Para quem tem interesse em começar a trabalhar como professor de pilates ou está pensando em abrir a própria clínica, procurar pelos melhores equipamentos para pilates é muito importante.
Entre os principais materiais mais simples que se usam em aulas de pilates, podemos citar a bola e a faixa elástica. No entanto, existem outros bastante imprescindíveis também, principalmente se você pensa em ter um estúdio fixo.
Pensando nisso, montamos um material para falar mais sobre os principais equipamentos para pilates e te ajudar na hora de se programar para comprar. Acompanhe!
Quais são os principais equipamentos para pilates?
A seguir, vamos trazer mais informações sobre os principais equipamentos para pilates do mercado. São eles:
1. Bola
2. Faixa elástica
3. Rampa
4. Chair
5. Ladder Barrel
6. Cadillac
1. Bola
A bola é um dos equipamentos para pilates mais conhecidos. Chamada de bola de pilates e também conhecida como bola suíça.
Trata-se de um item bastante versátil e que serve para execução de diversos exercícios diferentes. O bom dela é que ela não ocupa muito espaço e, além disso, é muito leve, o que facilita seu deslocamento.
A depender da marca, as bolas de pilates conseguem suportar até 300 kg de peso estático. Essa maior resistência permite que alunos de peso maior também possam usar tranquilamente esse equipamento.
Há uma grande diversidade de tamanhos de bola, variando entre 45 a 85 centímetros. A escolha vai depender sempre da altura do aluno em questão. Quanto mais alta for a pessoa maior deve ser a bola.
2. Faixa elástica
O segundo equipamento para pilates que vamos falar é a faixa elástica. Elas também são opções indispensáveis para um estúdio de pilates.
Assim como as bolas, são super leves e ainda tem um armazenamento ainda mais fácil, visto que quase não ocupam espaço.
As faixas elásticas servem tanto para alongamentos como também para exercícios específicos. No mercado, elas costumam ter 120cm de comprimento e ainda podem oferecer diferentes tipos de tensões, como leve, médio e forte.
3. Rampa
O terceiro item que não pode faltar no seu estúdio de pilates é a rampa. Ela é ideal para auxiliar no processo de reabilitação dos membros inferiores.
A rampa serve tanto para auxiliar em exercícios em outros aparelhos de pilates como também em prática solo. Da mesma forma que os outros dois equipamentos, ela pode ser facilmente transportada.
4. Chair
Entre os equipamentos para pilates usados com mais frequência, também podemos citar a chair (cadeira). Existem vários tipos, como a step chair.
Trata-se de um aparelho mais complexo, permitindo auxiliar em exercícios de alta performance ao mesmo tempo que serve para reabilitação. É um equipamento maior que os outros citados.
A step chair pode ser encontrada tanto com bengalas ou como sem. É mais comum encontrar versões com.
A chair também apresenta molas que permitem um trabalho mais personalizado, com uma carga que confere a assistência do pedal. A altura do aparelho, assim como o tamanho do assento e do pedal sempre variam de acordo com a marca.
5. Ladder Barrel
O ladder barrel, que pode ser traduzido como barril de escada. É um equipamento maior que os anteriores, sendo formado por degraus de uma escada e acoplado em uma superfície arredondada como um barril.
O formato arredondado do barril auxilia no isolamento dos músculos profundos da postura, o que desafia o corpo a se manter mais flexível e forte durante o exercício.
O objetivo dele é desenvolver o alongamento e a mobilidade articular, bem como trabalhar a força dos músculos abdominais.
Trata-se de um dos poucos equipamentos para pilates que não trabalha com molas. É também um item de uso individual, no qual cada aluno trabalha com o corpo inteiro na realização dos exercícios.
6.Cadillac
O sexto equipamento para pilates é o Cadillac. Ele é um dos aparelhos mais completos criados por Joseph Pilates, responsável pelo desenvolvimento da técnica.
O cadillac também é chamado de trapézio por sua estrutura que permite exercícios aéreos, tais como os do trapézio no circo. É um equipamento bastante grande e muito versátil, permitindo que o paciente trabalhe praticamente todos os membros.
O aparelho tem muitas possibilidades de adaptações, sendo ideal para quem já tem uma prática mais avançada, como é o caso da execução de exercícios suspensos, com o uso do peso do próprio corpo.
Seu objetivo é fortalecer os músculos, aumentar a flexibilidade e mobilidade da coluna, e, ainda, ampliar a tonificação muscular.
7. Reformer
Por fim, o último equipamento para pilates e um dos mais utilizados também é o reformer, também chamado de reformer clássico, visto que também existe o reformer torre.
Ele é constituído por uma unidade móvel sobre trilhos que utiliza a resistência de 4 molas com a mesma tensão. Há também modelos compostos por 5 molas, o que faz com que a tensão varie.
Ele pode ser utilizado por qualquer indivíduo, atendendo às necessidades de todos com movimentos desde os graus mais simples até os mais complexos.
A plataforma permite que o corpo possa sentar, ajoelhar, apoiar ou deitar de frente ou de costas. A partir disso, o usuário empurra ou puxa a barra de pés, usando os braços, pernas, punhos e tornozelos para deslizar para frente e para trás ao longo dos trilho.
Tudo isso acontece de uma forma controlada, permitindo que a tensão das molas gentilmente trabalhe os músculos.
Trata-se de um item que oferece exercícios para a coordenação motora, para a flexibilidade, para o equilíbrio, para a mobilidade e para a força muscular.
Inove suas aulas de pilates e multiplique seus clientes!
Conclusão
Independente de qual material você escolher, é essencial sempre se certificar sobre a durabilidade e qualidade dos materiais utilizados na fabricação para que o aproveitamento seja o melhor possível.
Wiki4fit
Plataforma completa para consultoria online