5 Vantagens do marketing digital para profissionais autônomos

5 Vantagens do marketing digital para profissionais autônomos

São muitas as vantagens do marketing digital para profissionais autônomos. Não importa o ramo de atuação, ele é fundamental! Seja para divulgar o seu trabalho, para conseguir alavancar as vendas, para conseguir novos clientes, ou mesmo para lançar a sua carreira.

Mas voltando um pouco ao início! O Marketing digital é, de forma simplificada, o conjunto de ações de comunicação que empresas e profissionais podem utilizar, através da internet, para assim divulgar produtos ou serviços e comercializá-los.

A origem do marketing vem lá da revolução industrial, quando a fabricação de produtos em larga escala forçou empresas a competirem por espaço, tentando convencer os clientes de que o seu produto era o melhor. 

Já o marketing digital nasceu com a internet e cresceu na década de 90. E hoje, é utilizado não apenas por grandes corporações, mas também por diversos profissionais liberais. Ele tornou muito mais democrático o espaço publicitário. Permitindo que profissionais que estão apenas começando no mercado digital divida espaço com gigantes da internet.

Então, uma das principais vantagens do marketing digital é possibilitar que profissionais autônomos, sejam eles iniciantes ou experientes, busquem o seu espaço profissional. E para além disso, listamos outras 5 vantagens do marketing digital para você! 

Siga lendo!

1 – Permite mostrar as suas qualidades e divulgar os seus serviços

A primeira vantagem do marketing digital é que ele te permite mostrar as suas qualidades como profissional na internet. E ainda divulgar os seus produtos ou serviços. 

Então, utilizando as redes sociais disponíveis no mundo digital, você pode se mostrar como profissional, mostrar como você atua, onde, qual a sua profissão e que tipo de produto ou serviço você vende.

E você pode fazer isso através de estratégias pagas, como os anúncios em plataformas digitais (Facebook Ads e Google Ads). Ou pode simplesmente utilizar estratégias orgânicas, ou seja, gratuitas. Que podem ser publicações no Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, entre outros. 

Ou pode utilizar uma outra estratégia gratuita chamada SEO, que é a otimização em mecanismos de busca, que te permite ter uma boa posição na página de pesquisa do Google.

2 – Traz interatividade entre você e o seu cliente

Uma das vantagens do marketing digital é que ele aproxima as pessoas! Por isso é tão fácil criar conexões, mesmo que à distância, com o intermédio das redes sociais e estratégias digitais.

Com o marketing digital, você pode interagir diariamente com o seu público, e ele com você. Fortalecendo o relacionamento e melhorando a experiência do cliente com a sua marca. Diferente do relacionamento que existia antes do digital, que só era possível com ligações ou em lojas físicas.

E fica a dica: Crie oportunidades para que o cliente fale e esteja atento ao uso das palavras para se dirigir a ele.

3 – Faz você parecer ainda mais profissional

Quando você usa o marketing digital ao seu favor, ele te faz parecer ainda mais profissional aos olhos das pessoas. É que quando você cuida da sua imagem na internet, você ganha mais credibilidade.

O que você pensa quando encontra um profissional que tem um site, que está fazendo anúncios pagos, que tem uma rede social bem organizada, que posta fotos bonitas, que dá super dicas para os clientes através de vídeos e artes gráficas? 

Certamente, que ele é um profissional sério e competente, que conseguiu sucesso na carreira. E é isso que vão pensar de você também, se usar o marketing ao seu favor.

4 – É mais barato que investir na mídia off line

Você já deve ter percebido que investir em mídia off é bem mais caro que investir em marketing digital. A mídia off é aquela que não faz uso da internet, que são anúncios de TV, propagandas em outdoors, busdoor, rádios, revistas, entre outros.

Não há nada de errado com esse tipo de mídia! Mas ela costuma ter um valor mais elevado que a mídia online.

5 – Serve para atrair mais clientes

Uma outra vantagem do marketing digital é a atração de novos clientes para consumir o seu produto ou serviço. E essa atração pode ser feita de diversas maneiras. Você mesmo pode fazer ou pode contratar um profissional especializado em marketing digital para realizar demandas que você não tem afinidade.

Mas vamos lá a algumas formas de atrair mais clientes:

  • Investimento em um blog para dar dicas mais robustas do seu nicho;
  • Estar presente nas maiores redes sociais e de forma ativa;
  • Utilizar técnicas de SEO para atrair clientes de forma gratuita pelo Google;
  • Oferecer material rico (e-books, webinários, newsletter, ou outros que estejam dentro das suas possibilidades);
  • Fazer anúncios pagos para o Facebook e Instagram;
  • Fazer parcerias com outros profissionais na internet.

Agora você já sabe 5 vantagens do marketing digital para os profissionais autônomos. E se você é um deles, já pode começar a colocar em prática.

Siga navegando no nosso blog para mais dicas!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo