Como Proteger o Joelho na Corrida

A corrida é muito saudável para o corpo e mente. No entanto, determinados problemas podem ocorrer no decorrer da corrida, a incluir gerar danos à articulação tão essencial, os joelhos.

É bastante recorrente observar corredores apresentando dores em joelhos, porém há possibilidade de evitar este problema com tomada de pequenos cuidados. A razão dos joelhos serem os mais afetados é muito simples, pois são estes que vão receber quase o impacto total que parte do peso corporal contra o chão.

Avaliação Anterior

A avaliação da postura anteriormente ao começo de qualquer treino é essencial. Não é possível pensar sobre os músculos como partes separadas corporais. Os músculos compõem cadeia enorme, onde um grupo muscular tem interferência de modo direto ou indireto sobre outro.

É importante selecionar o tênis adequado. Há pessoas que pensam que este fator seja irrelevante, porém a escolha do tênis adequado para correr é fundamental para prevenção de lesões. Em especial para as pessoas que apresentam desvio em pisada, sendo exemplo supinado ou pré pronado.

Início e Lugares Ideais

A situação de iniciar uma corrida é complicada. Claramente, não é possível conseguir correr a maratona no dia de início do treino. O ideal é determinar número de minutos à própria corrida e intensidade. E seguir aumentando tais quantidades de modo gradativo, sem esquecer-se de ter intervalos para descansar.

A dica é dar preferência para lugares com piso maleável. O mais recorrente é observar os indivíduos correndo sobre chão de concreto, portanto, de extrema dureza. Uma forma boa de escapar do impacto que este tipo de solo gera é opção pela corrida em grama, sendo exemplo o campo de futebol, ou em areia pela praia.

Mas é necessária também a cautela, já que este modelo de solo, em especial a areia, geralmente é irregular e pode gerar lesão. É possível a corrida de forma mais lenta, lembrando que pela areia, o esforço é superior.

Fortalecimento do Joelho

O fortalecimento ideal desta articulação pode evitar várias lesões pelo joelho, sendo este um ponto a ter atenção para prevenção importante. Para fortalecimento é bastante prático, basta realizar séries de mais repetições e carga inferior.

Isto pode ser feito em academia ou na própria casa, através do uso de caneleiras com pesos em variação. E, mais músculos também devem estar fortalecidos como de inteiro, em especial a área do core que está de modo direto, ligada ao equilíbrio.

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