Qual a função do fisioterapeuta? Conheça as principais

Qual a função do fisioterapeuta? Conheça as principais

A fisioterapia é um campo profissional bastante associado à recuperação de movimentos após traumas, lesões e problemas posturais. No entanto, essa área de atuação  vai muito além disso. Se você tem interesse em seguir essa carreira, entender mais sobre qual a função do fisioterapeuta é muito importante. 

Ao longo deste artigo, não só iremos falar sobre os papéis do fisioterapeuta mas também conhecer algumas especializações que ele pode optar em sua carreira. Boa leitura!

Para os profissionais que estão buscando uma plataforma para as suas aulas, a Wiki4Fit é a melhor opção. Conheça!

O que é e o que faz um fisioterapeuta? 

O fisioterapeuta nada mais é do que o profissional habilitado responsável por prevenir, diagnosticar, avaliar e criar intervenções para melhorar problemas ligados ao movimento do nosso corpo.

É esse profissional que determina tratamentos específicos para cada situação do paciente, além de acompanhar e auxiliar na execução das atividades que o paciente precisa realizar.

A partir de exercícios e aparelhos usados nas sessões de fisioterapia que vão promover a reabilitação do organismo, o profissional conseguirá aumentar a qualidade de vida do paciente 

Para poder atuar como um fisioterapeuta, é preciso ser graduado em um curso superior reconhecido pelo MEC. Além disso, antes de atuar, o profissional precisa estar devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

Funções do fisioterapeuta

Funções do fisioterapeuta

O fisioterapeuta, como falamos, é um profissional que não só trabalha o corpo lesionado e que sofreu acidentes, mas também é responsável por outras atividades relativas aos movimentos corporais. Entre elas, podemos citar:

  • Recuperação de acidentes, inclusive de atletas debilitados; 
  • Promoção de uma maior capacidade respiratória e redução da dificuldade de respiração;
  • Auxílio em problemas e deformidades da coluna, bem como desvios posturais; 
  • Acompanhamento de idosos e bebês na coordenação motora 
  • Recuperação de traumas e luxações musculares;

Onde o fisioterapeuta pode atuar? 

Agora que já falamos sobre qual é a função do fisioterapeuta, é importante falar que existem vários caminhos específicos que esse profissional pode optar por se esepcializar. 

Fisioterapia do trabalho

Como o nome sugere, a Fisioterapia do trabalho tem como principal objetivo garantir a saúde do trabalhador. Dessa forma, é comum que esse tipo de profissional atue dentro de uma empresa.

Dessa forma, ao conhecer de perto as atividades que cada colaborador executa, ele pode elaborar um plano de fisioterapia, conhecido como ginástica laboral, para os trabalhadores. 

Além de acompanhar na execução dos exercícios, é comum que esse profissional também realize palestras e treinamentos sobre prevenção de doenças e manutenção de uma boa postura. 

Como as pessoas passam muito tempo na mesma posição, ensinar os colaboradores a manter a postura correta é muito importante. Outra participação desse fisioterapeuta pode ser durante exames de admissão e demissão, por exemplo. 

Por fim, ele também pode propor adaptações e melhorias para que o ambiente de trabalho seja mais adequado para os profissionais e, ao mesmo tempo,  estejam de acordo com normas regulamentadoras.

Fisioterapia esportiva

O segundo campo de atuação da fisioterapia é a esportiva. A fisioterapia esportiva é focada em auxiliar o desempenho esportivo dos atletas, desde os que estão começando até os mais avançados.

O profissional será responsável, nesse caso, em realizar avaliações funcionais periódicas e, ainda, acompanhar o atleta no seu cotidiano dentro de clubes esportivos, equipes e academias.

O fisioterapeuta esportivo vai sempre prescrever um tratamento preventivo de acordo com a modalidade de atividade física desempenhada pelo paciente.

Além de prevenir o atleta, ele também será responsável pelo tratamento de lesões e traumas eventuais devido aos exercícios físicos praticados. 

Fisioterapia neurofuncional

O fisioterapeuta neurofuncional é aquele que se especializa no tratamento e reabilitação de pessoas com síndromes neurológicas, ou seja, que possuem sequelas no sistema nervoso. 

Ele pode tanto atuar de forma preventiva como paliativa, curativa e adaptativa. Vai depender sempre de como os problemas afetam o corpo e a capacidade cerebral. 

Algumas das doenças que podem demandar um tratamento fisioterapêutico são o parkinson, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e paralisia cerebral.  

É comum que esses processos demandam que o paciente aprenda alguns movimentos que foram comprometidos.

Fisioterapia cardiorrespiratória

Outro tipo de área que o fisioterapia pode ser é aquela focada na reabilitação cardiorrespiratória. Nesse caso, o fisioterapeuta vai se especializar em pacientes com problemas cardíacos e respiratórios.

Ele pode atuar tanto na prevenção como no tratamento e adaptação de pessoas com doenças cardiorrespiratórias. É comum que as sessões envolvem exercícios ligados aos aparelhos respiratórios e circulatórios.

O profissional também pode acompanhar o paciente antes e após cirurgias para auxiliar na recuperação dos movimentos e da funcionalidade dos pulmões e do coração.

Fisioterapia em terapia intensiva

Outra especialidade da fisioterapia é a terapia intensiva. Esse profissional vai trabalhar com pacientes em estado crítico em Unidades de Terapia Intensiva Dessa forma, apresentam condições que exigem maior cuidado do profissional. 

O objetivo desse profissional vai ser garantir a qualidade de vida possível para o paciente durante o período de internação, priorizando a menor quantidade de sequelas.

O papel do fisioterapeuta pode colaborar na redução do tempo de internação do paciente no hospital, principalmente em casos que o acompanhamento está sendo feito desde o início da fase mais crítica.

Fisioterapia gerontológica

Fisioterapia gerontológica

A gerontologia é o campo da ciência focado no atendimento da pessoa idosa. Esse profissional será responsável por diagnosticar, cuidar e prevenir problemas motores que o envelhecimento provoca.

A terceira idade é marcada pela redução da função motora, sensibilidade e, muitas vezes, da visão, o que torna os idosos muito mais suscetíveis a possíveis quedas e acidentes.

O objetivo é promover a independência funcional do idoso para tarefas básicas do dia a dia, ao mesmo tempo que melhora a qualidade de vida como um todo.

Para os profissionais que estão buscando uma plataforma para as suas aulas, a Wiki4Fit é a melhor opção. Conheça!

Conclusão

Ao longo do texto a gente conseguiu te mostrar não só qual é a função do fisioterapeuta, mas as diversas possibilidades de atuação que esse profissional pode realizar!

O fisioterapeuta é um profissional essencial para a manutenção das funções motoras, sejam ela para atletas ou para idosos.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo