Portfólio de Personal Trainer: Importância e Como Criar!

Portfólio de Personal Trainer: Importância e Como Criar!

O personal trainer é um profissional essencial para quem quer começar  a ter uma rotina mais saudável, através de exercícios, com foco e um objetivo.

Devido a importância dessa profissão, cada vez mais se tem achado personal trainers no mercado. Então, você pode se perguntar: como me destacar entre os demais profissionais? Uma dessas respostas está em criar um portfólio de personal trainer de qualidade.

Nesse artigo, então, a gente vai te ajudar nesse processo. Para ter um bom portfólio de profissional trainer, você precisa saber o que deve ter nele, além de dicas de ferramentas que você pode usar para criação do seu. Boa leitura!

Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Como funciona o Portfólio para Personal Trainer

O portfólio para personal trainer funciona como qualquer outro tipo de portfólio para fins profissionais: você vai usá-lo para divulgar e divulgar seu trabalho.

Os portfólios são uma apresentação geral sobre os serviços que você oferece, no qual você lista e mostra os seus principais trabalhos durante sua carreira, nesse caso, de personal trainer.

No entanto, vale ressaltar que ele não é a mesma coisa que currículo. Esse tipo de material vai muito além, pois mostra exemplos práticos da sua experiência, além de somente citá-la, como funciona no segundo caso.

O que deve conter em um Portfólio para Personal Trainer?

Algumas das informações básicas, mas que podem fazer toda a diferença no seu portfólio são, por exemplo:

  • Seu nome e contato profissional, seja e-mail ou telefone;
  • Todas as formações e especializações que você possui nessa área;
  • Vantagens do treinamento personalizado, isto é, do serviço que você oferece;
  • Apresentação de todos os tipos e todas as modalidades do serviços que você oferece;
  • Exemplos do seu serviço na prática e até mesmo clientes, quando for possível usar para prova social e validação;
  • Explicação da sua metodologia de trabalho e, caso tenha diferenciais, explorar isso;
  • Relação de planos e preços do seu serviço para que o cliente já tenha noção desde o começo.

Importância do Portfólio para Personal Trainer

O portfólio é um material de extrema importância para um personal trainer pois é nele que irá reunir todas as informações que um cliente precisa saber para escolher o seu serviço.

Por funcionar como uma espécie de vitrine virtual da sua formação, experiência, trabalhos e serviços, ele se torna uma peça valiosa para validar e mostrar a qualidade do seu trabalho.

Portanto, um portfólio de qualidade pode influenciar muito na hora de decidir entre profissionais da área.

Dicas para ter um bom Portfólio de Personal Trainer

Dicas para ter um bom Portfolio de Personal Trainer

Aqui trazemos algumas dicas que você pode levar em conta na hora de criar e preencher o seu portfólio. Entre elas, estão:

  • Faça uma boa descrição sobre você;
  • Destaque os seus cases de sucesso;
  • Detalhe a forma como você trabalha;
  • Deixe disponível o seu contato mais fácil.

Em seguida, vamos falar mais sobre cada uma dessas dicas que você pode incorporar na produção do seu material!

Faça uma boa descrição sobre você 

Todo mundo quer conhecer bem sobre quem está confiando para cuidar da sua saúde corporal. Portanto, é muito importante que você se descreva de forma completa e suficiente para mostrar quem você é, de fato.

Você também pode usar esse espaço para mostrar o que te difere enquanto personal trainer dos outros profissionais, além de falar sobre como sua metodologia ajuda de forma eficaz para a saúde dos seus clientes.

Destaque os seus cases de sucesso

Nessa parte, você deve mostrar, na prática, como seu trabalho tem resultados benéficos para os pacientes. Um exemplo disso é mostrar provas sociais. 

O famoso “antes e depois” é um bom exemplo de como você pode evidenciar, na prática, os efeitos do seu serviço. 

Você também pode adicionar depoimentos desses clientes que ficaram satisfeitos com o seu serviço e te recomendam. O importante é sempre ser sincero e trazer casos reais.

Detalhe a forma como você trabalha

Como você trabalha faz toda a diferença, afinal, cada pessoa tem um jeito. Você pode ter uma metodologia muito específica e é importante que o cliente saiba isso desde o começo, para que não existam frustrações futuras.

Junto a isso, é essencial descrever a duração do seu plano, quais são as condições, quais são os valores e, por fim, quais são os métodos de pagamento que você oferece e, caso tenha promoções, as apresente.

Não deixe de falar nenhum detalhe importante quanto ao modo de pagamento, pois essa é também uma importante objeção dos clientes.

Deixe disponível o seu contato mais fácil

Por fim, mas não menos importante, o seu contato. Ele precisa estar claro e fácil, para que os clientes não tenham dificuldades de entrar em contato com você. 

Além do seu número profissional e e-mail, por exemplo, você pode disponibilizar suas redes sociais que você usa profissionalmente, como é o caso de muitos profissionais no instagram.

Ferramentas para criar um Portfólio de Personal Trainer

Além das dicas na hora de montar, é preciso saber também onde e que ferramentas podem auxiliar na hora de fazer o seu portfólio e a arte para personal trainer. 

O visual, sem dúvidas, também é importante nesse processo. Aqui apresentamos as duas mais famosas opções: canva e instagram.

Canva

Sim, o canva para personal trainer pode ser muito bom. Isso porque ele é uma ferramenta famosa por facilitar a vida de quem não é especialista em design gráfico. 

Sendo assim, o canva é uma ótima saída para a configuração visual do seu portfólio. O aplicativo é bastante intuitivo, prático e tem diversas funcionalidades, assim como templates gratuitos.

Instagram

 Portfólio de Personal Trainer instagram

O feed do seu instagram também pode funcionar como uma ótima vitrine do seu trabalho. Ou seja, o seu perfil nesta rede social por ele mesmo serve como uma espécie de portfólio.

Você pode mostrar o cotidiano do seu trabalho, além de apresentar todos os seus serviços e diferenciais, por exemplo, nos destaques da sua conta, através dos stories. 

Você também pode colocar chamadas de ação na bio e até mesmo associar o seu portfólio a outra plataforma no link da bio.

Alguns Exemplos de Portfólio de Personal Trainer para se inspirar!

Ao pesquisar no canva, “portfolio personal trainer”, você vai encontrar diversos exemplos de templates para usar ou se inspirar na hora de diagramar o seu.

Alguns Exemplos de Portfolio de Personal Trainer para se inspirar

Além disso, veja algumas contas do instagram de personal trainers que também servem como portfólio para você se inspirar!

Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Conclusão

O portfólio do personal trainer é muito importante e nesse artigo você conseguiu entender bem isso. Com nossas dicas, você vai ter um material completo e de qualidade que vai fazer toda a diferença na hora de você ganhar novos clientes!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo