Leia o rótulo

São poucas as pessoas que tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos, e nem todas compreendem o que cada item descrito significa. Ler o rótulo é essencial para saber dosar a quantidade de comida e nutrientes consumidos no dia. Antes de consumir os alimentos leia o rótulo.

Comece interpretando as porcentagens, siglas e números, por exemplo, você sabe o que significa %VD? Corresponde ao percentual de Valores Diários. Representa o quanto o produto apresenta de nutrientes, geralmente, em uma dieta de 2000 calorias. Mas você pode encontrar esse símbolo de forma diferente, como “60% do VD de sódio”, isto significa que aquele alimento contém 60% do sódio de consumo do dia.

Leia o rótulo e aprenda a interpretar

Porção: é a quantidade média que deve ser consumida daquele alimento.

valor energético: representa a energia que nosso corpo produz a partir do consumo da porção indicada anteriormente.

Kcal: Calorias

KJ: quilojoules, cada 1 kcal, corresponde a 4,2 KJ

Carboidratos: Fornece energia para o corpo, está presente nos açúcares, farinhas, massas etc. O que não é utilizado pelo corpo fica estocado como gordura.

Proteínas: São importantes auxiliares que conservam tecidos, células e órgãos. Nutriente de estrema importância para o corpo.

Gorduras totais: também fontes de energia, somam todas as gorduras contidas no alimento como as saturadas, poli-insaturadas, monoinsaturadas e trans.

Fibras alimentares: essencial para o bom funcionamento do intestino e auxilia no controle da absorção do colesterol e açúcar.

Sódio: A fonte deste nutriente é o sal, que deve ser sempre bem controlado, pois em excesso pode desencadear sérios problemas de saúde.

Busque saber mais sobre os nutrientes alimentares que compõe suas refeições e saiba a quantidade que você consome.

 

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