Comece a pedalar

Comece a pedalar

Para muitas pessoas andar de bicicleta é considerado um hobby. Mas para os atletas do ciclismo pedalar é coisa séria e também um estilo de vida, que requer muita dedicação e disciplina. Este esporte está ligado à aventuras e até a nostalgia da infância, também oferece benefícios da prática esportiva, tonificação muscular e a queima de calorias. Por esses e outros motivos, a modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos. Mas para tornar-se um atleta desta categoria, é preciso saber que existem técnicas e regras para seguir.

Se você acompanha jogos olímpicos, maratonas e outras competições importantes de ciclismo, já deve ter notado que os atletas possuem uma postura peculiar em cima da bicicleta, se comparado com alguém que anda normalmente de bike em um parque, por exemplo. O corpo fica totalmente estável, a bicicleta não se movimenta de um lado para o outro e a pedalada é contínua e natural sem causar sobrecarga nos tornozelos.

Modalidades
Road Bike: ciclismo de estrada;
MTB: Montain Bike
BMX: Bicicross, modalidade muito semelhante ao motocross;
Biketrial: esporte com objetivo de ultrapassar obstáculos montados ou da natureza.

Algumas técnicas para pedalar

Posição do corpo: o tórax deve manter-se inclinado em relação ao guidão, as costas se mantém ereta e os braços sempre firmes.

Banco/ selim: ajuste a altura do selim em relação aos pedais, o movimento que as pernas executam é extremamente importantes, a amplitude dos joelhos devem ser levemente inclinada, quase reta. Os joelhos não devem dobrar demais, como não devem se estender completamente.

Calçado certo: assim como em outras práticas esportivas, o ciclismo exige o tipo de calçado correto, com sola rígida. Os pés devem se encaixar corretamente nos taquinhos dos pedais. O centro do taquinho deve estar alinhado com o osso do calcanhar.

Selim: a altura do banco não pode ser baixa, pois sobrecarrega os músculos inferiores e a coluna, desta forma o atleta empenha muita força e pode comprometer também as articulações. Portanto o ângulo dos joelhos com amplitude mais reta, os pés sobre os pedais e o quadril bem alinhado ao banco, todo este conjunto corporal deve formar um ângulo de 150º.

Dicas
Se você é iniciante, apenas comece. Não precisa ter uma bicicleta ultramoderna, conheça bem o seu equipamento. Faça manutenções regularmente, e revise-a sempre que possível. Trace uma rotina de treinos, crie planilhas e calendários, organize-se.

Iniciantes precisam de cautela, por isso, escolha locais seguros. Não corra riscos desnecessários.

Muito cuidado com o excesso de treinos, não se desgaste, isso é prejudicial e pode causar lesões antes mesmo de iniciar uma prova.

Provas

Procure respeitar seu ritmo e os limites do seu corpo, não pense em competir. Inscreva-se em provas curtas nas etapas para iniciantes. Esta primeira prova é para conhecer melhor o esporte e o clima de uma competição, mas acima de tudo, se divertir e apreciar ainda mais a modalidade.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo