguns segundos ou fração de segundos, até decidir se param ou não.

Use CTA

CTA é a sigla para Call To Action, o que quer dizer “chamada à ação”. Ela deve estar em todos os seus anúncios. É que as pessoas tendem a fazer o que lhe dizem. Então, por mais que pareça óbvio falar “clique no link” e “Compre agora”, essa pode ser a garantia de que a pessoa realmente vai clicar.

Capriche na escolha de imagens

As pessoas são bem visuais! Então, a qualidade da imagem ou do vídeo conta bastante para chamar a atenção de alguém. Se for trabalhar com fotos, escolha as que são estéticamente mais bonitas. E, se possível, use fotos suas.

Nos vídeos, busque qualidade na imagem. E principalmente, esteja atento à coerência entre texto e imagens!

Principais plataformas de anúncios pagos e o que cada uma pode oferecer

Facebook ADS

O Facebook Ads permite anunciar dentro do próprio Facebook e no Instagram. No facebook você veicula imagens e vídeos tanto para mobile quanto para desktop (computadores de mesa). Já no Instagram, apenas para mobile.

Para anunciar é preciso ter uma conta de anúncios. Configurando a campanha, você escolhe a segmentação de público que deseja, buscando por características diversas. Escolhe ainda onde quer que o seu anúncio apareça (barra de vídeos, timeline, story).

Depois vai especificar o orçamento diário que o Facebook pode usar, e a quantidade de dias que deseja veicular. Você pode verificar diariamente resultados.

Existe ainda a possibilidade de anunciar direto no Instagram, sem passar pelo Facebook ADS, através de uma conta comercial. Neste caso, você não tem tanto controle sobre a sua campanha, mas pode ter resultados.

Essa ferramenta é pensada para uso amador, já que a sua configuração é super simples, não precisa ser profissional de tráfego para configurar. Porém só é aconselhado o seu uso para objetivos simples, como conseguir curtidas, ou novos seguidores.

Google ADS

O Google ADS é muito buscado para conseguir acessos em site, através de resultados à pesquisas. Mas não tem apenas essa funcionalidade.

  • Rede de Pesquisa do Google: Quando alguém pesquisar por algo relacionado ao seu serviço, você aparece.
  • Rede de Display do Google: Você aparece dentro de sites de parceiros e do Google, Gmail, Blogger e YouTube.
  • Google Shopping: Essa ferramenta é específica para e-commerce.
  • Vídeo no Google: Os anúncios no YouTube também fazem parte do Google! Seus anúncios aparecem antes dos vídeos serem exibidos. Mas pode ser veiculado também em sites de terceiros e apps.
  • Apps: Seus anúncios aparecem em aplicativos parceiros.

Na configuração do anúncio, você decide em qual plataforma deseja anunciar, dependendo da sua estratégia de campanha. Decide também o público que deseja atingir, os investimentos por dia, mês, ou de toda a campanha.

A cobrança pelos seus anúncios é feita quando o anúncio receber cliques, mil impressões ou, atingir o objetivo especificado na configuração.

A diferença entre SEO e anúncio pago

A diferença entre os dois é bem simples! Como você aprendeu neste artigo: Anúncio pago é uma forma de você divulgar seus produtos ou serviços na internet pagando um determinado valor aos canais de comunicação, como Facebook ADS e Google ADS.

Já o SEO são técnicas utilizadas para a otimização de conteúdo em sites de busca. Ele é responsável por seu site conseguir um bom posicionamento no Google de forma orgânica, ou seja, de forma gratuita. Quando alguém pesquisa por algo relacionado ao seu conteúdo, você aparece, sem precisar pagar nada em anúncios.

Leia e saiba mais em: Personal Trainer SEO: Estratégias de sucesso para aparecer no topo do Google

Anúncio pago de Personal Trainer: Porque todo profissional deveria usar

Anúncio pago de Personal Trainer traz a chance de buscar novos públicos na internet, atraindo novos alunos, seja para consultoria online ou treinos presenciais. O uso de anúncios é o que garante, muitas vezes, a venda de serviços profissionais.

É possível crescer ou vender de forma orgânica, mas investindo em anúncios, este processo é mais rápido. E uma forma de venda, não exclui a outra.

Investir em anúncios pode trazer mais seguidores para as suas redes sociais, trazer mais engajamento nas próprias redes, faz você crescer em presença digital, alcança públicos que você não alcançaria fora da internet, e ainda traz mais alunos para os seus serviços.

Agora você já sabe mais sobre anúncio pago e pode começar a colocar em prática!

Siga navegando no nosso blog para mais conteúdos exclusivos da WIKI4FIT, voltados à sua área de atuação.

Marina Petrovichh

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo