Como fazer consultoria online de Personal Trainer

Como fazer consultoria online de Personal Trainer

Se você precisa saber como fazer uma consultoria online de Personal Trainer, chegou ao lugar certo, pois, através de alguns passos vamos te mostrar como fazer.

No início da pandemia do Covid-19, os profissionais precisaram se adaptar ao cenário online, ministrando treinos de forma remota. Mesmo com a volta do formato presencial, esse mercado continua crescendo, pois existe a busca por parte de muitas pessoas, e também por parte dos profissionais, que querem as vantagens dessa forma de trabalho.

Por isso, siga lendo e saiba o que é a consultoria online, quais as suas vantagens e como fazer consultoria online de Personal Trainer.

O que é uma consultoria online de personal trainer?

Uma consultoria é um trabalho de atendimento individualizado do profissional para com o seu cliente, aluno ou paciente. No caso do personal trainer, é o atendimento voltado ao treino e execução de exercícios físicos de forma individualizada. 

O personal orienta e acompanha exclusivamente aquele aluno durante o seu treino. E para isso cobra de forma diferenciada pelo seu trabalho, já que está dando atenção especial aquela pessoa.

Na modalidade online, é a mesma coisa, mas de forma remota. Claro que com algumas peculiaridades e adaptações. O treino é orientado e acompanhado pelo profissional através de plataformas que permitam esse contato. Alguns personais utilizam plataformas como Google Meet ou Zoom, mas existem outras pensadas especialmente para isso.

Quais as vantagens de uma consultoria online?

Se você é personal, e já realiza consultorias de forma presencial, pode começar a cogitar a migração para a modalidade online, pois ela traz inúmeras vantagens.

Imagine que você tem um número X de alunos diariamente. Atende eles em locais diferentes, precisando se deslocar de um lugar para outro a cada aluno que vai atender. E você precisa estar com eles do início ao fim do treino. Quanto tempo isso vai consumir do seu dia? Bastante!

A realização de consultoria online não leva a perda da qualidade do seu trabalho. Você pode manter o mesmo padrão de qualidade, isso vai depender somente de você e da plataforma que escolher para uso. Também não implica na perda de alunos, pois muitas pessoas já estão habituadas com o formato remoto.

A consultoria online traz:

  • Comodidade para você como profissional;
  • Comodidade para o seu aluno;
  • Mais chances de você atrair novos clientes, já que elimina as barreiras geográficas;
  • Possibilidade de atender um número maior de clientes em menos tempo;
  • Otimização de tempo diário
  • Menos gastos com deslocamento

Como fazer consultoria online de personal trainer?

Se você já faz consultoria presencial, já sabe alguns passos de como fazer uma consultoria online de personal trainer. Pois o que vai acontecer são alguns ajustes no desenvolvimento das atividades. Siga lendo para descobrir os passos a serem seguidos!

Conheça o público que deseja atender

Esse é o primeiro passo no desenvolvimento da consultoria online! Conhecer o público que deseja atrair também faz parte do seu trabalho. Embora o público que gosta do ensino remoto possa ser semelhante ao presencial, não significa que seja o mesmo. 

Então, conheça para poder atrair! Assim, você pode voltar às suas redes sociais para esse público também. Podendo ainda ter a sua própria página de vendas (a Wiki4Fit dispõe dessa funcionalidade).

Feche planos e valores

Depois de atrair alunos para sua consultoria online, apresente a eles os planos e os valores para o atendimento. Previamente você cria os planos e até pacotes.

Leia o nosso post sobre Como montar uma tabela de preços de personal trainer, onde apresentamos os fatores a considerar para definir seu valor.

Avaliação do aluno

É hora de avaliar o aluno! Como em uma consultoria presencial, você vai precisar fazer a anamnese, reunindo o maior número de informações possíveis sobre o aluno e conversando com ele sobre os objetivos e metas. 

Também converse sobre o que você pode oferecer. Seja honesto na hora de dizer o que pode entregar, e o que não está nas suas capacidades.

Esse momento de avaliação pode ser online ou até presencial, se for possível. Mas deixando claro que os demais encontros da consultoria serão online. Mas se o seu intuito é deixar tudo 100% online, é bom começar até mesmo pela avaliação.

Prescrição e acompanhamento dos exercícios

O próximo passo é a prescrição e acompanhamento de exercícios, e é onde você precisa ter bastante atenção, por ser uma etapa fundamental da consultoria.

O formato online requer que você explique bem cada exercício, a carga e intensidade, para que o aluno os execute bem. Uma boa explicação vai ajudar a suprir a sua ausência física no local do treino.

Mesmo com a explicação ainda pode acontecer de alunos não conseguirem executar bem o exercício, é aí que entra o seu bom acompanhamento como profissional. Observando bem a execução, fazendo apontamentos e corrigindo sempre que vir algo sendo feito de forma errada.

O que vai te ajudar a realizar a consultoria com uma alta performance é o uso de uma plataforma profissional. Porque é possível disponibilizar vídeos dos exercícios, gravados por você mesmo ou da biblioteca da plataforma. Assim, o seu aluno terá sempre menos dúvidas quanto à execução.

Utilize as ferramentas certas

Essa é a dica de ouro de como fazer consultoria online de personal trainer! Porque escolher as ferramentas certas vai trazer mais qualidade para o seu trabalho e para o treino do aluno. 

Você, personal, pode buscar um aplicativo específico para consultoria online. Pois plataformas de vídeo chamadas ajudam, mas não tem as mesmas funcionalidades disponíveis em uma plataforma profissional específica. Que traz a qualidade desde o contato inicial com o seu aluno até o recebimento do pagamento.

Utilizando esse tipo de ferramenta você pode captar novos alunos através de uma página profissional na internet. Pode manter uma ficha atualizada de cada aluno, tendo sempre em mãos as informações deles. 

É possível ainda reduzir as dúvidas na execução de exercícios nos treinos, através de vídeos que mostram como devem ser executados. A plataforma ainda auxilia na sua comunicação com os alunos através de chat e outros meios.

Uma outra vantagem é a imagem de profissionalismo que você vai passar para as pessoas, dispondo de um aplicativo exclusivo.

Utilizar as ferramentas certas faz toda a diferença. E tem um custo super baixo!

Ofereça suporte

Seja sempre solicito! Em uma consultoria online, você precisa estar sempre disposto a dar suporte aos seus alunos. Assim eles não se sentem distantes demais e nem acabam achando que estão tendo pouca atenção.

Essa distância pode ser sentida por pessoas que escolhem fazer algumas aulas sozinhas, acompanhando apenas a prescrição de treino e vídeos dos exercícios. É normal, mas você pode suprir isso ao manter uma comunicação assídua de suporte.

Conclusão

Não existem mistérios na execução de uma consultoria online! Se você já está habituado a realizar consultoria em formato presencial, precisará fazer apenas alguns ajustes e investir em uma plataforma específica de consultoria, como Wiki4Fit.

O formato online passou a ser fortemente utilizado no início da pandemia do COVID-19, mas continua sendo bastante procurado pelas pessoas, pela própria mudança de hábitos. Então, você precisa modernizar a sua forma de trabalhar, com profissionalismo, atraindo mais clientes, trazendo comodidade para os seus alunos, além de otimizar o seu tempo.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como fazer consultoria online de Personal Trainer, mas se ainda precisa continuar lendo sobre o assunto, veja também o nosso artigo: Personal Trainer Online: Entenda como funciona a consultoria.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo