Como Fazer Cartão de Visita Digital: veja como funciona

Como Fazer Cartão de Visita Digital: veja como funciona

Cada vez mais empresas e marcas estão aderindo ao uso do cartão de visita digital: além de mais fácil de personalizar, ele comporta mais informações que um tradicional, e também é otimizado para o compartilhamento pelas redes sociais.

Você sabe como fazer cartão de visita digital? Conhece as vantagens dessa facilidade e de que forma ele pode ser benéfico para o seu negócio?

A Wiki4Fit preparou um conteúdo especial para ajudar você a tirar suas dúvidas e iniciar o planejamento do seu próprio cartão de visita digital. Acompanhe logo abaixo e boa leitura!

Afinal, o que é um cartão de visita digital?

Usando o conceito tradicional (impresso, com nome e dados profissionais), o cartão de visita digital é um arquivo em formato PDF ou JPEG que comporta informações básicas para contato, links para redes sociais e portfólio, e demais mídias relevantes da pessoa proprietária dele.

Hoje em dia, com a facilidade no compartilhamento de informações, é comum que os cartões de visita digitais integrem conversas de trabalho de maneira mais interativa e simples, sendo mais fácil de criar e divulgar nos aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, por exemplo.

Como fazer cartão de visita digital?

É fácil encontrar diversas ferramentas online para ajudar na confecção de um cartão de visita digital. Para quem tem algumas noções de design, o uso do Illustrator ou do Corel Draw é muito indicado, com funções mais completas e um resultado bastante profissional.

Ainda assim, quem não se arrisca no design gráfico pode optar por ferramentas igualmente funcionais. Hoje é fácil encontrar vários tutoriais quando pesquisamos por “como fazer cartão de visita digital no Canva” – que é, atualmente, o software de criação mais acessível, e muito indicado.

Além dos citados acima, outros destaques são o Trakto e o Haystack.

Quais informações precisam constar no cartão de visita digital?

Como o cartão de visita digital é altamente personalizável, o critério pessoal é quem manda no momento da criação, podendo ter as informações que você preferir.

Ainda assim, listamos os tópicos básicos que costumam estar no cartão:

  • nome (seu ou da sua empresa);
  • logo (que pode ser o seu personalizado, ou o logo da sua marca);
  • cargo;
  • telefones úteis;
  • e-mail;
  • redes sociais.

Apesar de estar em alguns cartões de visita digitais, não é muito indicado que sejam adicionados títulos acadêmicos e histórico profissional; isso pode ficar para o currículo ou portfólio – que podem, inclusive, estar linkados no seu cartão de visita digital.

Lembre-se de não colocar fotos e redes sociais pessoais no seu cartão, além de evitar a linguagem informal e informações de caráter político ou religioso.

Mas, como usar um cartão de visita digital?

Como usar um cartão de visita digital

Você deve estar se perguntando como funciona um cartão de visita digital. Altamente personalizável e fácil de criar, ele ainda é mais fácil de usar.

Todos os ícones que aparecem no layout do cartão de visita digital são interativos, ou seja, desempenham alguma função quando clicados. 

O ícone de telefone, por exemplo, já redireciona para uma chamada, enquanto os de redes sociais são encaminhados para cada plataforma de acordo com o seu ícone (Instagram, LinkedIn, YouTube, Pinterest).

O cartão de visita digital também é otimizado para compartilhamento pelo WhatsApp, sendo um dos principais meios de divulgação dele. Basta compartilhá-lo nas conversas com seus contatos, de forma privada, ou em grupos.

Como o cartão de visita digital costuma estar em formato PDF ou JPEG, a maioria dos canais de comunicação contam com suporte para esses tipos de documento, não havendo dificuldades na hora de enviar para algum contato.

Quais as vantagens de um cartão de visita digital?

Vantagens de um cartão de visita di

Praticidade é a palavra-chave para definir o cartão de visita digital. Em um mundo onde tudo acontece muito rápido e as pessoas buscam por informações constantes e online, o cartão de visita digital se encaixa com sucesso nesse meio.

Pense no seu público; você, personal trainer, que busca divulgar o seu trabalho por meio das redes sociais, sendo recomendado por alunos, ex-alunos, amigos e colegas: poder compartilhar sua apresentação profissional em grande escala por meio do cartão de visita digital é muito mais rápido e traz resultados ainda mais efetivos.

Leia também: Networking de sucesso para personal trainer.

Listamos logo abaixo mais alguns benefícios oferecidos pelo cartão de visita digital:

Primeiras impressões

Tudo o que é digital tem um quê de inovação. Quando você aposta em uma apresentação profissional que foge do tradicional, como é o caso do cartão de visita impresso, já causa uma boa primeira impressão.

As pessoas que receberem seu cartão de visita digital, que terá cores e elementos que representem a sua personalidade ou a identidade da sua marca, além de ícones interativos fáceis de usar, com certeza irão contar com um conteúdo mais otimizado, que vai ser diretamente associado ao seu perfil de trabalho.

Redução de custos

O digital veio para ajudar na economia de diversas áreas logísticas relacionadas ao empreendedorismo, contribuindo, principalmente, com o desenvolvimento profissional de pequenos negócios e trabalhadores autônomos.

Com o cartão de visita digital, você economiza tempo e dinheiro com gráficas e impressões, com a entrega, e ainda tem um alcance muito maior. Seus contatos, ainda, vão associar a sua marca à sustentabilidade, uma vez que você vai dispensar o uso de papel.

Além disso, com as diversas ferramentas gratuitas que ajudam em como fazer o cartão, é possível fazer tudo de forma independente, sem a necessidade da procura por um profissional para desenho e elaboração.

Fácil compartilhamento

Talvez a principal vantagem do cartão de visita digital, o compartilhamento aqui é muito mais prático do que com um impresso.

O cartão de visita digital pode ser enviado por WhatsApp, e-mail, mensagens diretas em diversas redes sociais e vários outros canais online, sendo de fácil armazenamento e de rápido acesso.

Quando compartilhado pelo WhatsApp, por exemplo, suas informações ficam armazenadas na conversa com o seu contato, que pode acessá-lo em poucos cliques, além de ser de fácil repasse para outros contatos, também.

Inove seu trabalho e multiplique seus clientes! Para você personal trainer e fisioterapeuta, a Wiki4Fit traz soluções digitais que vão ajudar a desenvolver a sua carreira profissional.

Conclusão

Sinônimo de modernidade e praticidade, saber como fazer cartão de visita digital, hoje em dia, é um diferencial e tanto, que contribui imensamente para o sucesso de empresas, marcas e trabalhadores independentes.

Considere oferecer ao seu público inovação na hora de buscar pelos seus serviços. Investir em um cartão de visita digital é investir na sua carreira!

Gostou da leitura? Acompanhe aqui o blog da Wiki4Fit e confira os melhores conteúdos para personal trainer!

Leia também: Técnicas básicas para captar clientes.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo