Como Combater Depressão, Ansiedade e Estresse

Ao sentir raiva e tristeza como exemplos, a reação inicial pode ser imaginar que não existe tanto a fazer além da respiração profunda e aguardar que passe.

No entanto, as pesquisas científicas fazem comprovação que praticar atividades físicas pode auxiliar e bastante para prevenção ou até tratamento de complicações que atingem as emoções. O exercício físico pode combater depressão, elevar a libido e ainda melhorar autoestima. A dica é se movimentar e fazer reversão da depressão, ansiedade e estresse por meio dos exercícios.

Depressão

De acordo com estudo feito por Centro Médico de Southwestern, Universidade do Texas, Estados Unidos, realizar atividades aeróbicas regulares pode diminuir sintomas da depressão pelo meio.

A pesquisa fez acompanhamento de 80 pacientes por 3 anos e fez divisão dos mesmos nos 2 grupos. Um grupo realizava treino aeróbico 3 ou 5 vezes semanalmente, e o outro grupo realizava somente atividades de alongamento.

O grupo com prática de atividades aeróbicas 5 vezes semanalmente diminuiu sintomas em 47%, depois de 3 meses treinando. O grupo que fazia exercício 3 vezes semanalmente teve melhora dos próprios sintomas em 30%.

O exercício físico gera distração e convivência social, e libera também substâncias, sendo exemplo serotonina e endorfina, causadoras da melhora do humor.

A prática de esportes, de breve ou longa duração, gera bem-estar na mente e melhora psicológica na maior parte dos indivíduos. São suficientes de 15 a 30 minutos de atividades em alternância de dias para sensação dos efeitos interessantes.

Ansiedade

Os pesquisadores de Southern Methodist University, Estados Unidos, fizeram descoberta que indivíduos com quadro clínico ansioso podem apresentar sintomas diminuídos com exercício físico de intensidade moderada, com 150 minutos semanalmente.

Os mecanismos que fazem comprovação da associação ainda não se encontram inteiramente esclarecidos. Porém, tudo aponta que a concentração em treinar auxilia a esquecer, por determinado período, os problemas causadores da ansiedade e isto já surge como enorme benefício.

 Estresse

Para as pessoas que já percebem que terão um dia difícil, a inicial tarefa que deve ser feita é vestir a roupa de ginástica e escolher exercícios vigorosos. Trata-se do indicado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Estados Unidos.

Em pesquisa, 63 mulheres com saúde foram separadas em 2 grupos, baseando em próprios níveis de atividade em fase de 3 dias. As mesmas ainda passaram por tomografias para avaliação de níveis de estresse individualmente.

Pelo fim do estudo, as que realizaram 75 minutos semanalmente do exercício físico vigoroso sofriam desgaste cerebral inferior por decorrência de estresse, em comparação com as que se caracterizavam sedentárias.

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