Qualidade de vida e treinos online: entenda os benefícios

Qualidade de vida e treinos online: entenda os benefícios

Qualidade de vida e treinos online andam lado a lado. Você deve saber que a prática de exercícios físicos regulares é um pilar fundamental para a qualidade de vida, contribuindo para a saúde cardiovascular, fortalecimento muscular, controle de peso, aumento da resistência, além de ajudar na cura de doenças emocionais. 

Com os treinos online, os alunos podem desfrutar da liberdade de escolher horários que se encaixem em suas rotinas diárias, evitando o estresse e o tempo gasto em deslocamentos até academias ou estúdios.

Ao aderir aos treinos online, as pessoas têm a chance de promover a qualidade de vida de maneira versátil e adaptável às suas realidades, proporcionando resultados positivos para a saúde física e emocional. 

Através desse formato de treinos, pessoas podem cultivar hábitos saudáveis de forma consistente, nas suas rotinas, o que pode influenciar positivamente outros aspectos da vida cotidiana, como a alimentação, o sono e a saúde mental. 

Siga lendo para conhecer mais sobre a relação entre a qualidade de vida e treinos online, quais os benefícios trazidos e muito mais.

A relação entre qualidade de vida e treinos online

A qualidade de vida e os treinos online estão intrinsecamente conectados, pois os treinos oferecem benefícios significativos para as pessoas que buscam uma abordagem mais flexível para melhorar seu bem-estar físico e mental.

Não há como negar que os treinos prescritos de forma virtual promovem a qualidade de vida de quem têm um estilo de vida agitado, com horários apertados e muitas responsabilidades, e veem nos treinos online uma solução flexível para encaixar o exercício em suas rotinas diárias.

Promovem a qualidade de vida também para alunos que vivem em áreas onde há poucas opções de academias ou estúdios próximos, e podem recorrer aos treinos online para acessar treinos de qualidade sem precisar se deslocar.

Além de favorecer pessoas que preferem treinar de forma independente, sem depender de horários fixos de Personais presenciais. São pessoas que querem sim os benefícios do exercício físico com o acompanhamento de um profissional, mas de forma mais fluída. 

Você percebe como a qualidade de vida e os treinos online estão interligados?

Quais os benefícios do treino online?

Já deu para perceber que há bastante benefício na prática de treinos online, que eles promovem a qualidade de vida de muitas pessoas. Mas, listamos para você quais são os maiores dentre eles.

Flexibilidade de horários

Note que com o treino online é possível escolher o horário mais conveniente para se exercitar. Isso é especialmente útil para quem tem uma agenda ocupada ou precisa conciliar o treinamento com outras atividades diárias.

Economia de tempo e dinheiro

Saiba que, em alguns casos, ao treinar online, não se torna necessário se deslocar até uma academia ou estúdio. O que traz uma economia de tempo e dinheiro em trajetos. 

Claro que alguns alunos preferem estar em uma academia, mas utilizando o recurso do online. Como assim? Eles, ao invés de usar o treino prescrito de forma online para treinar em casa, por exemplo, escolhem utilizar a prescrição dentro de uma academia. O que é bem comum.

Treino personalizado

Saiba que não é apenas no formato presencial que os treinos podem ser personalizados. No formato online também pode acontecer assim. Muitos Personais trabalham com consultorias online, prescrevendo treinos online de forma personalizada para os seus alunos. Garantindo também um treinamento adequado e eficiente.

Conveniência e conforto

Treinar em casa, na academia ou em qualquer lugar com acesso à internet oferece um ambiente confortável e familiar para se exercitar. Pois o aluno está livre para escolher onde deseja treinar, sem limites. Isso pode aumentar a motivação e o comprometimento com o treinamento.

Promoção da saúde mental

O exercício físico regular, mesmo realizado em casa, pode trazer benefícios significativos para a saúde mental, reduzindo o estresse, a ansiedade e melhorando o humor.

Liberdade geográfica

A liberdade geográfica e a flexibilidade proporcionada pelos treinos online tornam a busca por um estilo de vida saudável mais acessível e empoderam as pessoas a alcançarem o bem-estar e qualidade de vida em qualquer lugar e a qualquer momento.

Mitos sobre qualidade de vida e treinos online

Você certamente já ouviu alguns mitos sobre treinos online e qualidade de vida, e sem saber que eram meros mitos, até acreditou em alguns deles. Mas listamos alguns dos principais para você nunca mais cair nessa.

Menos efetivos que treinos presenciais

Muitas pessoas acreditam que os treinos online não são tão eficazes quanto os treinos presenciais. No entanto, treinos online bem estruturados e ministrados por profissionais qualificados são tão eficientes quanto os treinos presenciais.

Mas, assim como um treino presencial, precisam ser adaptados às necessidades e objetivos individuais de cada pessoa.

O que faz um treino ser efetivo não é o formato presencial ou online, mas a qualificação do profissional escolhido para ministrar os treinos, e o foco e determinação do aluno que realiza.

Não tem acompanhamento de um profissional e suporte

Alguns acreditam que os treinos online não oferecem acompanhamento personalizado, o que poderia levar a exercícios incorretos e riscos de lesões. Isso pode até acontecer, mas quando o aluno resolve treinar por conta própria, buscando vídeos na internet, sem acompanhamento de um profissional.

No entanto, se o aluno buscar um verdadeiro profissional, que atenda no formato de treinos online utilizando uma plataforma especializada, é possível ter feedback constante por meio de chats, e-mails e aulas ao vivo, permitindo que os instrutores monitorem o progresso dos alunos e corrijam eventuais erros.

É um treino genérico

Como bem dissemos anteriormente, o treino online pode ser personalizado para atender os objetivos, necessidades e condicionamento físico de cada pessoa. Basta que o aluno escolha um profissional para atendê-lo virtualmente. Assim ele terá sempre treinos adequados a sua necessidade.

Então, dizer que o treino online é genérico, sem personalização, é um mito dos grandes. E você não deve acreditar nisso!

São apenas para iniciantes

Algumas pessoas acreditam que os treinos online são voltados apenas para iniciantes ou pessoas com níveis mais baixos de condicionamento físico. 

No entanto, existem treinos online adequados para todas as habilidades, desde iniciantes até atletas avançados, e podem ser ajustados de acordo com o nível de cada indivíduo.

Exigem equipamentos caros

Há quem pense que os treinos online exigem equipamentos caros e complicados. Na realidade, muitos treinos online podem ser realizados apenas com o peso corporal ou com equipamentos simples e acessíveis, como halteres, elásticos e bolas. 

E quando o aluno decide realizar o treino online com equipamentos mais rebuscados e caros, ele pode treinar dentro de uma academia ou estúdio, utilizando a própria infraestrutura do lugar. Lembre-se que treinos online podem ser realizados em qualquer lugar, inclusive na academia.

Faltam interação social

Algumas pessoas acreditam que os treinos online são solitários e não oferecem a oportunidade de interação social que os treinos presenciais proporcionam. No entanto, alguns Personais criam comunidades virtuais ativas onde os alunos podem se conectar, compartilhar experiências e se motivar mutuamente.

Como a Wiki4fit pode te ajudar com os treinos online?

Somos uma plataforma especializada em treinos online. Os profissionais utilizam o nosso aplicativo para prescrever treinos à distância aos seus alunos, com profissionalismo. E proporcionam a eles um espaço virtual de qualidade.

Então, se você é um Personal Trainer ou profissional que realiza aulas online, pode começar a usar o app para isso, basta solicitar o seu teste grátis aqui. Mas se você é um aluno, pode indicar o nosso app ao profissional que te acompanha.

E para leituras como esta, siga navegando no nosso blog.

Marina Petrovichh

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo