Treino virtual: Tudo que um Personal Trainer precisa saber

Treino virtual: Tudo que um Personal Trainer precisa saber

O treino virtual tem suas particularidades. Ele pode trazer para o aluno o mesmo resultado de um treino presencial, mas a forma como é ministrada pelo profissional é diferente. Pois a distância muda a execução do treino.

Pensando nisso, trouxemos tudo que um personal trainer precisa saber sobre treino virtual. Você verá Como conseguir clientes de treino virtual, como fazer a avaliação física, como realizar o treino e como manter o aluno engajado, mesmo à distância.

Siga lendo!

O que fazer para conseguir clientes de treino virtual

Conseguir os clientes é o primeiro passo para a realização de treinos online. E olha, tem muita gente que procura profissionais que realizam treinos nessa modalidade à distância. 

Então, se você se organizar bem, cuidar da sua imagem na internet, mostrar o seu profissionalismo, não vai ser uma tarefa difícil encontrar pessoas interessadas em treinar sob a sua orientação.

Olha as dicas práticas de como conseguir clientes para treinar com você de forma virtual:

1 – Mantenha-se ativo nas redes sociais

Quem não é visto, não é lembrado!

Manter as redes sociais abandonadas não vão te ajudar a conseguir mais clientes, então esteja sempre ativo. Poste dicas, coisas da sua rotina, os treinos e resultados dos seus alunos. Compartilhe conteúdos que considere atrativos para o público. E faça posts de vendas, com planos e pacotes do serviço que você oferece.

2 – Invista na produção de conteúdo para ranqueamento no Google

Aparecer na rede de pesquisa do Google é uma boa forma de conseguir novos clientes em todo o território nacional, ou mesmo na sua região.

Gere conteúdo gratuito através de blogs e isso vai te permitir buscar ranqueamento para diversas palavras-chave associadas ao seu seguimento. O que significa que as pessoas te encontram na internet quando pesquisam por assuntos que se assemelham ao seu.

3 – Crie campanhas promocionais

Promoção é sempre uma boa forma de conseguir novos alunos ou trazer antigos de volta. Então, pense em pequenas ou grandes ações promocionais que sejam atrativas para o público.

Podem ser coisas simples como “indique um amigo e ganhe X% de desconto” ou “Inscreva-se até TAL DATA e ganhe X% de desconto”.

4 – Invista em anúncios pagos

Os anúncios pagos vão te ajudar a trazer novos clientes, oferecendo o seu trabalho a milhares de pessoas. Com os anúncios você pode chegar a pessoas que talvez nunca tenham visto o seu trabalho, que têm interesse e estão dispostas a pagar por esta modalidade de treino.

Você não precisa investir muito dinheiro, pode começar destinando um pequeno valor mensal, para veicular algum conteúdo seu no Instagram e facebook, por exemplo. E investir valores maiores em tempos de lançamento de promoções. 

Faça anúncios levando para as suas redes sociais e também para a sua página de vendas ou site. Com certeza, isso vai te ajudar a conseguir clientes.

Leia também: Como conseguir alunos de personal trainer

Como fazer a avaliação física com alunos de treino virtual

A avaliação física é indispensável para que o aluno comece a treinar. O papel dela é analisar todas as questões corporais do paciente, tanto as suas limitações quanto às suas potencialidades.

Algumas das etapas que fazem parte dessa avaliação são: anamnese, avaliação antropométrica, avaliação postural, testes de flexibilidade, força e teste respiratório. Tudo isso para que o personal saiba as capacidades e necessidades daquele aluno.

Mas como fazer tudo isso à distância? Você precisará fazer isso de forma síncrona, em um encontro ao vivo. Nada de disponibilizar questões para o aluno responder sozinho. Nesse encontro, você deve ter em mãos todas as perguntas da anamnese. E nas demais etapas, ir orientando o aluno a realizar os movimentos dos testes.

As medições são feitas pelo próprio aluno, seguindo as suas orientações. Enquanto ele mede, você anota tudo na ficha de avaliação. E não tem erro! Você verá que é super simples realizar a avaliação física e forma online.

Leia também: Qual a importância da ficha de avaliação física

Como realizar e acompanhar o treino virtual

Quando se trata de treinos online, muita coisa vai depender da sua organização da rotina de trabalho.

Monte o treino do aluno

Com antecedência, em um dia da semana, monte os treinos de todos os alunos. Cada um com sua especificidade, respeitando a evolução e capacidade de cada aluno. Não esqueça, nem atrase a entrega, pois isso soa como desleixo com o aluno.

E é importante que você disponibilize vídeos explicativos sobre o treino e os movimentos que serão executados, assim o aluno não ficará com dúvidas quanto aos exercícios.

Acompanhe o treino de forma eficiente

O acompanhamento do treino deve ser feito tanto de forma assíncrona quanto síncrona. Então, de tempos em tempos realize treinos ao vivo, acompanhando a execução do aluno.

Mas claro, se você quer ter uma grande quantidade de alunos, muitos dos treinos precisarão acontecer de forma assíncrona. E neste treino, você pode acompanhar, pedindo para que o aluno comente sobre o próprio desempenho, grave vídeos e te dê feedbacks. 

O que fazer para manter o aluno engajado mesmo à distância

É um desafio manter o aluno engajado, sem aquela relação presencial. Mas é totalmente possível. E é por isso que tantos profissionais vivem apenas de treinos online e tantos alunos buscam por esta modalidade. 

Você só precisa realizar algumas ações simples e rotineiras para que o aluno se sinta especial, envolvido e motivado a seguir com os seus treinos.

Se você tem um aplicativo de treinos, como o Wiki4fit, essa pode ser uma tarefa bem fácil. Mas se hoje você ainda não tem, dá para colocar em prática algumas das ações que vamos citar abaixo e que trazem muito envolvimento.

  • Programe envio de notificações do app lembrando do treino ou crie uma lista de transmissão no whatsapp e envie mensagens.
  • Envie mensagens no chat do app motivando o aluno a treinar, a não desistir. Ou mande mensagens individuais lembrando cada aluno
  • Envie mensagens dando dicas importantes
  • Disponibilize dietas para o aluno
  • Crie um feed de notícias dentro do app ou mande as notícias através do whatsapp ou outra rede social
  • Faça gamificação com os alunos para motivá-los. De alguma forma, torne dinâmico o ato de treinar.

Como a Wiki4fit pode te ajudar no seu treino virtual

Temos um forte compromisso de sempre trazer conteúdos da área, para ajudar profissionais a aprender sempre mais e conseguir alcançar sucesso na sua carreira.

Mas também dispomos do nosso aplicativo de treinos, criado especialmente para o desenvolvimento de treinos online, o que pode te ajudar a simplificar as suas ações de trabalho e oferecer o melhor para o seu aluno.

Leia os nossos conteúdos sempre que precisar! E faça um teste grátis para conhecer as funcionalidades do nosso app. Basta clicar aqui!

Marina Petrovichh

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo