Como organizar a rotina no início do ano: 10 ações indispensáveis para o Personal Trainer

Como organizar a rotina no início do ano: 10 ações indispensáveis para o Personal Trainer

Como organizar a rotina no início do ano? Todo profissional passa pela dificuldade de conseguir organizar a rotina de trabalho quando o ano se inicia, com você não deve ser diferente.

É normal entrar no mês de janeiro já atordoado com o movimento que é causado pelas festividades de dezembro. E ainda esbarrar na velha pergunta: “O que eu faço agora que o ano começou?”

Pensando nisso, listamos ações indispensáveis para você, um profissional Personal Trainer,  saber como organizar a rotina no início do ano. Sem rodeios, este conteúdo vai te servir de guia para não estagnar no começo do ano.

10 ações para organizar a rotina no início do ano

Vamos organizar o seu ano com algumas ações essenciais? Listamos todas para você começar 2024 com tudo!

1 – Planejamento de metas profissionais

Estabelecer metas profissionais é crucial para orientar o seu crescimento e desenvolvimento como personal trainer ao longo do ano. Aqui estão algumas estratégias para um eficaz planejamento de metas para você usar em janeiro:

  • Analise o seu desempenho do ano anterior e identifique áreas de sucesso e oportunidades de melhoria.
  • Estabeleça metas realistas e mensuráveis para o crescimento da sua clientela, aumento da receita ou expansão de serviços.
  • Divida metas maiores em marcos menores e específicos ao longo do ano.
  • Considere explorar nichos específicos dentro do mercado.
  • Planeje participar de cursos, workshops ou conferências ao longo do ano para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
  • Colabore com nutricionistas, fisioterapeutas ou especialistas em saúde mental para oferecer um serviço mais abrangente.
  • Identifique recursos necessários para atingir suas metas, como novos equipamentos, software de gestão ou marketing.

2 – Revisão e atualização de Currículo e certificações

Não tem como evitar, janeiro é mês de organizar o seu currículo. E quando falamos em currículo, entenda como a sua apresentação profissional, não apenas aquele documento com as suas experiências profissionais.

A apresentação profissional pode ser o seu site que contém sua história, método utilizado e projetos bem sucedidos. Também pode ser o seu portfólio para apresentação em alguma vaga de emprego. Também pode ser o bom e velho documento com suas experiências profissionais. Tudo depende das suas intenções para o ano.

3 – Organização da agenda e horários

Como organizar a rotina no início do ano sem organizar os horários da agenda? Este é um passo essencial. Você precisa organizar os horários dos alunos atuais, levando em consideração o tempo que você deseja dedicar aos treinos.

Pense quais dias vai fazer presenciais, quais dias vai usar aulas gravadas e quais serão ao vivo à distância.

Personais que utilizam plataforma de gestão de treino como o Wiki4fit conseguem otimizar o tempo gasto com organização e prescrições de treinos, avaliações dos alunos, entre outros. 

4 – Atualização tecnológica e ferramentas de trabalho

Manter-se atualizado com as últimas tecnologias e incorporar ferramentas eficazes é vital para o sucesso do personal trainer. Então é hora de avaliar as tecnologias que o seu setor oferece, que facilitam a sua rotina de trabalho.

Explore e integre aplicativos de treino inovadores que possam oferecer uma experiência personalizada aos seus clientes. Esses aplicativos, como o Wiki4fit, podem incluir diversos recursos como rastreamento de progresso, vídeos de exercícios, interação em tempo real, controle da agenda dos alunos e feed de notícias para os alunos, e muito mais.

5 – Marketing pessoal e promoções

Não tem como organizar a rotina no início de ano sem passar pelo planejamento de marketing e promoções. Considere já pensar em ações para atrair alunos para o começo do ano, bem como para os demais meses.

Você pode listar, ainda em janeiro, quais as ações que você deseja realizar em cada um dos meses do ano, considerando a sazonalidade.

Considere algumas coisas fundamentais como:

  • Aprimorar sua presença online através de um website profissional, blog ou redes sociais.
  • Utilizar plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn para compartilhar conteúdo relevante, depoimentos de clientes e informações sobre seus serviços.
  • Fazer calendário de ações promocionais.
  • Cuidar da imagem pessoal.
  • Marcar presença em eventos fitness locais, feiras de saúde ou corridas.
  • Implemente um programa de indicação, oferecendo descontos ou sessões gratuitas para clientes que trouxerem novos alunos.
  • Crie desafios de fitness específicos ou programas sazonais para atrair novos alunos.

6 – Avaliação e renovação do material de treino

Esse tópico vale tanto para atendimentos presenciais quanto online. A renovação do material de trabalho pode englobar: comprar novos equipamentos de treinos, como maquinário, fitas, elásticos, entre outros. 

Mas também está relacionado a renovação de aplicativos, de pacotes de plataformas e ferramentas tecnológicas que te auxiliem na rotina de trabalho. A melhor coisa é já começar janeiro colocando tudo em dia para ficar tranquilo durante o resto do ano. 

Você e os seus alunos merecem mais qualidade neste ano!

7 – Saúde e bem-estar pessoal

Você trabalha com o bem-estar das pessoas, então não pode deixar de começar o ano priorizando também a si próprio, incorporando práticas de autocuidado na rotina. Manter o equilíbrio emocional é uma excelente forma de ter um bom desempenho profissional no ano.

8 –  Networking  parcerias

Início de ano é hora de você buscar firmar novas parcerias de sucesso para o ano, assim como fortalecer as antigas que trouxeram bons resultados. Não tem como negar que manter um bom networking pode ajudar bastante a fortalecer a sua imagem e alcançar novos clientes.

Que tal fazer isso?

  • Listar as parcerias firmadas no ano anterior
  • Avaliar o que foi positivo e o que foi negativo
  • Quais as parcerias mais deram resultado
  • Por que essas parcerias deram certo ou deram errado
  • Quais seriam viáveis manter e quais não vale a pena
  • Quais empresas ou profissionais você gostaria e deveria firmar parcerias
  • Quais empresas ou profissionais você deve abordar e quando 
  • Quais as propostas vai oferecer a cada uma delas

9 – Educação continuada e novas tendências

Um bom profissional nunca para de estudar, está em constante formação. Não necessariamente formações acadêmicas, mas está sempre buscando cursos livres, leituras de livros da sua área de atuação, podcasts informativos do mercado, entre outros.

E claro, está sempre antenado para perceber as mudanças do mercado e em busca daquilo que é tendência. Nunca faz mal que você esteja bem informado e buscando conhecer mais o mercado que atua.

Então considere listar no mês de janeiro:

  • Cursos que você gostaria de fazer;
  • Livros que precisa ler;
  • Áreas de conhecimento que você precisa dominar;
  • Páginas que deve acompanhar;
  • Podcasts que poderia ouvir nas suas horas vagas ou até enquanto trabalha;
  • Entre outros.

10 – Feedback dos alunos e ajustes necessários

A última ação da nossa lista de como organizar a rotina no início do ano é o Feedback dos alunos. Sim, você precisa coletar feedbacks e utilizá-los para realizar melhorias contínuas, fazendo ajustes necessários. 

Acolha a opinião dos seus alunos e parceiros. Isso pode ser na prescrição dos seus treinos, na forma como se comunica, nos materiais que usa, na forma como trata os seus alunos, entre tantas outras coisas.

Como organizar a rotina de início de ano com o Wiki4fit

O Wiki4fit é um aplicativo de gestão de treinos, voltado para Personais trainers e outros profissionais como fisioterapeutas, professores de dança, professores de luta, entre outros.

Com o nosso app você consegue administrar as suas aulas presenciais com maior qualidade e pode criar uma consultoria online utilizando o app como área do aluno. 

O app tem toda a parte de gestão para você, como profissional, gerir a sua rotina de trabalho, receber pagamentos, fazer avaliações físicas, prescrever treinos para os alunos, disponibilizar vídeos da nossa biblioteca com execução de exercícios.

Além de permitir que você faça uplowd de vídeps próprios para disponibilizar para os alunos, realize aulas ao vivo pelo próprio app, envie notificações e mensagens, além de emails. Tudo utilizando a plataforma.

E quanto aos alunos, têm sua área própria,com acesso aos treinos que você prescreveu, agenda, feed de notícias, chat, espaço de avaliação de treinos e outros.

Teste gratuitamente o nosso app clicando aqui e conheça como é bom usar o Wiki4fit como forma de organizar a rotina no início do ano.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo