Musculação ou cárdio: Como escolher o que treinar?

Musculação ou cárdio: Como escolher o que treinar?

Musculação ou cárdio? Muitas pessoas ficam em dúvida entre os dois. Elas não sabem como escolher o que treinar para atender os seus objetivos individuais. E só um profissional pode ajudar a identificar qual o melhor exercício a ser realizado.

O exercício cardiovascular, ou apenas “cárdio” como é mais conhecido, é o conjunto de exercícios que trabalham grandes grupos musculares ao mesmo tempo e demandam oxigênio por mais tempo aos músculos.

E geralmente são realizados com o próprio peso do indivíduo. Sendo considerados cárdio os exercícios aeróbicos, corrida, caminhada, pedalada, entre outros.

Enquanto a musculação está mais focada no ganho de massa muscular. É realizada com uso de carga, em intensidades diferentes, movimentos diferentes, exercitando cada músculo de forma isolada ou um determinado grupo de músculos por vez.

Então, neste conteúdo, embora a gente se dirija diretamente ao profissional Personal Trainer, se você é aluno, este material também será capaz de te ajudar a identificar qual o exercício ideal para cada situação e objetivo.

Então, vamos ao conteúdo? Siga lendo!

Quais os benefícios da musculação?

Personal, a musculação oferece uma série de benefícios para os seus alunos, independentemente do seu nível de condicionamento físico ou idade deles

Claro que existem alguns pontos de atenção, como lesões, doenças crônicas e limitações físicas de cada aluno, que interferem na estruturação do programa de treinos de cada um e exige que você faça uma certa adaptação em determinados exercícios e intensidade.

Mas vamos aos benefícios da prática da musculação, pois ajudará a definir se o ideal para o aluno é musculação ou cárdio.

1 – Aumento da força muscular

A musculação é uma forma eficaz de aumentar a força muscular, ajudando os seus alunos a realizar atividades diárias com mais facilidade e reduzindo o risco de lesões. Isso acontece, porque o uso de cargas nos exercícios fortalecem os músculos de forma gradativa.

2 – Hipertrofia muscular

O treinamento de musculação com o seu aluno vai promover o crescimento dos músculos, resultando em maior definição e aumento da massa muscular. Então, se o objetivo do aluno é ganhar massa e definir músculos, a musculação é a prática ideal para ele.

3 – Melhora da composição corporal

A musculação ajuda a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa magra dos seus alunos, contribuindo para uma melhor composição corporal e aparência física. 

É muito comum que os alunos de musculação logo se sintam mais confortáveis e satisfeitos com sua aparência, pois é uma prática que logo apresenta resultados nos traços do corpo.

4 – Acelera o metabolismo do seu aluno

O aumento da massa muscular, devido à musculação, acelera o metabolismo. Isso pode ajudar na queima de calorias mesmo quando o seu aluno está no momento de repouso.

5 – Fortalecimento dos ossos e melhora da postura

A musculação é benéfica em diversos aspectos, inclusive para a saúde óssea e melhora da postura do seu aluno. Ela previne ou reduz a perda óssea associada ao envelhecimento. E ao fortalecer os músculos das costas e do core, a musculação pode melhorar a postura e reduzir dores relacionadas à má postura.

6 – Prevenção de lesões

O fortalecimento muscular e a estabilização das articulações na musculação, podem ajudar a prevenir lesões em outras atividades físicas e na vida diária dos seus alunos.

Quais os benefícios do exercício cardiovascular?

O exercício cardiovascular oferece uma série de benefícios para os seus alunos em diversas áreas da saúde e do bem-estar. Então, vamos ver quais são esses benefícios para te ajudar a decidir entre treino de musculação ou cárdio para o seu aluno.

1 – Melhora da saúde cardiovascular

O exercício cardiovascular fortalece o coração e os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e doenças cardíacas. Esse é sem dúvidas o principal benefício do cárdio. Você concorda?

2 – Aumento da capacidade pulmonar

Os exercícios cardiovasculares ajudam a fortalecer os músculos respiratórios e aumentar a capacidade pulmonar, o que melhora a eficiência do sistema respiratório das pessoas que o praticam.

3 – Redução do colesterol e triglicerídeos

A prática regular de exercícios cardiovasculares pode ajudar a aumentar os níveis de colesterol “bom” (HDL) e diminuir os níveis de triglicerídeos, contribuindo para a saúde cardiovascular dos seus alunos.

4 – Controle do peso com cárdio

O exercício cardiovascular é uma forma eficaz de queimar calorias. Por isso, muitas pessoas que estão sobrepeso buscam exercícios de cárdio para auxiliar na perda de peso e no controle do peso corporal. Se esse é o objetivo do seu aluno, o cárdio é muito indicado.

Musculação e cárdio: Quais os benefícios em comum?

Embora a musculação não seja uma forma tradicional de exercício cardiovascular, ela pode ajudar a melhorar a saúde do coração e a circulação sanguínea. Então, podemos considerar que este é um benefício em comum entre os dois exercícios.

É possível notar, em ambos, o aumento da resistência do aluno. Pois a prática de exercícios melhoram a capacidade do corpo de usar oxigênio, aumentando a resistência física e a capacidade de realizar atividades por períodos mais longos.

Ambos os exercícios liberam endorfina, neurotransmissor associado ao bem-estar e à redução do estresse, o que contribui para melhorar o humor e aliviar a ansiedade e a depressão também.

Temos ainda o aumento da autoestima, pois a melhoria da aparência física e a conquista de metas de força e resistência podem aumentar a autoestima e a confiança dos alunos.

E por fim, a melhoria do sono. Pois musculação e cárdio podem contribuir para um sono de melhor qualidade, auxiliando na regulação dos padrões de sono.

Musculação e cárdio juntos, como prescrever?

Você pode prescrever para o seu aluno um programa que combine musculação e exercícios cardiovasculares. Essa é uma abordagem eficaz para proporcionar um treinamento completo e abrangente aos alunos.

Se você percebe que tanto a musculação quanto o treino cardiovascular são eficazes para que o aluno alcance seus objetivos particulares, não há motivos para não usar ambos nos treinos.

E existem três principais formas de fazer isso: A primeira é unir ambos em um único treino, colocando o cárdio antes da musculação para aquecer, ou após a musculação para que o aluno não se sinta fadigado por causa do cárdio.

Uma segunda forma é ainda unir os dois no mesmo treino, mas ir dosando o cárdio ao longo dos exercícios de musculação. Intercalando entre uma série ou outra de musculação exercícios cardiovasculares.

E por fim, a terceira opção é a alternância de dias. Neste caso você pode optar por separar os treinos em dias diferentes, por exemplo, musculação em dias específicos e exercícios cardiovasculares em outros dias da semana.

E então, o que achou das dicas para escolha entre musculação ou cárdio?

Se gostou deste conteúdo, vai gostar de muitos outros que temos no nosso blog. Siga navegando para mais conteúdos como este.

Marina Petrovichh

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo