Qual a diferença entre personal trainer e fisioterapeuta? Descubra as funções e vantagens das duas profissões!

Qual a diferença entre personal trainer e fisioterapeuta? Descubra as funções e vantagens das duas profissões!

Na área da saúde existem vários campos de atuação, entre eles, o personal trainer e o fisioterapeuta, que apresentam semelhanças como a melhoria de qualidade de vida, o conhecimento profundo sobre o corpo humano, diagnósticos e, ainda, exercícios corporais.

No entanto, apesar de várias similaridades, esses profissionais atuam de forma distinta para alcançar também objetivos distintos. 

Se você tem interesse em investir em alguma dessas áreas, é importante conhecer bem como cada uma dessas profissões funcionam e, principalmente, quais são as principais diferenças entre elas.

Pensando nisso, nosso artigo vai falar tudo sobre esse tema para você. Vamos responder perguntas como:

  • Quais as diferenças entre personal trainer e fisioterapeuta?
  • Por que o personal trainer e o fisioterapeuta são complementares?
  • O fisioterapeuta pode ser um personal trainer?
  • Quais as vantagens de ser fisioterapeuta e personal trainer?

Para descobrir as respostas, continue lendo!

Como o personal trainer pode montar uma ficha de avaliação física? Leia nosso artigo e veja dicas sobre o tema!

Quais as diferenças entre personal trainer e fisioterapeuta?

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer quais são as diferenças entre o profissional que atua como personal trainer e o profissional que atua como fisioterapia. Para isso, vamos explicar como cada uma das profissões funciona.

Personal trainer

Em primeiro lugar, o papel do personal trainer é auxiliar pessoas a alcançar o condicionamento físico e promover a saúde delas por meio de práticas esportivas. No geral, o foco é o ganho de força, a flexibilidade e a melhoria do desempenho corporal.

Ao mesmo tempo, ele tem também a função de planejar, acompanhar e supervisionar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas, sejam elas individuais ou coletivas.

Embora ajude na saúde física, o personal trainer não pode prescrever ou orientar dietas e suplementos alimentares, assim como também não pode atuar na reabilitação de lesões. Nesse último caso, ele pode ajudar a prevenir devido a  execução correta dos exercícios.

Embora para ser personal trainer não precise ter um diploma específico, essa é uma categoria que precisa de qualificação. 

Junto a isso, é importante ressaltar que é o Conselho Federal de Educação Física (Confef) e os Conselhos Regionais de Educação Física (Crefs) que regem a profissão do educador físico, a qual costuma ser a formação de profissionais que atuam como personal trainer.

Fisioterapeuta

Por outro lado, o papel do fisioterapeuta é focado em prevenir, diagnosticar e desenvolver intervenções que sejam capazes de melhorar os movimentos corporais.  Além de tratar, eles podem buscar maneiras de garantir a manutenção do corpo devido a algum desequilíbrio.

Os fisioterapeutas são essenciais para desenvolver mecanismos terapêuticos relativos à cinesiologia e a sinergia funcional, além das ciências morfológicas, fisiológicas e patológicas.

Por meio dos exercícios específicos para cada situação que um paciente possa se encontrar, as sessões de fisioterapia vão promover a reabilitação do organismo. Além disso, o profissional deve acompanhar e auxiliar na execução das atividades.

Para poder atuar como um fisioterapeuta, é preciso que o profissional seja  graduado em um curso superior reconhecido pelo MEC. 

Além disso, os órgãos que regem a função do fisioterapeuta são o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefitos). 

Por que o personal trainer e o fisioterapeuta são complementares?

Entendendo como cada profissional atua, fica mais fácil compreender também como elas são atuações complementares. O ideal é sempre garantir que os profissionais atuem de forma conjunta, pois funcionam como um apoio à outra.

Enquanto o personal fica responsável por orientar e supervisionar a prática física e os exercícios de seus alunos, o fisioterapeuta vai trabalhar especificamente na prevenção e no tratamento de lesões que não podem ser resolvidas pelo primeiro profissional.

Muitas vezes o aluno procura a fisioterapia para tratar uma dor na coluna, mas após uma avaliação física dentro de uma logística integrada, o profissional pode perceber que atividade física seria o melhor caminho para complementar o tratamento fisioterapêutico.

O fisioterapeuta pode ser um personal trainer?

Muitas pessoas costumam ter essa dúvida quanto a possibilidade do fisioterapeuta também atuar como personal trainer, por isso, é importante esclarecer esse ponto em específico.

O profissional fisioterapeuta é responsável por orientar exercícios que visam à reabilitação do paciente em tratamento ou manutenção de algum desequilíbrio. No entanto, caso ele busque formação enquanto treinador pessoal, ele também pode atuar em academias.

O indicado é que o fisioterapeuta também tenha um curso em educação física para amplificar seus conhecimentos. Ou seja, é preciso que ele tenha qualificação para atuar, pois somente sendo fisioterapeuta sua função estaria limitada à reabilitação.

Embora fisioterapeutas possam fazer especializações sobre exercícios e acham que podem ser personal trainer, cursos de pós-graduação não têm caráter de formação.

Isso significa dizer, então, que ela não é capaz de habilitar um fisioterapeuta para outra intervenção profissional.

Fisioterapeuta pode ser um personal trainer

Quais as vantagens de um acompanhamento com fisioterapeuta?

Agora que falamos sobre as atuações, é importante também falar sobre as vantagens do personal trainer e fisioterapeuta.

No caso da fisioterapia, há muitas vantagens de fazer um acompanhamento com esse profissional. Entre elas, podemos citar, principalmente, uma recuperação muito mais rápida em relação a problemas gerados por  acidentes e fraturas.

Além disso, a prática de sessões de fisioterapia vai além da reabilitação específica. O profissional pode ajudar a garantir melhorias complementares, como é o caso de problemas posturais e de coluna.

Outro exemplo pode ser também a promoção de uma maior capacidade respiratória e redução da dificuldade de respiração. Dessa forma, o cuidado com a qualidade de vida é completo desde que se tenha um acompanhamento profissional.

A fisioterapia é principalmente indicada para pacientes idosos. Como a terceira idade é marcada pela redução da função motora, sensibilidade e visão, esse grupo fica mais sujeito a acidentes. Por isso, é um excelente campo de atuação para fisioterapeutas.

E com um personal trainer?

Há também muitas vantagens em investir em um personal trainer, assim como ser um. Ter um serviço de personal training oferece o resultado desejado de forma muito mais rápida, afinal, o profissional conhece bem o paciente e consegue encontrar os melhores meios para atingir os objetivos.

Ao mesmo tempo, o acompanhamento de um personal trainer – embora tenha o propósito a reabilitação – reduz as chances de lesões do aluno. Isso acontece pois o profissional vai auxiliar na hora dos exercícios, evitando que eles sejam feitos de forma errada.

A última vantagem de ter um acompanhamento de um personal trainer é porque ele é capaz, mais do que ninguém, de adequar – e ao mesmo tempo motivar – as expectativas do cliente.

Isso acontece pois é ele quem realiza uma avaliação física a fim de entender mais a fundo o atual condicionamento físico do aluno em relação ao que ele quer alcançar com o treino especializado.

Conclusão

Apesar de atuarem diretamente com o corpo e a movimentação dele, a forma como o personal trainer e fisioterapeuta auxiliam na saúde das pessoas não é igual. Enquanto um foca em treinos, o outro está bem mais ligado à reabilitação e manutenção do corpo.

No entanto, ambas as profissões são importantes e, ainda assim, podem atuar de maneira conjunta para tornar possível a potencialização dos benefícios que cada um deles oferece.

Se você quer conhecer plataformas para fisioterapeutas e personal trainers, está na hora de conhecer a Wiki4fit. Inove seu trabalho e multiplique seus clientes!

Wiki4fit

Plataforma completa para consultoria online

Deixe uma resposta

Voltar ao Topo