Treino para iniciantes: 5 erros que você não deve cometer

Treino para iniciantes: 5 erros que você não deve cometer

Você está montando um treino para iniciantes e não quer errar na prescrição? Neste conteúdo vamos te apresentar 5 erros que você não deve cometer.

É comum que Personais recebam com frequência alunos que estão iniciando na vida fitness e, por isso, não tem conhecimento sobre os exercícios e possuem baixo condicionamento físico. Então, o profissional é responsável por proporcionar aos alunos os benefícios da musculação, de forma responsável.

Então, se você é um Personal Trainer e deseja saber mais sobre treino para iniciantes, evitando cometer erros, siga lendo este conteúdo e veja os 5 erros que listamos.

1 – Não fazer uma avaliação inicial

Antes de iniciar qualquer programa de treinamento, é fundamental que você realize uma avaliação inicial do aluno. Isso inclui verificar sua saúde geral, histórico de lesões, nível de condicionamento físico, objetivos e quaisquer restrições ou limitações. 

Isso ajudará a personalizar o treino de acordo com as necessidades e capacidades individuais do aluno.

Considere, principalmente, na avaliação inicial:

  • Histórico médico: Pergunte ao aluno sobre seu histórico médico, incluindo lesões passadas, cirurgias, problemas de saúde crônicos que possam afetar o treinamento;
  • Objetivos e expectativas: Discuta com o aluno quais são seus objetivos e quais expectativas ele tem em relação ao treinamento;
  • Nível de condicionamento físico: Avalie o nível atual de condicionamento físico do aluno. Isso pode incluir testes básicos, como medição de peso, altura, índice de massa corporal (IMC).

2 – Dar instruções sem realizar demonstrações dos movimentos

Ao passar os exercícios, é essencial que você forneça instruções claras e detalhadas sobre a técnica correta de execução. Demonstre os movimentos e forneça orientações verbais e visuais para garantir que o aluno entenda como realizar cada exercício corretamente.

Este é um ato simples que faz toda diferença para o aluno realizar corretamente o exercício.

3 – Não acompanhar a execução dos movimentos

Após dar as instruções sobre a realização do movimento de determinado exercício e fazer a demonstração de como deve ser realizado, é fundamental acompanhar a primeira execução do aluno.

É comum o aluno ouvir a orientação, observar a sua execução, mas errar na hora de realizar o movimento. Por isso, você deve esperar até que o aluno realize a primeira série, orientando e corrigindo o movimento.

4 – Montar uma ficha de treino inadequada

Um outro erro cometido por alguns Personais é montar uma ficha de treino inadequada ao aluno iniciante, com número de exercícios, número de séries, carga e intervalo inadequados. Para você não cometer o mesmo erro, listamos orientações baseadas na nossa experiência. 

Número de exercícios

É fácil errar na prescrição do número de exercícios em um treino para iniciantes. É que alguns Personais podem acabar exagerando ou deixando o treino leve demais. Então, é preciso estar atento ao tamanho do músculo e a divisão do treino, para saber qual número de exercícios prescrever.

Geralmente, em treino para iniciantes, utiliza-se 2 ou 3 exercícios por grupos musculares, mas isso quando falamos de músculos menores, como ombro, tríceps, entre outros. Músculos maiores como quadríceps, por exemplo, se utilizam mais exercícios em um único treino, mesmo para iniciantes.

Número de séries

O número de séries pode variar muito, no entanto, essa variação é mais comum à medida que o treino vai evoluindo. No treino para iniciantes, o ideal é que você prescreva 3 séries de cada exercício.

Quando você prescreve a partir de 4 séries, o treino já pode se tornar muito pesado para o aluno iniciante, tornando o treinamento improdutivo. Isso porque o aluno pode gastar muita energia nos primeiros exercícios, perdendo a força do meio para o fim do treino.

Intervalo entre séries

Quando um aluno é iniciante, ele precisa que você o oriente também sobre o intervalo que deve ser feito entre séries. Geralmente, o intervalo pode variar entre 60 e 90 segundos entre cada série. 

No entanto, esse tempo pode variar de acordo com a carga e com a adaptação do aluno ao exercícios que está realizando. Algumas pessoas podem precisar de um pouco mais de tempo para se recuperar e retomar a realização do exercício.

Carga nos exercícios

Utilizar altas cargas para treinos iniciantes é um erro, pois nas primeiras semanas o aluno está se habituando ao ritmo de treino e aos movimentos executados. Quando você coloca uma alta carga, atrapalha o bom desenvolvimento do aluno e execução dos movimentos com amplitude.

5 – Não respeitar o nível de exercício do seu aluno

Respeitar o nível de exercício dos alunos é fundamental em qualquer fase dos treinos, mas principalmente quando o aluno ainda é um iniciante. Pois ele ainda não está habituado ao treinamento, a execução dos movimentos, nem a realização de movimentos com cargas.

Para alunos iniciantes, é importante que você inicie com exercícios mais simples e de baixa intensidade, permitindo que o corpo se adapte gradualmente ao treinamento. Conforme o aluno ganha força e confiança, os exercícios podem ser progressivamente mais desafiadores.

Então, é seu dever como profissional entender qual o nível que o aluno está e passar um treino adequado a este nível.

Se gostou deste conteúdo, siga navegando no nosso blog para mais leituras como esta!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo