Diferenças entre Natação na Piscina e no Mar

Diferenças entre Natação na Piscina e no Mar

Diferenças entre Mar e Piscina

O nado pela piscina é bem mais previsível. O atleta permanece na raia, há marcações pelo fundo, a temperatura nas provas oficiais é definida em aproximadamente 26 graus, a natação é sempre plana, na ausência de interferências de ondulações, correntes ou ventos.

Já a natação pelo mar é ficar sempre atento com variações. A temperatura, vento, ondulação, trajetória, estratégia de prova, contato físico, visibilidade são fatores a considerar.

Os indivíduos que nadam pelo mar se deparam com direção e visibilidade como essenciais. Mesmo que a água salgada seja mais densa, gerando maior flutuação, as complicações da natureza transformam a natação em mar com maior dificuldade e instável, comparando com nado em piscina.

Maiores Informações sobre Nado no Mar

Qualquer indivíduo pode praticar natação no mar, desde que bem orientado pelo profissional habilitado. A natação tem possibilidade de prática pelas crianças, adultos ou idosos. Em relação aos exames para iniciar, é recomendado o atestado médico aos atletas, e o médico saberá fazer indicação de exames necessários.

Em relação às dúvidas das pessoas sobre se há alguma diferença entre nado no verão ou inverno, em especial, no Rio de Janeiro, a temperatura da água do mar se resume de maior conforto e quente pelo inverno, devido às correntes marítimas. Pelo verão, as águas apresentam tendência a permanecer bem mais frias.

O nadador, como atleta, de forma geral deve consumir alimentação equilibrada. O peso ideal deve ser mantido, sendo muito importante para usufruir qualidade de vida.

Os refrigerantes, doces, bebidas alcoólicas quando demasiados são contra qualquer atleta. O bem-estar e saúde dependem além da atividade física regular, do consumo de cardápio equilibrado, e descanso necessário.

Muitos imaginam quais são os lugares brasileiros de maior beleza para fazer travessia em mar, no caso da prática do nado em mar, em substituição ao nado na piscina. O Brasil é nação de águas abertas, de travessias. Há a maior bacia hidrográfica do planeta, litoral gigantesco apresentando lindas lagoas e baías.

Há ainda água doce em abundância. Além do Rio de Janeiro, mais lugares com visual maravilhoso são Salvador, Guarda do Embaú-SC, Porto Belo-SC, Brasília, Búzios e Manaus.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo