Curiosidades do Futebol Masculino nas Olimpíadas

O futebol masculino se caracterizou o segundo esporte coletivo a adentrar de modo oficial em Olimpíadas, sendo determinado depois do pólo aquático. O torneio masculino passou por transformação no decorrer dos anos. Depois da criação da Copa do Mundo, o torneio tinha disputa somente pelos jogadores juvenis ou amadores.

No ano 1984, o Comitê Olímpico Internacional, COI, procedeu a um passo de importância ao esporte. Com o desinteresse recorrente do público, houve permissão de levar jogadores que se caracterizavam profissionais, no entanto que nunca tinham disputado Copa do Mundo.

Isto tornou possível para seleções levarem jovens e jogadores de potencial para um dia terem serventia para seleção principal. No ano 1992, a última alteração que vinga até atualmente, o torneio se transformou em sub-23 e delegações são permitidas a levar 3 jogadores com idade superior a esta. Geralmente, as mesmas selecionam os astros de sucesso da principal.

 Olimpíadas

De forma diversa da Copa do Mundo, as Olimpíadas são determinadas torneio em que tudo pode ocorrer. Não por nada, nas 25 oportunidades, se resumiram 18 campões aleatórios. A Alemanha e Brasil, potências em relação ao futebol, e maiores ganhadores da Copa do Mundo, nunca fizeram conquista da medalha de ouro.

A Hungria, com enorme geração com comando por Puskás, e Grã-Bretanha se caracteriza maiores ganhadores dispondo de 3 medalhas de ouro cada uma.

União Soviética, Argentina e Uruguai se resumem bicampeãs olímpicas. Há presença, dentre mais campões, as seleções com tão pouca tradição em futebol, sendo exemplo Camarões, Nigéria, Canadá, Iugoslávia e Polônia. 

Fatos Curiosos

– Grandes jogadores já tiveram revelação em competição, sendo exemplo Michel Platini, Romário, Puskás, Carlitos Tévez, Dunga, Jay Jay Okocha, e Lev Yashin.

– Alemanha e Brasil, as duas maiores potências em relação ao futebol, com a Itália, não fizeram conquista de qualquer medalha de ouro. A Alemanha Oriental se mostrou campeã no ano 1976.

– O Uruguai foi sede da primeira Copa do Mundo historicamente, no ano 1930, por ter se apresentado bicampeão olímpico no ano 1924 e no ano 1928.

– O termo gol olímpico, na situação de ser marcado de modo direto de escanteio, teve criação no ano 1924, no momento que o argentino Cesáreo Onzari pontuou desta forma em Jogos Olímpicos.

– A Coréia do Sul, bronze 2012, e Japão, bronze 1968, se caracterizam os únicos do continente asiático a conquistar medalhas de Olimpíadas.

– A Grã-Bretanha no ano 1908, Espanha no ano 1992, e Bélgica no ano 1920, foram as únicas nações que venceram em casa as Olimpíadas.

– O time titular do Internacional se resumiu base da Seleção em relação a 1984.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo