Como trabalhar com fisioterapia para idosos? Veja os benefícios e quais são as principais recomendações para isso

Como trabalhar com fisioterapia para idosos? Veja os benefícios e quais são as principais recomendações para isso

O envelhecimento é um processo natural do corpo, no entanto, isso vai demandar cuidados especiais para auxiliar nessa etapa. Um dos cuidados muito importantes que muitas pessoas da terceira idade têm é em fazer fisioterapia.

A fisioterapia para idosos, que também pode levar o nome de fisioterapia geriátrica, foca em garantir a qualidade de vida desse público, atuando na prevenção de patologias, por exemplo, por meio da promoção de exercícios específicos.

Se você tem interesse em trabalhar e quer saber mais sobre fisioterapia para idosos, está no artigo certo. 

Ao longo do texto, além de falarmos sobre as vantagens desse tipo de fisioterapia, vamos te dar dicas e recomendações sobre exercícios da fisioterapia geriátirca. Acompanhe nosso conteúdo e boa leitura!

Quer saber como montar um plano terapêutico de fisioterapia? Leia nosso artigo e descubra tudo que você precisa saber para montar um!

Benefícios da fisioterapia para idosos

A fisioterapia para idosos é uma das melhores formas de cuidar da saúde física deles. Entre os principais benefícios dessa prática, podemos citar:

  • melhora do equilíbrio corporal;
  • aumento da coordenação motora;
  • redução das dores crônicas no corpo;
  • aumento da força muscular;
  • recuperação da flexibilidade;
  • prevenção e tratamento de doenças.

Fisioterapia para idosos: saiba como fazer

Como fazer fisioterapia para idosos

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o processo de envelhecimento é extremamente individual, dessa forma, cada idoso vai ter precisar de um plano fisioterapêutico específico de acordo com suas reais necessidades físicas e cognitivas.

Dessa forma, antes de começar as sessões, é de suma importância que o profissional de fisioterapia faça uma avaliação no paciente, ou seja, uma anamnese completa.

 É nesse momento que será avaliada toda a condição clínica do paciente. No caso dos idosos, ela vai ser ainda mais importante para diferenciar disfunções existentes devido ao processo de envelhecimento fisiológico em relação a patologia. o patológico 

Para isso, o fisioterapeuta deve trabalhar também com o apoio de outros profissionais, observando se é preciso ou não o encaminhamento multidisciplinar que permita atuação de forma mútua e colaborativa para se ter os efeitos desejados.

Diagnóstico do quadro, é possível saber qual é o objetivo terapêutico a ser alcançado com a fisioterapia e, assim, traçar um plano de exercícios ideal para o idoso, considerando um tempo previsto para isso. 

As ferramentas utilizadas nas intervenções com idosos vão desde caneleiras, halteres, bolas, circuitos de equilíbrio e coordenação até o uso de videogames e jogos cognitivos específicos.

Principais recomendações

Entre as principais recomendações quanto a fisioterapia para idosos, podemos destacar alguns pontos de atenção importantes. São eles:

  • ter os objetivos de forma clara;
  • ser sincero e criar vínculos com o paciente;
  • buscar realizar fisioterapia em grupo.

Tenha claro os objetivos do tratamento

Como já falamos, o processo de avaliação do paciente é muito importante para se ter clareza qual é o propósito do tratamento.

Por isso, é importante ter em mente e sempre chegar o documento que reúne todas as patologias, queixas e cuidados a serem tomados em relação ao paciente em questão.

Por ser um público com idade mais avançada, alguns pacientes podem apresentar outras limitações, como dificuldades de comunicação, compreensão e até de cognição. Nesses casos, será necessária uma dedicação maior do profissional.

Em suma, a recomendação é entender muito bem os hábitos e a rotina do idoso, além de compreender a estrutura familiar e dos cuidadores. Todas as informações que possam contribuir para um tratamento mais personalizado devem ser pesquisadas.

Seja franco e crie um vínculo com seu paciente

Em segundo lugar, é essencial ser sincero com seu paciente e, mais do que isso, buscar criar uma boa relação com ele, ou seja, um vínculo. Esses dois fatores são extremamente válidos nos casos em que a fisioterapia geriátrica pode durar anos.

É comum que um processo mais demorado possa desmotivar os pacientes. Sendo assim, , além de não esconder a longevidade do tratamento, ter uma relação amistosa com eles vai fazer com que os momentos da sessão sejam muito mais leves 

A prática de criar vínculos com os idosos que você cuida está muito associada ao atendimento humanizado, ou seja, que foca no indivíduo e em uma boa experiência para ele. 

Cada vez mais se valoriza essa postura dos profissionais, pois faz com que o paciente se sinta mais acolhido e, claro, o vínculo vai facilitar a chegar nos objetivos de maneira mais fácil.

Por fim, quanto ao respeito ao paciente, é preciso sempre ter paciência com os idosos, por isso, sempre demonstre os exercícios com calma, atenção e dedicação. Foque em oferecer uma comunicação adequada para garantir que o paciente entendeu tudo.

Avalie se é possível fazer sessões em grupo

Por fim, a última recomendação que se faz aqui é em relação à fisioterapia para idosos em grupo. Embora nem todos os casos sejam recomendados, para os que são, é sempre interessante priorizar sessões em grupo.

Isso se faz importante pois elas conseguem ajudar, sobretudo, na socialização dos idosos. Contudo, para ter certeza que é a melhor opção e o paciente está apto a isso, o fisioterapeuta não pode perder de vista a limitação d idoso.

Nas terapias em grupo, a atividade acaba sendo mais lúdicos e estimulantes, visto que se tem outras pessoas, da mesma idade, junto com o paciente. 

Esse convívio pode favorecer também a criação de laços e vínculos afetivos entre os pacientes, aumentando o envolvimento e a participação dos idosos nas sessões.

Uma ideia de formar grupos pode ser a partir de doenças específicas, como para pacientes que possuem Parkinson ou têm Alzheimer, por exemplo.

Quais os cuidados necessários na fisioterapia para idosos?

Cuidados na fisioterapia geriátrica

Além do próprio cuidado em relação a avaliação fisioterapêutica do paciente, é essencial ter cuidados durante as sessões com o paciente, principalmente se ele se encontrar em quadro com alguma doença mais grave.

Antes da sessão, avalie sempre a frequência cardíaca, frequência respiratória e pressão arterial do paciente. Junto a isso, após finalizar a sessão, é importante analisar se houve aumento das frequências ou da pressão.

Junto a esse cuidado, outra prática importante é em relação a fragilidade do paciente. Pelo fato do idoso ter uma pele mais delicada, é sempre bom optar por fitas de micropore que não machucam a pele, no lugar de usar eletrodos com fita adesiva.

Conclusão

A fisioterapia para idosos é um campo de atuação muito importante, afinal, é uma das principais formas de oferecer benefícios como melhora do equilíbrio corporal, aumento da coordenação motora e redução das dores crônicas.

Considerando isso, é importante sempre respeitar os limites do seu paciente e, ao mesmo tempo, conhecer e relacionar bem com ele para garantir que a experiência seja a melhor possível para ele.

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo