Personal Trainer SEO: Estratégias de sucesso para aparecer no topo do Google

Personal Trainer SEO: Estratégias de sucesso para aparecer no topo do Google

Personal trainer SEO, é algo que os profissionais buscam para se destacar dentro do seu mercado. Eles querem alcançar mais resultados orgânicos, através de estratégias de sucesso para aparecer no topo do Google.

Para isso, é fundamental escrever textos e conteúdos que atendam às regras da plataforma, só assim é possível se destacar nas buscas feitas por usuários. É por isso que o SEO está tão em evidência.

Se você já sabe o que é SEO e está buscando aprender como aplicar no seu site, chegou ao lugar certo. E se você ainda não sabe o que é SEO, mas veio em busca de uma forma para se destacar em buscas na internet, este conteúdo também é para você..

Aqui você, Personal, vai aprender:

1 – O que é SEO

2 – Técnicas de SEO para aparecer no topo do Google

3 – Personal Trainer SEO: Ferramentas de análise

4 – A diferença entre SEO e anúncio pago

5 – Porque usar

Boa leitura!

O que é SEO?

Esta é a sigla para “Search Engine Optimization”, o que pode ser traduzido como “otimização de busca” ou sendo mais literal: “motor de otimização de busca”. Então, podemos te dizer que SEO são técnicas de otimização de conteúdo para sites de busca.

Sites como o Google, Yahoo e outros. Mas o Google acaba sendo sempre o foco, pois ele detém o maior número de buscas, processando bilhões de pesquisas diárias.

Imagine a seguinte situação exemplo. Você fez uma busca por: Personal Trainer SEO. Aparecerá uma lista de sugestões de conteúdos na primeira página. Nesta página estarão os sites que supostamente têm mais relevância para a sua pesquisa.

E quem decide que estes sites são os mais relevantes? O próprio Google! Baseado em padrões e regras que ele próprio estipula. Então, se você quer que o seu site apareça nas primeiras páginas de resultados, deve escrever textos que sigam essas determinadas regras. É aí que entra o SEO com as técnicas certas.

Técnicas de SEO para aparecer no topo do Google

Para aparecer no topo do Google é preciso “falar a sua língua”, como bem dissemos anteriormente. Escrevendo textos que se enquadrem no que a plataforma ver como útil para buscas e que respondem às perguntas de seus usuários. 

Então vamos te apresentar o que é preciso fazer e como devem ser escritos os seus textos para se destacar. Mas é importante frisar que o trabalho de SEO leva de 3 a 6 meses para começar a dar resultados visíveis.

Vamos às técnicas?

Palavra-chave

A palavra-chave ou Keyword (do inglês) é o início de todo o trabalho de produção de conteúdo de um site. É a partir dela que todo o texto se desenvolve. E ela deve estar presente ao longo do seu conteúdo, em títulos e parágrafos.

Pode ser apenas uma palavra (Ex: “Treino”) ou uma expressão (Ex: “Treino online para perder peso”). Mas não esqueça que estamos falando de Google, então use palavras-chave que são buscadas em pesquisas por usuários. O Google Trends vai te ajudar nisso.

E uma boa palavra-chave deve trazer mais visitas para o seu site, ser relevante para a sua persona e fazer você se destacar da concorrência.

Título

Um título deve ser atrativo, apresentar claramente uma proposta de solução para a dúvida do usuário. Assim, ele saberá logo de início que o seu site é o que ele procura.

O título deve trazer sempre a palavra-chave logo de início e ter em média 70 caracteres. Um exemplo é: “Treino online para perder peso: Veja o que fazer para ter resultados”. Neste exemplo, a palavra-chave está no início, ele tem um tamanho satisfatório e apresenta uma solução para o leitor.

Primeiro parágrafo

O primeiro parágrafo é o que deve causar boa impressão. Depois de ler ele, o usuário decide se continua ou não, se será interessante ou não. E é fundamental que você coloque a palavra-chave logo na primeira frase do parágrafo e se possível, usar toda a frase do título. 

Corpo do texto

O seu texto deve apresentar uma escrita leve e descomplicada para fácil compreensão por parte do leitor. Algumas dicas podem ajudar na boa escrita do texto.

  • Evite uma escrita passiva, mantendo um tom sempre ativo;
  • Se dirija com frequência ao leitor, para tornar a leitura dinâmica;
  • Não escreva sequências de textos com mais de 300 palavras sem dividi-los por subtítulos;
  • Repita a palavra-chave sempre que fizer sentido;
  • Use frases e parágrafos curtos para uma boa leitura;
  • Use imagens e/ou vídeos ao longo do texto;
  • Mantenha o foco no que o texto se propõe responder.

Hiperlinks

Ao longo do seu texto use hiperlinks internos ou externos. O que isso quer dizer? Links internos são aqueles do seu próprio site, como blog posts ou home. E os links externos são aqueles que levam o leitor para fora do seu site, como páginas de terceiros ou link para whatsapp, YouTube, por exemplo.

Só fique atento para não colocar links de concorrentes e acabar incentivando o leitor a ir em busca deles.

Texto alternativo na imagem

O texto alternativo está ligado à usabilidade da imagem. Se alguém está vendo um site e a figura não carrega, o texto alternativo deve aparecer. E os sistemas que fazem a leitura de conteúdos online para pessoas cegas, conseguem descrever o que você está mostrando através do texto alternativo.

Isso serve para ranquear seu site também nas buscas por imagens. Ou seja, se alguém pesquisar no Google na aba de “imagens”, aquelas presentes no seu site também podem aparecer. E fazer o usuário entrar na sua página.

O Google não lê visualmente a imagem, mas sim a descrição dela. Ou seja, o texto.

Url e meta-descrição

O Url é o que chamamos de link onde o seu conteúdo estará localizado no site. E para uma boa otimização, o seu Url precisa conter a palavra-chave, mas não precisa trazer todo o título do texto. Você pode adaptar para que ele não fique muito extenso.

Também é importante ainda ter uma meta-descrição. Que é um breve texto, com até 160 caracteres, que descreve em poucas palavras o que o seu texto apresenta. Esse pequeno resumo é o que costuma aparecer logo abaixo do título do texto na página de resultados do Google.

Ela costuma ser fundamental na hora de convencer o leitor a clicar no seu site ao invés de outros.

Ferramentas Google

Para uma boa otimização em pesquisas, é preciso ter mais que bons conteúdos, tenha algumas ferramentas do Google devidamente instaladas no seu site. Como o Google Analytics e o Google Search Console, que falaremos logo mais.

Personal Trainer seo: ferramentas de análise

Para uma boa otimização de conteúdos, é preciso se munir de algumas ferramentas essenciais! Listamos elas para você e a funcionalidade de cada uma.

Sem Rush

A Sem Rush vai te ajudar a encontrar as palavras-chaves mais relevantes para o seu nicho. Além de dados de classificação online e métricas de volume de pesquisas.

Com ele é possível gerenciar a sua presença de marketing, pois otimiza a sua visibilidade através de métricas de backlinks, análise de domínio, análise de tráfego e outros.

Google Search

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do próprio Google para que profissionais consigam monitorar sites, verificando a sua eficiência diante de buscas. Ela mostra se o seu site é encontrado por usuários em uma pesquisa por determinado assunto no Google.

Google Analytics

Já o Google Analytics vai te ajudar a analisar o site de um outro ponto de vista, dando dados do perfil de usuários que entram nele, localização, dispositivos, quais as páginas mais visitadas, conversões e outros.

Yoast seo

O Yoast é um plugin de SEO para o Worpress, ou seja, serve para otimização de mecanismos de pesquisas. Ele te alerta para alguns erros que podem prejudicar o ranqueamento do seu site.

Ele te mostra, após o texto escrito, o que precisa melhorar em SEO. Coisas como tamanho de meta-descrição e Url, descrição da imagem, força e quantidade de usos da palavra-chave, uso de palavras de ligação, voz passiva, entre outros.

A diferença entre SEO e anúncio pago

A diferença é bem simples! Como bem dissemos no começo deste artigo: SEO são técnicas utilizadas para a otimização de conteúdo para sites de busca.

Ele é responsável por seu site conseguir um bom posicionamento no Google de forma orgânica, ou seja, de forma gratuita. Quando alguém pesquisa por algo relacionado ao seu conteúdo, você aparece, sem precisar pagar nada em anúncios.

Já o anúncio pago, como o próprio nome diz, trata-se de um investimento financeiro que você faz em plataformas de anúncios para que elas veiculem seu conteúdo publicitário. No caso da mídia online, temos o Google ADS, Facebook ADS, Amazon ADS, entre outros.

Personal Trainer SEO: Porque todo profissional deveria usar

Investir tempo na produção de conteúdos otimizados para o Google pode trazer bons resultados para a sua estratégia de marketing.

Para o Personal trainer, o SEO vai ajudar para que novos alunos, sejam eles presenciais ou online, o encontrem de forma espontânea e gratuita.O resultado vem em curto, médio e longo prazo.

Muitas vezes os profissionais produzem conteúdos super ricos, mas não chegam até o seu público se não investir em tráfego pago, mas isso só acontece por falta de otimização. Mas agora você já sabe bastante das técnicas de SEO e já pode começar a colocar em prática.

Para mais dicas e super conteúdos, siga navegando no nosso blog.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo