Plano de aula de yoga para iniciantes: dicas para montar o seu

Plano de aula de yoga para iniciantes: dicas para montar o seu

Você é um professor que terminou sua formação, está com o certificado de conclusão do curso em mãos, pronto para ensinar técnicas de yoga a quem se interessar, mas ainda tem dúvidas sobre como montar um plano de aula de yoga para iniciantes?

Então aqui você encontrará um passo a passo de como estruturar suas aulas e as gerenciar de acordo com os pilares da yoga. Siga a leitura!

O que é Yoga?

A Yoga tem como base unir e reintegrar o corpo com a mente, levando equilíbrio a quem pratica e despertando a sensação de bem-estar por meio de seus exercícios que trabalham com a respiração, movimentos físicos, postura e meditação.

Seus benefícios vão desde a redução do estresse e alívio de dores, até o equilíbrio mental e aumento do hormônio GABA, nosso neurotransmissor que promove o relaxamento.

Como montar meu plano de aula de yoga para iniciantes?

Caso você seja instrutor e esteja a procura de uma base para montar seu plano de aula de yoga para iniciantes, nós apresentamos neste artigo uma sugestão de como ministrar suas sessões.

Mas antes de aderir totalmente ao modelo aqui publicado, nós ressaltamos que você não precisa ficar preso a ele. Seu plano de aula de yoga para iniciantes deve fazer sentido para você em primeiro lugar, levando em conta principalmente as particularidades de quem irá receber as sessões.

O recomendável é sempre começar com exercícios que trabalham o corpo e a mente de uma forma mais densa, caminhando para uma forma mais sútil. Confira abaixo o que inserir em seu plano:

1 – Conheça e sinta a energia dos seus alunos 

A yoga é uma atividade que recebe pessoas de todas as idades, gêneros e condições físicas. Isso significa que ao montar seu plano de aula de yoga para iniciantes, deve-se levar em consideração que você terá diversos perfis de alunos.

Então, para ajudar todos eles a atingirem o bem-estar físico e mental a cada aula, o primeiro passo é se conectar com os alunos, conhecendo e sentindo suas energias e passando uma boa imagem sua como profissional. Atente-se principalmente ao fato de que os novatos podem estar um pouco receosos e ansiosos quanto a prática do yoga, quem sabe até apreensivos por conta da flexibilidade de seus corpos.

Para tornar a energia do local mais amigável, deixe-os confortáveis, explique que errar numa aula de yoga para iniciantes é normal e que todos estão ali para aprender. Ao final de cada sessão, abra espaço para que eles falem sobre quais pontos gostaram ou não da aula, o que poderia melhorar, quais as maiores dificuldades e afins.

2 – Exercícios de aquecimento 

Ao pôr a mão na massa, inclua em seu plano de aula de yoga para iniciantes os exercícios de aquecimento. Trabalhe solturas articulares, alongamentos, exercícios que deem agilidade ao corpo e foque bastante na respiração, para que os alunos obtenham forças para o restante das atividades.

Inclua nesta parte do plano de aula de yoga para iniciantes movimentos circulares, alinhados com a respiração nasal ritmada e longa, inspirando e expirando devagar, com a cabeça primeiro em posição neutra e, aos poucos, sendo levada para a direita e a esquerda, conforme se inspira e expira.

Foque em aquecer partes do corpo que são muito usadas no yoga, como:

– Ombros;

– Pescoço;

– Mãos;

– Coluna;

– Quadril.

Como montar aula de yoga

3 – Exercícios de Respiração

Como você sabe, a respiração na yoga é sempre suave e quase sempre nasal. Inicie com uma respiração completa, para relaxar os alunos, os levando a respirar profundamente e devagar pelo nariz, para oxigenar e energizar o corpo, e exalando ainda mais devagar, também pelo nariz, liberando o ar e causando relaxamento.

Alguns exercícios de respiração que você pode acrescentar ao seu plano de aula de yoga para iniciantes são:

– Respiração diafragmática;

– Respiração de lábios franzidos;

– Respiração da abelha;

– Respiração alternada pela narina;

– Respiração ressonante.

4 – Exercícios de Postura

Um dos maiores benefícios da prática de yoga é diretamente na postura, deixando nossos corpos estruturados e prevenindo lesões, tensões e dores, então não deixe de fora de seu plano de aula de yoga para iniciantes os exercícios que focam nisso.

Alguns exercícios de postura que você pode incluir no plano de aula de yoga para iniciantes são:

– Tadasana, postura da montanha;

– Baddha Konasana, postura do trono;

– Uttanasana, postura da flexão para frente;

– Surya Namaskara, saudação ao sol;

– Garudasana, postura da águia;

– Trikonasana, postura do triângulo;

– Kapalabhati, respiração do fogo;

– Dhanurasana, postura do arco.

5 – Exercícios de Relaxamento 

Abrir espaço para exercícios de relaxamento no plano de aula de yoga para iniciantes é fundamental para equilibrar o sistema nervoso dos alunos, os permitindo aliviar tensões e se abrirem para a sensibilidade interior e exterior de corpo e mente.

Reforçando que exercícios de relaxamento também são ótimos aliados para acabar com tensões musculares e estados de estresse, ajudando a revigorar o corpo de quem os pratica, atuando diretamente em toda saúde física e mental. 

Para relaxar sua turma, tente exercícios como:

– Guerreiro I, guerreiro II e guerreiro III;

– Torção de tronco com a perna cruzada;

– Pernas na parede;

– Ponte.

Principais exercícios da yoga para iniciantes

Além das dicas sugeridas acima, separamos também outros exercícios muito comuns passados aos novatos, para incluir em seu plano de aula de yoga para iniciantes. Confira!

Cachorro olhando para baixo 

Também conhecido como Adho Mukha Svanasana, esse exercício faz o alongamento total do corpo.

Balancing Table

Esse é o exercício ideal para melhorar a coordenação e estabilidade do corpo de seus alunos, concentrando toda força no abdômen.

Postura do guerreiro I

A postura do guerreiro I trabalha as partes do corpo que precisam ser fortalecidas, relaxando pontos do corpo que sofrem tensões diariamente.

Exercícios de yoga para iniciantes

Postura do guerreiro II

A postura do guerreiro II foca no equilíbrio, dando estabilidade ao corpo e fortalecendo principalmente os tornozelos. Aqui, ensine os alunos a olharem sempre para um ponto firme, para se manterem em pé com mais facilidade.

Postura do gato e da vaca

Essa é uma ótima postura para aquecer a turma, beneficiando a coluna vertebral e o peito, aquecendo e fortalecendo os músculos, além de melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

A Wiki4Fit é a plataforma ideal para as suas aulas online. Acesse o nosso site.

Conclusão

Com o esquema apresentado aqui, você já tem o que é necessário para iniciar suas aulas de yoga para iniciantes, além de garantir acesso a um aplicativo confiável para disponibilizar aos seus alunos os treinos, agendas e avaliações.

Bons treinos!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo