Treino para idosos: 5 coisas que um Personal Trainer precisa saber

Treino para idosos: 5 coisas que um Personal Trainer precisa saber

Trabalhar com treino para idosos pode ser desafiador, mas trata-se de um nicho que está muito em alta. Isso porque cresceu a busca, por parte de idosos, por sair do sedentarismo. A terceira idade está se exercitando mais para ganhar mais qualidade de vida.

Por isso, vamos esclarecer algumas questões importantes que surgem quando você não está habituado a trabalhar com este grupo de alunos. Trouxemos 5 coisas que um Personal Trainer precisa saber sobre o treino para idosos.

Siga lendo!

1 – Os benefícios do treino para idosos

Realizar atividades físicas traz inúmeros benefícios para as pessoas, independente da idade. Mas para os idosos ela tem um papel fundamental, que vai além de estética ou ganho de massa corporal.

A realização de exercícios físicos melhoram a flexibilidade do idoso, isso por causa da repetição de movimentos nas articulações. Traz mais força muscular, por motivo da realização de exercícios que trabalham com carga ou com o peso do próprio corpo. Além de contribuir com a melhora no equilíbrio do corpo. 

Sem falar nos benefícios que trazem para a saúde da mente. Pois, segundo pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine, a realização de atividades físicas contribuem para a diminuição da ansiedade e depressão.

2 – Quais os exercícios mais indicados no treino para idosos

É importante lembrar que cada idoso é único e tem necessidades individuais e limitações específicas. Por isso, é fundamental que você personalize o programa de exercícios para atender às particularidades de cada pessoa. Mas listamos os exercícios mais indicados para que você realize em treino com idosos.

  • Caminhada: esta é uma forma segura e eficaz de exercício para idosos. Ela melhora a saúde cardiovascular e ajuda a manter a mobilidade e equilíbrio.
  • Exercícios de fortalecimento muscular: estes são importantes para manter a massa muscular e óssea e ajudar a prevenir lesões. Fique atento apenas na quantidade de carga utilizada na musculação e quais os movimentos que se adequam às limitações de cada pessoa. 
  • Alongamento: este ajuda a manter a flexibilidade e mobilidade e pode ajudar a prevenir lesões.
  • Yoga: este exercício ajuda a melhorar o equilíbrio, mobilidade e flexibilidade. Também podem ser uma forma eficaz de reduzir o estresse e a ansiedade.
  • Natação: uma atividade de baixo impacto que ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, a força muscular e a flexibilidade.
  • Ciclismo: uma atividade considerada também de baixo impacto que ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e a força muscular das pernas.
  • Exercícios aeróbicos: Estes exercícios cardiovasculares aumentam as frequências cardíaca e respiratória.

3 – Como adaptar os exercícios que você já realiza

Se você não atua exclusivamente no nicho da terceira idade e precisa adaptar os treinos que você já utiliza com seus alunos, saiba que esta é uma tarefa super simples!

Você só precisa lembrar que idosos têm menos resistência e força muscular, menos equilíbrio, ossos mais fracos por questões de desgaste ósseo (aumentando a chance de ter lesões). Então, é só considerar tudo isso e adaptar os seus exercícios. 

Além de acompanhar a execução dos movimentos para ter certeza que estão sendo realizados de maneira correta, sem excessos e sem sobrecargas. Afinal, tudo isso pode prejudicar o idoso ao invés de trazer benefícios. 

4 – Precauções que precisam ser tomadas no treino para idosos

Antes de começar qualquer programa de treinamento com idosos, é importante que você tome algumas precauções, estando atento a alguns fatores fundamentais. Listamos eles para você:

  • Certifique-se de que o idoso tem uma avaliação médica completa, identificando quaisquer problemas de saúde que possam afetar seu treinamento;
  • Faça uma avaliação prévia para entender a sua condição física e determinar quais exercícios são mais apropriados para ele;
  • Respeite os limites físicos, pois os idosos podem ter limitações, como artrite, osteoporose e problemas cardíacos;
  • Faça um aquecimento adequado para preparar o corpo para o exercício e minimizar o risco de lesões. No aquecimento você deve incluir movimentos suaves e lentos que aquecem os músculos e articulações;
  • Use exercícios de baixo impacto, como caminhada, natação, andar de bicicleta e alongar, entre outros que já citamos em um tópico acima;
  • Se possível, faça o monitoramento da frequência cardíaca durante o exercício para garantir que não exceda seus limites;
  • Faça uma progressão lenta e gradual no treino para idosos, pois evitam sobrecarga e lesões.

5 – Como atrair alunos no treino de idosos

Para quem tem interesse em atuar no nicho da terceira idade, algumas ações podem ser fundamentais para atrair alunos e, principalmente, motivá-los a continuar. E note que algumas dessas ações também podem ser utilizadas com outros grupos de alunos. Mas outras são bem características de pessoas idosas.

Ofereça uma avaliação gratuita

Oferecer uma avaliação gratuita aos idosos é um meio para alcançar novos alunos. Esta é uma estratégia utilizada em diversos nichos de atuação, não apenas com idosos. E sempre funciona bem.

Crie programas específicos para idosos

Ao criar programas específicos para idosos, você pode mostrar aos seus potenciais alunos que está dedicado a atender às suas necessidades específicas. E destaque como esses programas ajudarão a melhorar a saúde e o bem-estar deles.

Utilize as redes sociais

As redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa para se conectar com os idosos. Pois, este público está conectado também! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são apenas os jovens que utilizam a internet.

É um público que costuma gostar de conteúdo mais leve, mas também educativo. O formato em vídeo é um sucesso entre este perfil de pessoas. Então, crie postagens em suas redes sociais que destaquem a importância do exercício para os idosos e mostre como seu treinamento pode ajudá-los a manter uma vida ativa e saudável. 

Ofereça treinamento em grupo

Oferecer treinamento em grupo pode ser uma ótima maneira de atrair idosos para o seu treinamento. Isso permite que os idosos se socializem e se conectem com outros indivíduos da mesma idade, que compartilham seus interesses.

Mas certifique-se de que o grupo seja de tamanho adequado e que o treinamento seja adaptado às necessidades individuais de cada pessoa.

Faça parcerias com organizações locais

Considere estabelecer parcerias com organizações locais que se concentram no bem-estar dos idosos. Pois é comum que elas busquem Personais Trainers para realizarem algum trabalho com idosos que sejam membros da organização.

Isso pode ajudá-lo a alcançar um público mais amplo e mostrar aos idosos como o treinamento pode melhorar suas vidas.

Ensine os benefícios de cada movimento aos alunos no treino de idosos

Em alguns momentos pode ser bem difícil motivar os alunos da terceira idade, porque muitas vezes as próprias limitações do corpo são fator de desmotivação. 

Mas, vale destacar que estes alunos se interessam principalmente pelos benefícios que vão alcançar na saúde do corpo, como mobilidade, flexibilidade e aumento da força em pernas e braços. Então, sempre que ensinar um novo movimento, explique para ele em que aquilo vai ser benéfico. Isso pode ser muito positivo aos olhos do seu aluno.

Com essas dicas encerramos o nosso conteúdo. Espero que seja útil na sua jornada de aprendizado sobre o nicho de idosos.

Leia também: Como montar uma boa ficha de treinos para idosos.

Marina Petrovichh

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo