Quem pode dar aula de pilates? Tudo o que você precisa saber

Quem pode dar aula de pilates? Tudo o que você precisa saber

Se sua dúvida é sobre quem pode dar aula de pilates, você está no lugar certo para ter essa resposta!

Neste artigo, te esclarecemos esse questionamento e apresentamos quais as qualificações que um instrutor de pilates deve ter.

O que é o pilates? 

O pilates é uma modalidade de ginástica que une diversos exercícios, podendo ter várias finalidades com eles, como melhorar o condicionamento físico, definição muscular, emagrecer e até mesmo fazer uma reabilitação física.

Os exercícios de pilates podem ser aplicados em todos, desde crianças, adultos, gestantes, idosos e deficientes. Seus níveis, para todos os casos, vão do básico ao super avançado, visando sempre deixar o corpo de quem pratica mais saudável.

Como são realizados os exercícios de pilates?

Os exercícios de pilates são realizados de duas maneiras: no solo ou em aparelhos. O pilates solo também leva o nome de Mat Pilates. Nele, os exercícios usam mais o peso do corpo e a gravidade para serem executados.

Há também a inserção de acessórios nessa forma de praticar os movimentos do pilates, como bolas e faixas.

Já o pilates com aparelhos, como o próprio nome já sugere, faz com que os exercícios sejam realizados com equipamentos. Esses equipamentos, por sua vez, geralmente têm molas, como o Spine Corrector, Cadillac e a Wunda Chair.

A função desses aparelhos é regular a intensidade dos movimentos de cada exercício.

Quem pode dar aula de pilates?

Entender quem pode dar aula de pilates é fundamental para dar início às aulas com o profissional correto e preparado, afinal, exercícios mal feitos, passados por professores que não sabem dar orientações ou supervisionar, são perigosos para a saúde.

Então, tirando a dúvida principal sobre quem pode dar aula de pilates, esclarecemos que apenas dois profissionais têm autorização para ministrar aulas no Brasil, sendo eles o educador físico e o fisioterapeuta, ambos formados ou em período de formação.

Ressaltando que quando um profissional dessas duas áreas está em período de formação, ou seja, ainda é estudante, e decide ministrar aulas de pilates, deve fazer isso com a supervisão de um profissional formado

Isso porque, ele ainda não detém de todo o conhecimento que é preciso para aplicar as técnicas de pilates aos clientes – principalmente se o foco do pilates for reabilitação!

Para entender melhor a decisão de só profissionais de educação física e fisiterapeutas poderem dar aula de pilates, basta ter em mente que eles têm atribuições muito semelhantes em suas áreas de atuação, como:

  • Promover a saúde do paciente;
  • Melhorar o condicionamento físico;
  • Traçar um plano de reabilitação corporal;
  • Aperfeiçoar o condicionamento corporal.

A seguir, entenda melhor as responsabilidades de quem pode dar aula de pilates!

Profissionais de educação física

Segundo resolução, quando o profissional de educação física decide dar aulas de pilates, ele está apto a:

  • Avaliar, planejar, prescrever, ensinar, aplicar, orientar, controlar, supervisionar, coordenar e dirigir atividades de pilates;
  • Prestar serviços de consultoria, assessoria e auditoria na sua especialidade profissional;
  • Desenvolver pesquisa, investigação científica e tecnológica na sua especialidade;
  • Elaborar manuais técnicos e normas de orientação na sua especialidade profissional.

Fisioterapeutas

Já a resolução dos profissionais de fisioterapia determina que cabe a eles observar pontos como:

  • Que o método pilates é um recurso cinesioterapêutico e mecanoterapêutico que promove a educação e reeducação do movimento corporal;
  • Que o objetivo da utilização do método pilates, é a estabilização postural, melhoria da força muscular para desempenho das atividades de vida diária, mobilidade articular, equilíbrio corporal e harmonia das cadeias musculares;
  • Que a avaliação dos seus clientes/pacientes ocorrerá para eleger o melhor recurso do método pilates e propedêutica apropriada;
  • Que a avaliação, prescrição e a evolução da intervenção fisioterapêutica constarão em prontuário, cuja responsabilidade deverá ser assumida pelo fisioterapeuta.

E, é necessário uma especialização em pilates?

Sim, quem pode dar aula de pilates deve estar cursando ou já ter se formado em um curso de Formação em Pilates. Para os que estão fazendo o curso e já querem iniciar as aulas, a regra é a mesma citada anteriormente para os alunos da graduação que decidem ser instrutores: é preciso a supervisão de um profissional formado no curso.

Especialização de pilates

O curso de Formação em Pilates não exige que os profissionais de educação física ou fisioterapia já sejam graduados, logo, ele é um curso que pode ser feito durante a graduação e ainda irá valer como horas complementares.

Sua duração é de geralmente 120 horas, mas pode variar de acordo com a escola que oferta o curso. A grade dessa especialização aborda da teoria à prática do pilates. Entretanto, se o profissional optar por uma área específica do pilates, como suspensão ou pilates para gestantes, para dar aulas somente nestas modalidades, é preciso ir em busca de uma formação especial.

Ressaltando que uma formação específica em pilates só deve ser procurada após a finalização do curso de Formação em Pilates, pois ele é o primeiro passo para te manter por dentro dos pilares do pilates, assim como fazer o uso correto dos aparelhos e das técnicas, te capacitando como instrutor de pilates e lhe gerando um certificado que autoriza que a função seja exercida.

Onde fazer uma especialização em Pilates? 

Como dito anteriormente, quem pode dar aula de pilates são profissionais de educação física e fisioterapia, com formação em um curso de de formação em pilates. 

É com o curso de formalização de pilates que os profissionais irão se aprofundar nos métodos, aplicações, técnicas e aparelhos da modalidade, além de saberem como avaliar os alunos e entender quais são às suas necessidades com o pilates.

Ao fazer essa busca, procure por um curso completo, que te dê toda a base para ser um profissional exemplar de pilates. Atente-se a pontos como:

  • Grade curricular;
  • Quem são os professores;
  • Se os aparelhos e equipamentos em geral são de boa qualidade;
  • O que alunos e ex-alunos falam sobre o curso;
  • Como é a dinâmica das aulas.

Onde o profissional de pilates pode dar aula?

Quem pode dar aula de pilates tem permissão para atuar em estúdios de pilates, presentes em locais como:

– Condomínios fechados;

– Clubes; 

– Academias;

– Centros comerciais;

– Hotéis;

– Hospitais.

Claro que há também a oportunidade de você abrir seu próprio estúdio e ser dono de seu negócio, dando aulas e o gerenciando. Ao fazer sua especialização em pilates, atente-se a cursos que orientam como abrir seu próprio estúdio.

Para os interessados em seguir carreira, as aulas ou atendimentos de pilates geralmente tem duração de uma hora, contando com aproximadamente 4 alunos por turma, para que o instrutor consiga observar e atender todos. 

Independentemente de você escolher abrir seu próprio espaço de pilates ou dar aulas em locais já estabelecidos, você pode contar com o aplicativo da Wiki4fit para disponibilizar aos seus alunos os treinos, agendas e avaliações.

A regulamentação vigente sobre os profissionais de pilates 

Duas resoluções decretam que quem pode dar aula de pilates no Brasil são somente profissionais de fisioterapia e educação física. Aqui, explicamos melhor o que dizem essas resoluções e a quantas anda a regulamentação vigente sobre os profissionais de pilates. 

Regulamentação para profissionais de pilates

Começando pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), que em sua Resolução n° 386/2011, determina, no Artigo 1º, que o fisioterapeuta, ao exercer o método pilates, tem a competência de “prescrever, induzir o tratamento e avaliar o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos e/ou mecanoterapêutico.”

Já o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), em sua Resolução n° 338, esclarece que o pilates é uma modalidade e método de ginástica e, por ser assim utilizado, se constitui em campo de intervenção do Profissional de Educação Física.

A Resolução ainda determina que a atuação de profissionais de educação física no pilates, destina-se exclusivamente aos que tenham concluído o curso superior de Educação Física e que estejam devidamente registrados no Sistema CONFEF/CREFs.

Para os profissionais de educação física e fisioterapia que estão buscando uma plataforma para as suas aulas, a Wiki4Fit é a melhor opção.

Conclusão

Agora você já sabe quem pode dar aulas de pilates e o quanto é fundamental para a saúde dos alunos e pacientes que o profissional seja capacitado.

Compartilhe esse conteúdo com profissionais que desejam se especializar nesta ár

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo