Principais Suplementos Alimentares – Tipos e Funções

Os suplementos alimentares são elementos tão populares atualmente. E não há dúvida de que cada um favorece para rendimento melhorado nos treinos. Porém, para tal, é essencial a orientação do profissional da nutrição, com capacitação para prescrever suplementos alimentares.

Os suplementos alimentares mais populares, usados e em pauta em relação às pessoas que desejam ganhar massa muscular, ou melhorar o rendimento durante o treino são whey protein, BCAA, maltodextrina e dextrose, creatina e arginina.

Cada um possui ação específica sobre o metabolismo, e quando utilizados sem orientação profissional, podem de forma simples não gerar efeito aguardado ou até atrapalhar o sucesso do objetivo.

Whey Protein

O whey protein tem produção partindo de proteínas do soro do leite, e apresenta a função de melhoria da absorção de tais proteínas pelo intestino, influenciando assim, com que chegue aminoácidos em corrente sanguínea, de forma mais rápida, e então, oferecer suporte para síntese protéica, a hipertrofia.

E o whey protein também apresenta ação hiperinsulinêmica, portanto, estimula o pâncreas na produção da insulina, hormônio essencial para processo anabólico, construir tecidos. Tal efeito em detalhes é ótimo para as pessoas que desejam ganhar massa muscular, porém pode atrapalhar aquelas que desejam perder gordura.

BCAA

Trata-se de aminoácidos de cadeia ramificada, valina, isoleucina, e leucina. A função em destaque deste suplemento alimentar é diminuir a percepção do esforço, no exercício, e isso faz com que a pessoa seja capaz de cumprir o próprio treino com maior disposição.

Estes aminoácidos auxiliam em recuperação muscular pós agressão que a atividade promove também. A aplicação dele é muito interessante para as pessoas com prioridade em treinos aeróbicos, de duração média a longa.

Maltodextrina e Dextrose

Trata-se dos carboidratos. O uso deles no treino, ou pós treino, auxilia em especial, a fornecer energia e na absorção das proteínas. Pode ter uso pelos praticantes da musculação e ainda ciclistas, nadadores, corredores, e mais indivíduos, com treinos de intensidade média a alta, e de duração determinada média a longa.

Creatina

A creatina é o composto nitrogenado com produção natural por organismo, partindo do consumo das carnes e proteínas animais, sendo suplemento alimentar bastante popular.

A creatina ao ser suplementada pode elevar em até 18% os estoques de creatina fosfato, maneira como a creatina tem armazenamento, no interior dos músculos, com melhora da performance em atividades de alta intensidade e duração pequena. Isso ocorre já que é a creatina fosfato a primária da energia à contração muscular.

Arginina

A arginina é sintetizada partindo da citrulina, no metabolismo, é precursora de óxido nítrico, um gás responsável por promover dilatação de vasos sanguíneos, com chegada dos nutrientes aos músculos favorecida, e melhora do processo da nutrição e recuperação muscular depois do treino.

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